sábado, 23 de abril de 2022

Castelo de Paiva | DUAS DEZENAS DE EXPOSITORES NA PROVA DE VINHOS DE BAIRROS. Este fim de semana no Largo de S. Lourenço

  Dois dias para apreciar verdes tintos de excelência
         
O aprazível espaço do Largo de S. Lourenço vai receber, a partir de amanhã, a 18ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local de referência, orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.
 
Esperando-se que o mau tempo possa dar tréguas, muitos vão ser os visitantes que vão marcar presença no certame, onde vão estar representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, sendo que, ao todo serão cerca de duas dezenas de expositores nesta iniciativa de referencia, registando-se a participação de 13 vinicultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, das Caipirinhas de Vinho Verde e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas de S. Lourenço, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.
A abertura do evento está agendada para a tarde de Sábadodia 23, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Rocha e do Presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, para além de outros autarcas e entidades convidadas, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.
Esperando que o certame possa repetir o êxito de anteriores edições, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa reconhece a colaboração da Câmara Municipal e do Executivo José Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.

Também  o presidente José Rocha manifesta o desejo que a iniciativa seja um sucesso, registando uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho, referindo que, “ o nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia ”.

 A abertura oficial e recepção às entidades convidadas está agendada para as 14,30 horas de Sábado, com intervenções politicas, seguindo-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se um momento teatral com a participação da Micas  Arrebitada, depois animação durante a tarde com Grupo de Concertinas Amigos da Terra, e o Grupo de Concertinas de Paços de Ferreira, sendo quea partir das 21h00, a animação prossegue com a actuação da Banda Marcial de Bairros ( Concerto Coral Sinfónico ), culminado a noitada da feira com a animação a cargo da Banda Nova Dança.

Já no Domingo, dia 24, o certame prossegue durante a tarde, com destaque para uma actuação musical protagonizada pelo grupo de Zés Pereiras “ Os Amigos de Galegos “, e partir das 15h30um momento de bailarico com participação do Grupo de Música de Baile “ Zero Zero “, seguindo-se às 17 horas presença da música tradicional com os “ Amigos da Sexta “, que vão actuar até ao encerramento do evento.

Recorde-se que, esta 18ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, garantindo a realização e a continuidade do evento, prometendo uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos atrai centenas de visitantes para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário