quarta-feira, 8 de maio de 2019

Livros | Presidente da República reage a manifesto publicado pelo professor Jorge Rio Cardoso


«Saúdo o Professor Doutor Jorge Rio Cardoso pela publicação deste livro.»  Foi desta forma que o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu à publicação do manifesto Uma Nova Escola para Portugal, o novo livro do professor Jorge Rio Cardoso, autor de várias obras sobre o ensino e a escola. O livro, editado pela Guerra e Paz, Editores, chegou ontem, dia 7 de Maio, às livrarias de todo o país.

Na nota pessoal, enviada ao autor pelo Presidente da República, e que juntamos, Marcelo Rebelo de Sousa saudou o professor Jorge Rio Cardoso pela recente publicação de Uma Nova Escola para Portugal, no qual se propõe uma reinvenção do modelo de ensino em Portugal. O livro, afirma o chefe de Estado, é uma «obra incontornável para pensar e reflectir sobre o ensino, sobre o que deve a escola representar para os alunos portugueses, sobre o impacto dos métodos de aprendizagem nas vidas dos nossos jovens e a forma como os prepara para o futuro».

Um futuro que Jorge Rio Cardoso pretende que seja bem diferente do presente para milhões de crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino portugueses. Para o professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, «uma escola onde impera o medo de falhar, uma escola que, desde cedo, distingue os “bons” dos “maus”, deixando para trás estes últimos, será sempre uma instituição que criará patologias e estigmatizará crianças».

Reconhecendo os perigos do abandono escolar e de uma sociedade composta por indivíduos impreparados, o Presidente da República acrescenta que os alunos portugueses «têm na escola o melhor  e por vezes o único  meio de adquirir competências que vão muito para além dos programas e matérias de cada disciplina».

«Queremos uma nova escola, que se reinvente em permanência» é o apelo de Jorge Rio Cardoso, que se assume como um porta-voz de alunos, pais e professores.

Perante esse quadro, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que o desafio lançado pelo autor,  que «tem vindo a desenvolver um trabalho notável junto da comunidade escolar» , é precisamente o de «tornar a Escola, mais do que um lugar de ensino, um lugar de conhecimento aberto ao mundo. É esse desafio que interessa aos nossos jovens alunos, e é essa resposta que devemos saber dar a quem representa o futuro de Portugal.»

Uma Nova Escola para Portugal chegou ontem, dia 7 de Maio, às livrarias de todo o país. O livro poderá ainda ser adquirido através dosite da Guerra e Paz, Editores.


Uma Nova Escola para Portugal
Jorge Rio Cardoso
Não Ficção / Educação
176 páginas · 15x23· 15,20 €

Nas livrarias a 7 de Maio
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário