quinta-feira, 14 de junho de 2018

TORRES VEDRAS RECEBE 3 MILHÕES DE EUROS PARA REQUALIFICAÇÃO DA EB DE FREIRIA


Foi assinado, esta quinta-feira, o Acordo de Colaboração entre o Município de Torres Vedras e o Ministério da Educação para as obras de requalificação e modernização das instalações da Escola Básica de Freiria. O acordo, assinado por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta e da Educação, contempla a atribuição de três milhões de euros para a intervenção, que serão transferidos para o Município até 2020.

Vitor Teodoro, diretor do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, deu início à cerimónia de assinatura falando num “anseio de há longos anos” que espera que seja concretizado no “mais curto espaço de tempo possível”, proporcionando “as condições dignas para o acolhimento dos nossos alunos, do corpo docente e não-docente.” Também Carlos Bernardes falou num passo “essencial” e avançou que, após a assinatura do contrato, “estamos em condições de lançar o concurso para a obra no próximo mês de julho.”

O autarca lembrou o trabalho que tem sido desenvolvido para que a escola possa vir a integrar 1º ciclo e jardim-de-infância, com “excelentes condições” para quem ensina e para quem aprende. Carlos Bernardes realçou que Torres Vedras construiu, durante a última década, cerca de 50% dos seus estabelecimentos de ensino, sendo necessário um investimento de cerca de 32 milhões de euros nos 9 centros educativos por construir.

“A importância do ensino para os municípios é algo que é do dia de hoje e que será do dia de amanhã” afirmou Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, destacando o trabalho de parceria entre as autarquias e o Ministério da Educação. “A Escola de Freiria sempre foi, e continua a ser, uma grande preocupação da Câmara Municipal” lembrou. Uma escola que, segundo Alexandra Leitão, “desde o primeiro dia em que entrei em funções, me foi sinalizada como a precisar, claramente, desta intervenção.”

A secretária de Estado referiu-se ao dia de hoje como um dia que “marca o fim de um processo”, sublinhando o “altruísmo” das escolas que investem dinheiro e trabalho em escolas que são da responsabilidade do Estado, como as escolas básicas com 2º e 3º ciclo e secundárias. À assinatura do acordo seguiu-se a apresentação do projeto da intervenção a realizar, por Tiago Batista, arquiteto da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Maria Faria, diretora-geral dos Estabelecimentos Escolares, e Francisco Neves, Delegado Regional da Região de Lisboa e Vale do Tejo, assim como vereadores, presidentes de junta e comunicação social terminaram a manhã com uma visita às instalações daquele estabelecimento de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário