terça-feira, 3 de julho de 2018

360º- As dúvidas e as respostas que ainda faltam dar sobre o caso Madonna; o fim (para já) da crise política na Alemanha; e as multas ViaCTT

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a crise política no governo alemão poderá, para já, ter chegado ao fim. Angela Merkel cedeu na sua politica da imigração e só assim conseguiu convencer o seu ministro do Interior, Horst Seehofer, a revogar a intenção de se demitir. Mas o governo de coligação sobrevive colado... com cuspo. 

Os 12 rapazes da equipa de futebol tailandesa que estavam há nove dias perdidos numa gruta na Tailândia foram encontrados com vida. Com idades entre os 11 e os 16 anos, os miúdos e os treinadores ficaram presos numa câmara da cave quando as águas da chuva a inundaram. Foram mergulhadores especializados a descobri-los. Mas ainda é preciso retirá-los do local por canais muito estreitos, o que pode levar meses. As imagens e vídeos impressionam.

Nunca os alunos em Portugal chumbaram tão pouco, mas a taxa de sucesso escolar está longe de chegar a todos. Mais de um quarto dos alunos chumba no 12.º ano, com os cursos tecnológicos e profissionais a terem piores resultados do que os cursos gerais​, diz o relatório anual sobre “Estatísticas da Educação”.



 
Outra informação relevante 
Três dias depois da notícia do Expresso, a Câmara de Lisboa resolveu finalmente revelar o contrato que fez com Madonna e dar as devidas explicações. O documento foi publicado e a justificação dada foi a de que a autarquia quis evitar "estacionamento abusivo". Mas entre o negócio, o que diz a lei e o que falta saber sobre os lugares de estacionamento cedidos à cantora pop, ainda há muitas dúvidas por esclarecer e respostas para dar, como mostra este artigo da Rita Dinis, do Pedro Benevides e do Gonçalo Correia. Com fotos do João Porfírio.
Por falar em Bloco (em em PCP, já agora), os números da Conta Geral do Estado ontem divulgados vão aumentar (ainda mais) a tensão na geringonça e subir o tom das críticas da oposição. Ora vejamos: o Governo gastou menos 4300 milhões do que o aprovado no Orçamento, 421,3 milhões dos quais... na SaúdeCenteno não descativou 556 milhões de euros dos Ministérios; no combate aos incêndios de 2017, foram gastos menos 10 milhões do que estava disponível; e só as PPP trazem algo positivo, custaram menos 5% do que no ano passado.

A juntar a tudo isto, Costa disse uma frase assassina para a esquerda na inauguração das obras do IP3"Quando estamos a decidir fazer esta obra, estamos a decidir não fazer evoluções nas carreiras ou vencimentos". Ai vamos ter reações, vamos. E duras.

Talvez por tudo isto, o primeiro-ministo português não tenha querido dar aulas a Pedro Sánchez, o novo chefe do governo espanhol, que ontem o visitou e em quem diz ter-se inspirado

Um dos problemas que Costa vai ter de enfrentar é o dos professoresMário Nogueira voltou ontem a abrir a porta das negociações, mas há escolas onde estão a ser furados os serviços mínimos (para alegria dos sindicatos).

Uma questão bem diferente, mas também polémica e relacionada com a EducaçãoAs escolas da Orquestra Metropolitana proibiram alunos e professores de usarem telemóveis.

Voltando por momentos à política caseira, Rui Rio decidiu responder a Marques Mendes, que disse que o governo angolano o usou para dar "uma bofetada em António Costa". “Já não o ouço há bastante tempo. Ele tem interesses em Angola”​.

O Fisco abriu 122 processos a bancos devido a erros nos dados sobre offshores. A notícia é do Público, que diz que a Autoridade Tributária está a ponderar fazer chegar ao Ministério Público informação sobre estas omissões


Taxa paga-se com taxaSe Trump taxar a importação de carros da Europa, a UE irá retaliar contra 300 mil milhões em produtos dos EUA. Mas o presidente norte-americano não se fica só pelas importações: também enviou uma carta a vários países, incluindo Portugal, a criticar a falta de pagamentos para a NATO, avança o New York Times.

Pelo meio, os Estados Unidos continuam a debater-se com problemas internos: o FBI anunciou agora ter evitado um atentado previsto para 4 de Julho.

Confirmada a vitória do homem que rompeu com décadas da direita no poder no México, convém saber quem é Andres Manuel Lopez Obrador: um crítico de Trump, popular, mas também controverso. Talvez por isso, ambos já trocaram um telefonema respeitoso.
 


Os nossos Especiais 
A transferência do ano da NBA. A grande surpresa no desporto norte-americano. LeBron James, o actual melhor jogador de basquetebol, trocou os Cavaliers pelos Lakers. Mas LeBron é mais que um mero basquetebolista, é o one man show dentro de campo, um investidor de sucesso fora da quadra e um ativista político com uma palavra a dizer. O perfil é do Fábio Lima.



 

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve sobre o caso Madonna: "É uma pena que não sejamos todos ricos, célebres – e estrangeiros, como Madonna. Porque é essa a melhor maneira de apreciar a cidade de Fernando Medina e o Portugal de António Costa".
  • Helena Matos escreve sobre as multas pela falta de adesão à via CTT: "Há 18 anos que os governos entendem que devem "oferecer" a cada português uma caixa de correio electrónico. Há 18 anos que os portugueses respondem "Não, obrigado". Agora o correio trouxe a multa".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre"Portugal populista": "Um político popular está próximo do povo para o aproximar das instituições e da política. Um político populista aproxima-se do povo para o aproximar de si e alienar das instituições e da política".
  • Laurinda Alves escreve sobre Tolentino Mendonça: "Tolentino é um homem, um padre e um poeta que todos conhecemos, mas também desconhecemos. Reservado e, por vezes, um pouco distante, começa tudo com um silêncio, que pode ser uma escuta ou uma espera".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre o regresso à normalidade: Só se pode lamentar a misturada completa que o actual governo faz entre os direitos dos «refugiados» que não nos procuram e a promessa de 75.000 imigrantes que supostamente viriam para Portugal".

 

Notícias surpreendentes 
Portugal conseguiu mais de 30 medalhas na Dance World Cup, em BarcelonaAs vencedoras têm idades entre os 11 e os 14 anos e são alunas de uma escola de Leiria.
Os cientistas captaram pela primeira imagem o nascimento de um planetaO PDS 70b é um planeta gigante de gás com tamanho superior a Júpiter.
Não se assuste, é apenas a tecnologia a evoluir de forma... assustadoraO Facebook patenteou uma tecnologia que ouve as pessoas que estão a ver televisão na sua sala.
Já são conhecidos os 20 locais candidatos a património da UNESCO deste ano. Até amanhã serão conhecidos os últimos oito. Nenhum é português. Mas todos valem a pena ser conhecidos.

Estão entregues as notícias da manhã. Continuam as do dia no Observador. E não deixe também de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira 
(ao meu amigo David Dinis, que deixou a Direção do Público, um abraço forte e o desejo de muitos sucessos futuros)


Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário