terça-feira, 22 de setembro de 2020

A GAFANHA E OS GAFANHÕES MERECEM RESPEITO


É estranho que o Reservatório de Água da Gafanha da Nazaré, com obras recentes, tenha escrito, do lado Sul, ”ÍLHAVO”, isto é, apenas referência ao Concelho e não à Terra onde está edificado!
Os Reservatórios de água são, normalmente altos ou construídos em zonas elevadas para aproveitarem a diferença de desnível que facilite o abastecimento público. Por estarem em zonas altas servem, também, de referência aos visitantes e aviões, para indicarem a povoação em que se encontram.
Por esse facto o Depósito localizado na Gafanha da Nazaré deveria referir esta povoação (que até é cidade!). Não nos opomos à referência ao Concelho, mas em primeiro lugar, deveria ter escrito GAFANHA DA NAZARÉ.
Noutros casos, e dou o exemplo do Depósito de OIÃ, está escrito o nome desta povoação, que pertence ao Concelho de Oliveira do Bairro.
É estranho, alarmante e mesmo revoltante que tenha sido a Câmara Municipal de Ílhavo, segundo a informação da ADRA, que tenha solicitado apenas a referência ao Município e, pior ainda, que o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré tenha permitido, ou aprovado, tal despautério.
Senhores autarcas, vamos a ter respeito pelas povoações e seus habitantes e escrever no depósito, como é de direito, Gafanha da Nazaré.

Humberto Rocha 
Nota: Como é meu timbre, mais de 8 dias antes de vir para as Redes Sociais, enviei E-mails para a Câmara, Junta de Freguesia e ADRA, com a mesma crítica. Só a ADRA respondeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário