quarta-feira, 24 de julho de 2019

Proença-a-Nova | Garimpo do ouro no rio Ocreza recordado a 3 de agosto


A exploração do ouro nas margens do Rio Ocreza será recordada no próximo dia 3 de agosto, numa atividade que convida a reviver a história do concelho de Proença-a-Nova e a recuar ao tempo dos romanos. O “Garimpo do Ouro” levará os participantes a vestir a pele de garimpeiros e a experimentar utensílios e técnicas milenares. 

As diversas conheiras (escombreiras formadas por amontoados de seixos) atestam a extração deste mineral nas épocas romana e medieval e atualmente conferem uma fisionomia única na paisagem. Através do PR3 - Rota das Conheiras, com início e fim no Sobral Fernando, tem a oportunidade de visitar as seis que estão identificadas: Conheira do Olival da Barca, Conheira Sela Velha 2, Conheira do Sobral Fernando, Conheira da Foz da Ribeira da Frísia, Conheira da Foz da Ribeira da Fróia e Conheira da Foz Sardinha. 

Promovida pelo Município de Proença-a-Nova, esta iniciativa, inserida no projeto Beira Baixa Cultural, tem ponto de encontro marcado para as 8h00 no Centro Ciência Viva da Floresta, parceiro desta iniciativa. A atividade é gratuita, mas de inscrição obrigatória no CCV da Floresta (limitado a 20 inscrições) ou em www.ccvfloresta.com e aconselha-se a que os participantes tragam vestuário fresco, calçado próprio para usar dentro de água, toalha, protetor solar, chapéu, água e lanche. 

Durante o verão, e porque as temperaturas convidam a divertimentos à beira de água, o Festival das Artes da Beira Baixa percorrerá as praias fluviais nos dias 1, 8, 22 e 29. Ainda em agosto, no dia 13, realiza-se um atelier de cultura e gastronomia – o Queijo, na praia fluvial da Aldeia Ruiva. Em setembro estão previstas três atividades: na sexta-feira 13 um passeio pedestre noturno com o tema “Nos trilhos das bruxas e dos lobisomens”, onde ao longo do percurso os caminheiros se irão cruzar com personagens a fazer esconjuros, lobisomens, bruxas, demónios, figuras do além, terminando com um jantar/ceia com uma ementa temática. Inserido no Festival do Plangaio e do Maranho, a 28 e 29, realizam-se três atividades: dois ateliers de cultura e gastronomia sobre plangaio e maranho e a encenação histórica “Na defesa da pátria contra os invasores”. As duas últimas atividades deste ano acontecem a 30 de novembro, com o tema da azeitona onde haverá uma encenação da Apanha da Azeitona com os trajes e cantares de outros tempos, seguido de um atelier de cultura e gastronomia sobre o azeite. 

Todas estas atividades enquadram-se no projeto Beira Baixa Cultural - cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário