sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

360º - Porque é que a greve dos enfermeiros está a ser tremendamente eficaz? Fact Check: Vara foi condenado sem provas? 63 presentes para ela no Natal

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Chérif Chekatt, o autor do atentado no mercado de Natal em Estrasburgo, foi abatido ontem à noite pela polícia. O atacante terá disparado primeiro sobre as autoridades.

Poucos minutos depois da acção policial, o Estado Islâmico reivindicou o atentado, escrevendo que o atirador era um dos seus "soldados".

O mercado de Natal de Estrasburgo deve reabrir hoje.Aquela deveria ser uma das zonas mais seguras da cidade, mas há críticas ao dispositivo que permitiu o atentado, escreve o Le Monde.

Há um reforço de segurança nos mercados de Natal de todo o país. Le Figaro faz a lista das medidas: colocação de blocos de betão, instalação de barreiras, multiplicação de efectivos policiais e visitantes revistados.

Em Lisboa também há preocupações com eventuais atentados. A PSP vai ter agentes encobertos entre as multidões e vai colocar em algumas zonas os chamados “ouriços” — bolas de metal com picos de aço — para evitar atropelamentos em massa. A notícia é do DN.


Mais informação importante

Já houve mais de 7.500 cirurgias adiadas por causa da greve dos enfermeiros. O primeiro-ministro criticou-a, a ministra da Saúde também e até o Presidente falou sobre o tema. Afinal, o que é que faz com que esta greve seja tremendamente eficaz? A Vera Novais explica como tudo foi planeado para deixar políticos e hospitais sem saberem o que fazer.

A nova Lei de Bases da Saúde, apresentada ontem, trouxe mais polémicas no sector:

Há uma greve que pode ser politicamente mais complicada do que a dos enfermeiros: a dos magistrados do Ministério Público, que anunciaram ontem uma paralisação para fevereiro. A razão é perturbadora: acusam PS e PSD de quererem o "controlo político" do Ministério Públicocom as alterações propostas ao seu estatuto.

Marcelo Rebelo de Sousa tentou cortar já uma potencial crise e garantiu que a “autonomia do Ministério Público é indiscutível”.

Maria José Morgado vai jubilar-se. A procuradora distrital de Lisboa pediu a passagem à reforma ao fim de 40 anos como magistrada do Ministério Público. Será substituída no próximo dia 18 de dezembro.

A Autoeuropa está em risco de parar mais cedo e durante mais tempo do que o previsto. A greve no porto de Setúbal está a deixar a fábrica de Palmela sem soluções.

Os líderes europeus reforçaram ontem à noite a sua indisponibilidade para renegociar o acordo do Brexit.Jean-Claude Juncker disse que os debates entre os políticos ingleses "são por vezes nebulosos".

O Senado dos EUA tirou o tapete a Donald Trump: votou uma declaração a condenar o príncipe Bin Salman pela morte do jornalista Jamal Khashoggi e aprovou a retirada de apoio militar aos sauditas no Iémen.

A agente russa Maria Butina admitiu em tribunal que se tentou infiltrar nos círculos republicanos para influenciar o sistema político americano a favor de Moscovo.

Uma criança da Guatemala morreu de desidratação dois dias após ter sido detida com a família por atravessar ilegalmente a fronteira dos EUA. Um relatório das autoridades diz que não comia nem bebia água há dias.

O Sporting venceu ontem o Vorskla Poltava por 3-0 na Liga Europa. Na crónica do jogo, a Mariana Fernandes escreve que Marcel Keizer, que colocou vários jogadores novos em campo, "parece estar a fazer crescer um plantel que todos diziam ser cronicamente curto".

De facto, foi a noite da colheita 98/99. O Sporting terminou o jogo com três jogadores nascidos em 1998 e dois nascidos em 1999: todos da formação leonina.

Quais são as hipóteses de Benfica e Sporting no sorteio da Liga Europa? O Benfica tem dois possíveis rivais a evitar, o Sporting fica com pouco para escolher.


Os nossos Especiais

Armando Vara foi mesmo condenado sem provas, como afirmou na TVI? O Luís Rosa leu as 2781 páginas da sentença do caso Face Oculta para fazer o nosso Fact Check.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "A insuportável leveza (e o cinismo hipócrita) das manas Mortágua": "As manas Mortágua são pródigas em lágrimas de crocodilo: nos dias pares aprovam orçamentos que cortam investimento público; nos ímpares fingem defender os utentes, mas o coração bate pelos grevistas".

Sebastião Bugalho escreve "A direita poderia ganhar em 2019": "Rui Rio homenageia Sá Carneiro falando de piscinas municipais e dos seus processos como arguido na Câmara do Porto e ninguém se levanta para sair da sala. Foi uma vergonha. Repito: foi uma ver-go-nha".

Luís Reis escreve "A carta (secreta) de António Costa ao Pai Natal": "Quero pedir-te que os portugueses também não reparem muito no que se está a passar nos hospitais. Sei bem que o Centeno não investe lá há muito tempo e que as coisas estão mesmo a cair aos bocados…"


Notícias surpreendentes

Sara Sampaio aparece na capa da mais recente edição da revista Paper. É uma produção especial: recria o célebre cartaz do filme "A Morte Fica-vos Tão Bem", que juntou Bruce Willis, Meryl Streep e Goldie Hawn.

Peter Murphy, antigo vocalista dos Bauhaus, teve um pequeno problema com a polícia sueca: atirou garrafas ao público, foi expulso de um concerto, tentou uma agressão e acabou no chão. OK, talvez não tenha sido um problema "pequeno".

No countdown para o Natal, pode contar connosco: hoje, temos 63 sugestões de presentes para elas. Vão dos 5 euros aos mil.

E ainda tem aqui 20 livros infantis que podem dar bons presentes para os miúdos.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário