sábado, 23 de abril de 2022

Liga MEO Surf: Finalistas de 2021 entram a todo o gás no Joaquim Chaves Saúde Porto Pro

 


    - Vasco Ribeiro fez a melhor onda e melhor score do dia;

    - Halley Batista respondeu à letra e alcançou também uma onda excelente;

    - Surpresa com a eliminação de Diogo Martins na ronda inaugural;

    - Gabriela Dinis destacou-se da concorrência no lado feminino;

    - Secretário de Estado da Juventude e Desporto visitou a prova;

    Quadro de resultados - Clique aqui



    Fotografias do dia 1 de competição (Créditos: Francisco Antunes/ANSurfistas) - Clique aqui

    Fotos: Vasco Ribeiro, Gabriela Dinis e Secretário de Estado da Juventude e do Desporto João Paulo Correia (Francisco Antunes/ANSurfistas)

    Leça da Palmeira (23/04/2022) - A Praia de Leça da Palmeira ofereceu, este sábado, condições desafiantes para o dia inaugural do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional. Uma jornada longa, com a realização de 28 heats entre trials masculinos e ronda inaugural masculina e feminina, com os favoritos a assumirem-se logo desde início da ação. O campeão nacional Vasco Ribeiro foi o principal destaque do dia, ao conseguir a melhor onda e o melhor score, atingindo a casa da excelência.

    A ação começou bem cedo, com os trials a irem para a água às 8H30. Nesta fase da prova houve surfistas que se destacaram entre os demais, rumo ao quadro principal. João Roque Pinho, Ian Costa e Tomás Nunes estiveram em boa forma perante um mar pesado e difícil. Essa adaptação matinal de Roque Pinho e Ian Costa acabou por render frutos mais tarde, com ambos os surfistas a conseguirem avançar para a ronda 2.

    Na ronda inaugural os top seeds começaram cedo a impor a lei do mais forte. Mas o primeiro surfista em evidência acabou por ser o jovem Miguel Matos, que venceu a terceira bateria da ronda, deixando Pedro Coelho no 2.º posto. Pelo meio houve mais performances sólidas, com Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes e João Kopke a darem nas vistas.

    Contudo, o ponto alto do dia estava marcado para a estreia de Vasco Ribeiro. O campeão nacional em título, atual número 1 do ranking e vencedor desta etapa no ano passado abriu o heat 8 com tudo, conseguindo logo uma onda de 9,25 pontos. Além de conseguir a melhor onda do dia, Vasco ainda fez o melhor score, com um total de 16,75 pontos.

    A resposta não demorou muito, com Halley Batista, que foi o finalista vencido desta etapa no ano passado, a também conseguir atingir o patamar da excelência. Foi com uma onda de 8 pontos que Halley agitou o final da manhã em Leça da Palmeira, terminando o heat 10 com um score de 14,00.

    Até ao final da ronda, destaque ainda para os triunfos seguros de Joaquim Chaves, Luís Perloiro e Afonso Antunes, mas também para algumas surpresas. O jovem Guilherme Costa surpreendeu ao vencer o heat 13, onde deixou o top seed João Moreira na 2.ª posição, enquanto Gabriel Ribeiro venceu a única bateria em que ficou um top seed pelo caminho, com a inesperada eliminação de Diogo Martins.

    Foi já ao início da tarde que a prova feminina foi para a água e também aqui foram as candidatas a estar em maior destaque. As três surfistas que recentemente colocaram a bandeira portuguesa bem alto no circuito de qualificação europeu da World Surf League confirmaram o estatuto de favoritas nesta etapa, com Teresa Bonvalot, campeã europeia, Kika Veselko e Mafalda Lopes, ambas no 2.º posto do ranking europeu, a vencerem os respetivos heats.

    No entanto, a melhor performance do dia foi da júnior Gabriel Dinis, que somou 12 pontos, com destaque para uma onda de 7 pontos. Uma palavra ainda para Carolina Mendes, que, a par de Gabriela e Teresa, foi a outra surfista a conseguir chegar à casa dos dois dígitos, com um score de 10. Carolina Santos, Camilla Kemp e Carina Duarte foram as outras vencedoras da ronda.

    Destaque ainda para a visita do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, à praia de Leça da Palmeira, onde conheceu de perto a estrutura da etapa e recebeu licras de competição assinadas pelos campeões nacionais Kika Veselko e Vasco Ribeiro.

    Para domingo a chamada está marcada para as 7H30, com grandes heats em perspetiva para a ronda 2 masculina e também feminina. É esperado que a ondulação desça um pouco, com as condições a alinharem para aquilo que se prevê ser um longo dia de surf ao mais alto nível em Leça da Palmeira, que ajudará a definir os finalistas deste Joaquim Chaves Saúde Porto Pro.

    Agenda para domingo
    07h30 – Call do segundo dia de competição
    11h30 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
    16h00 – DJ Zé Ferreira – Corona Extra & Somersby

    A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

    A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

    Mais informações em www.ansurfistas.com.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário