terça-feira, 22 de setembro de 2020

1º CD de eufónio solo em Portugal

Mauro António Martins é um jovem músico português, nascido na Suíça em 1995, para quem a música é, desde os 10 anos de idade, uma motivação que se tornou um modo de vida que confere felicidade e realização. 

Teve o primeiro contato e paixão pela música numa Banda Filarmónica como grande parte dos instrumentistas de sopro em Portugal. Aos 15 anos de idade, convicto das suas opções profissionais, ingressou na EPABI – Profissional de Artes da Covilhã (Covilhã, Portugal), onde concluiu o curso Básico de Instrumento (2010-2013) e, posteriormente, o curso Instrumentista de Sopros e Percussão (2013-2016), na classe de eufónio, tendo trabalhado com os professores Nuno Machado, Ricardo Antão e Luís Oliveira entre outros. O seu percurso na escola ficou marcado por duas circunstâncias: a da persistência no trabalho diário, metódico, organizado e focado e a do seu sucesso académico, consequência da primeira. Nas duas provas de aptidão profissional realizadas, de nível II (9º ano) e nível IV (12º ano), a performance do Mauro elevaram-no à classificação máxima de 20 valores. Em 2016, concorre e é admitido na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto, Portugal), na classe do Professor Sérgio Carolino e Ricardo Antão na qual finalizou a sua licenciatura com nota máxima de 20 valores no recital final. 
Como forma de se desafiar e auto-superar, numa busca incessante pela aprendizagem, o Mauro tem participado em alguns concursos internacionais, nos quais destaca o 1º Prémio no concurso internacional de sopros “Terras De La Salette” (Oliveira de Azeméis, Portugal), categorias Júnior (2014) e Sénior (2015) e o 1º prémio no Concours International de Saxhorn, Euphonium and Tuba de Tours. (2019) 

Mauro Martins tem vindo a conquistar um lugar no panorama musical nacional e internacional, tendo lecionado masterclasses e realizado concertos e recitais com frequência nos continentes, Europeu, Asiático e Americano. É artista da marca de instrumentos ADAMS, Brass Lab. Momo e Denis Wick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário