quarta-feira, 8 de maio de 2019

Já são conhecidos os finalistas das etapas regionais da 30ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano (CCA)

 


  • Ricardo Luz: vencedor da Etapa Regional Sul e Ilhas
  • António Queiróz Pinto: vencedor da Etapa Norte e Centro
  • Bruno Ribeiro: vencedor da Etapa Regional Lisboa
  • Final Nacional está marcada para dia 20 novembro na Alfândega do Porto


A Makro Portugal anuncia os finalistas apurados da 30.ª edição da competição Chefe Cozinheiro do Ano (CCA).
Ricardo Luz, António Queiróz e Bruno Ribeiro venceram, respetivamente, a etapa Sul e Ilhas, a etapa Norte e Centro e a etapa Lisboa.
Ricardo Luz, do restaurante Bon Bon, conquistou o júri com a apresentação de um menu composto por Caldeirada de Bacalhau, Ravioli de Sames e Língua (Entrada), Salmonete e seus Fígados, Ervilhas e Milhos Ferventados (Prato de Peixe), Arroz de Cherne e Gamba da Costa (Prato Tradicional), Presa de porco, rabo, nabo e couve (Prato de Carne) e Sericaia de Morangos e Poejos (Sobremesa). Sagrou-se assim vencedor da etapa regional Sul e Ilhas, que se realizou no dia 24 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

António Queiróz Pinto, do Restaurante de Tormes, reservou a sua presença na final graças ao menu constituído por Bazulaque (Entrada), Rascasso dos Açores (Prato de Peixe), Arroz Caldoso de Corvina e Polvo Seco (Prato Tradicional), Pra lá do Marão (Prato de Carne) e Fatias do Freixo, Gelado de Queijo de Cabra e Pera Bêbada (Sobremesa). Foi, assim, o vencedor da etapa Norte e Centro, que teve lugar Escola de Hotelaria e Turismo do Porto no passado dia 30 de abril.
Bruno Ribeiro, do 1300 Taberna, foi o último finalista apurado para a grande final do Chefe Cozinheiro do Ano. O chefe convenceu o júri com uma Caldeirada de Língua de Bacalhau, “Caviar” das Ovas e Codium (Entrada), Tainha escalfada, Cuscos de Ostras e Algas, fricassé de Ostras, Gamba Rosa marinada e crocante de Camarinha (Prato Peixe), “Cabidela” de bivalves (Prato Tradicional de Tacho), Bochecha de Vitela, Choco Grelhado, Feijoada de Papo de Rola, kale e Escorcioneira (Prato Carne) e Manjar Celeste, Noz em várias texturas e Gelado de Citrinos (Sobremesa). Foi, assim, o vencedor da última etapa, a de Lisboa, realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa no passado dia 7 de maio.
“É uma honra para a Makro estar a apoiar mais um ano de CCA. O destaque que concede à gastronomia portuguesa e os novos potenciais que desenvolve, tornam este Concurso uma referência para a cozinha nacional. Para nós, é um orgulho poder apoiar o concurso com os nossos produtos, e ver que o futuro da nossa gastronomia está em boas mãos. Estamos ansiosos pela chegada da grande final, que promete ser bem renhida. Aproveitamos para congratular o Ricardo, o António e o Bruno pelo trabalho que desenvolveram, desejando-lhes o maior sucesso no futuro.”, refere Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal.
A esperada final nacional, que distinguirá o 30º Chefe Cozinheiro do Ano, realiza-se no dia 20 de novembro na Alfândega do Porto, colocando à prova os finalistas apurados. Estes terão de desenvolver um Menu Final composto por Entrada, Prato de Peixe, Prato de Carne, Sobremesa e um Prato Tradicional de Tacho (Arroz Malandro com produtos do mar) para seis pessoas.
O Chefe Cozinheiro do Ano é o maior concurso nacional de cozinha para profissionais, tendo como objetivo o apuramento do Chefe Cozinheiro do Ano, bem como a valorização profissional dos cozinheiros em Portugal. Os destinatários são todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada. Tem como intuito dar um novo impulso na valorização da profissão de cozinheiro e contribuir para a dignificação da cozinha portuguesa.
Para mais informações: chefecozinheirodoano.etaste.pt/



SUSANA FREITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário