quarta-feira, 10 de novembro de 2021

COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE ENVIA O 21º CONTENTOR SOLIDÁRIO PARA CABO VERDE


Foi o 21º contentor de 20 pés que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, concretizou recentemente com destino, mais uma vez, para Cabo Verde, nomeadamente para a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, para apetrechar a sua Loja Social, contribuindo dessa forma, para combater a pobreza e exclusão social e promover melhores condições de vida às famílias mais carenciadas, daquele Municipio de Santiago Norte.

Associaram-se a esta iniciativa da Sociedade Columbófila, que iniciou este projecto de cooperação em 2011 e que interruptamente tem vindo, ao longo destes 10 anos, com a indispensável colaboração do Municipio de Cantanhede e da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, que têm colaborado sempre que necessário, nas questões logísticas de armazenamento e de carga, um conjunto muito significativo de famílias, que já de forma espontânea responde aos pedidos da Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma continuar a colaborar com várias Associações e Autarquias daquele país de língua oficial portuguesa.

Para além das famílias, também mais uma vez, teve uma importância fundamental o Grupo Os Mosqueteiros, principal mecenas deste projecto solidário, que disponibilizou um conjunto muito significativo de artigos, sem qualquer utilização anterior e que vai permitir aos responsáveis da Loja Social atenuar uma série de acentuadas carências das famílias que acompanha.

Neste contentor “viaja” igualmente a ajuda da empresa S.José – Pneus, que concretizou a oferta de muitas bolas de futebol da KTM, que vão apetrechar o projecto desportivo, implementado pela Vereadora do Desporto e Juventude, Teresa Correia, daquele Municipio.

Ainda neste âmbito a Sociedade Columbófila, contou com a colaboração da direcção do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, que por acção do seu Professor Paulo Ferreira, ofereceu para o projecto desportivo das crianças do Tarrafal, vário material desportivo, em bom estado de conservação.

Respondendo ao apelo do Professor Cabo-verdense Silvestre Soares, a Professora Elisabete Almeida, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, dinamizou junto da comunidade escolar, das Escolas Secundária, Dr. Acácio Azevedo e extensão Frei Gil, Escola D. Fernando Peixinho e Centro Escolar de Bustos, uma campanha de angariação de manuais escolares, permitindo dessa forma o envio de centenas de livros em muito bom estado de utilização, para o Municipio do Tarrafal de Santiago.

Igualmente associou-se, mais uma vez, a este envio o Agrupamento de Escuteiros 382 de Cantanhede, que através da sua “alcateia”, colaboraram nesta iniciativa.

Regista-se com agrado o trabalho desenvolvido pelos “bandos” dos “lobitos” dos Escuteiros de Cantanhede, que para além das suas dádivas, com a ajuda e colaboração dos seus chefes, colocaram no projecto solidário da Sociedade Columbófila, o seu cunho pessoal, na preparação das caixas, deixando nas mesmas as suas mensagens e desenhos para os meninos do Tarrafal, oferecendo aquelas crianças uma prenda para o seu natal.

Para além destes bens, “viajaram” no contentor solidário, vestuário, calçado, brinquedos, mobiliário, utensílios domésticos, louças entre outros, provenientes da colaboração da União de Freguesias de Coimbra e da ADAV- Associação de Defesa e Apoio à Vítima, que se associaram à iniciativa e também a comunidade do Parque Tecnológico Biocant Park, que doou igualmente muitos bens.

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, que estava acompanhada e pelo jovem Juliano Moreira, voluntário deste projecto, após cumpridas as formalidades exigidas pelo transitário, agradeceu a presença de Luis Teixeira, responsável logístico pela base dos Mosqueteiros, que esteve presente no fecho do contentor, bem como o contributo de Alcides Simões e de todas as entidades e pessoas, que deram ao projecto, referindo-se à generosidade do Município de Cantanhede, que desde o envio do primeiro contentor, tem garantido o enquadramento logístico da respectiva carga, permitindo dessa forma continuar a acalentar o “sonho” solidário, que a sua Associação está a desenvolver em Cabo Verde, continuando, dessa forma, a permitir implementar esta cooperação de uma forma diferenciadora daquilo que se conhece em projectos idênticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário