terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

16 Eco-Escolas do concelho viram reconhecido o seu desempenho. Escola Técnico Profissional e Escola Básica Cantanhede-Sul hastearam a Bandeira Verde

Depois da Escola Secundária Lima-de-Faria, a Bandeira Eco-Escolas foi hasteada na Escola Técnico Profissional de Cantanhede e na Escola Básica Cantanhede-Sul, perante a comunidade escolar dos respetivos estabelecimentos de ensino e na presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que tutela a área da Educação.
Recorde-se que são 16 as Eco-Escolas do concelho de Cantanhede que viram reconhecido o seu desempenho no ano letivo 2021/2022.
No caso da Escola Técnico Profissional, o ato simbólico do hastear da Bandeira Verde decorreu pela 9.ª vez em 13 anos de participação consecutiva e foi testemunhado pela diretora da escola, Catarina Pessoa, pelos estudantes envolvidos no projeto e pela professora coordenadora Catarina Soares.
Já na sessão que decorreu Escola Básica Cantanhede-Sul, que participa neste programa de educação ambiental há 14 anos, estiveram presentes o presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, a representante da Direção do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Rosália Reis, as professoras coordenadoras Manuela Ramos e Carla Marques, além de toda a comunidade escolar.
Ao intervir nos estabelecimentos de ensino, o vice-presidente da Câmara Municipal destacou a importância deste programa nas escolas do concelho, “enquanto projeto educativo que privilegia a Educação Ambiental, uma dimensão fundamental da educação para a cidadania, e neste caso com especial importância por hastear também numa Escola Técnico Profissional”.
Depois de elogiar os alunos, pessoal docente e não docente, assim como os pais e encarregados de educação, o autarca reafirmou que “uma Eco-Escola é um agente de mudança, promotor de mais cidadania, e determinante para a consciencialização de que preservar o ambiente e salvar o planeta, a nossa Casa comum, é uma tarefa de todos, uma responsabilidade de cada um, um compromisso coletivo”.
As Bandeiras Verdes agora hasteadas distinguem o trabalho realizado pelos alunos das escolas em prol da preservação do meio ambiente.
O Eco-Escolas é um programa internacional, que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário