segunda-feira, 25 de junho de 2018

Bruno + Erdogan + Ongoing + animais + Portugal-Irão

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Que fim-de-semana este.
Vamos às últimas notícias?

Na Turquia, Erdogan declarou vitóriamas a oposição duvida da contagem dos votos. A vitória garantirá poderes reforçados ao presidente turco.
Itália propôs "um novo paradigma" na imigração e asilo da UE. Giuseppe Conte levou à minicimeira de Bruxelas propostas para mudar o sistema que regula os pedidos de asilo e acolhimento de refugiados. Sem acordo à vista, Merkel tenta "soluções que funcionem entre países". E entretanto, no mar Mediterrâneo, o navio humanitário Lifeline continua à espera de uma solução que lhe permitisse largar as águas internacionais e desembarcar os mais de 230 migrantes a bordo. A Rita Siza explica tudo isto.
Trump tweetou contra imigrantes "que invadem" a América. E não esteve com meias palavras: "Quando alguém entra, temos de os levar de volta de onde vieram, sem casos de juízes ou tribunais”.
Bruno de Carvalho voltou atrás e vai a votos (outra vez). Depois de ter dito que ia deixar de ser sócio, presidente destituído recua e diz agora que se vai recandidatar à presidência. Noite fora, explicou os porquês no Facebook e na TSF. Tudo isto depois de a Comissão de Gestão do Sporting, liderada por Artur Torres Pereira (perfil aqui), anunciar que a presidência da SAD vai ser assumida por Sousa Cintra - e de anunciar uma auditoria às contas do presidente destituído. Pronto para a sequela da guerra?
Fernando Santos avisou que "o Irão não vai ser fácil". Entrou sorridente, falou durante 13 minutos e bateu com insistência na mesma tecla. Na antevisão do jogo de hoje, o seleccionador português elogiou Queirós e disse esperar "uma batalha dura". Uma coisa é certa: nos oitavos só cabe Portugal ou o Irão
Nos jogos de ontem do MundialJapão e Senegal fizeram um empate que serve os dois. Enquanto a Colômbia se redimiu da estreia e "expulsou" os polacos da prova.

Os títulos do dia

A mudança para o Porto torna o Infarmed mais produtivo, diz um estudo... pedido pelo Governo (e revelado hoje pelo JN).

Ler com atenção

1. Ainda não são livres, mas agora as sauditas já podem conduzir. Quase todas as mulheres que deveriam ser ouvidas para este texto estão detidas ou foram avisadas para não falarem publicamente sobre o dia histórico em que as sauditas ganham um direito comum a todas as mulheres no mundo: conduzir. Um direito que várias activistas sofreram para tornar possível desde o primeiro protesto, em 1990, quando 47 sauditas conduziram no reino. É um dia feliz, mas não é o fim da segregação das mulheres na Arábia Saudita. Nem do feroz autoritarismo com que o reino é governado, alerta a Sofia Lorena. Há mesmo uma longa estrada a percorrer.
2. Iñaki Urdangarin: chegar ao topo e cair, arrastando consigo a monarquia. Depois de uma carreira gloriosa no andebol espanhol, Urdangarin chegou à Zarzuela. Aí iniciou uma nova vida, enredando-se numa teia de interesses e influências que o conduziu à sua própria destruição. E também à maior crise da casa real espanhola. O Manuel Louro mostra-nos como foi o caminho em direcção à prisão, no P2.
3. Lamentamos a interrupção: este trabalhador vai ser desligado. Vivemos de olhos no ecrã, com notificações ligadas, em estado de alerta. Disponíveis e localizáveis — a qualquer hora. Na sociedade do alto rendimento, ainda é possível distinguir vida pessoal e profissional? O direito a desligar é concretizável? Vantagens e perigos, sinais de alerta e dicas, histórias felizes e assim-assim, pela mão da Mariana Correia Pinto (no renovado P3).
4. Couto, a mãe da bisnaga icónica faz cem anos. A bisnaga era amarela, branca e preta. Durante décadas foi um sucesso, era portuguesa e “andava na boca de toda a gente”, dizia o anúncio à pasta medicinal Couto. Depois, como tudo, caiu no esquecimento, mas o regresso foi sendo construído devagarinho. A Couto celebra cem anos de vida e vai abrir a sua primeira loja na cidade que a viu nascer, o Porto. A Susana Pinheiro diz que esta história vale um belo sorriso.

Hoje na agenda 

Por cá, Rui Rio reúne-se com a Confederação do Turismo Português no Porto. E Marcelo - que está em modo de repouso - recebe o Sindicato dos Jornalistas.
Lá por fora, o príncipe William será o primeiro membro da família real britânica a visitar a Palestina, tendo previsto um encontro com Mahmoud Abbas. Entretanto, Salvini está na Líbia. E a Turquia confirmará os resultados finais e oficiais das eleições de ontem.
No Mundial, o Portugal-Irão chega à mesma hora que o Espanha-Marrocos (19h00), para sabermos quem passa aos oitavos. Antes disso, Rússia e Uruguai haverão de confirmar quem é o adversário que se segue.
Que seja um dia feliz!
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário