terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Sessão sobre a importância da atividade física em Gavião

 O serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro de Saúde de Gavião realizou, no passado dia 2 de fevereiro, uma apresentação às turmas do 10º e 12º ano do Agrupamento de Escolas do Gavião sobre o tema “A atividade física como promotora do bem-estar físico e mental”.

     Em colaboração com a UCC do Gavião e com o Agrupamento de Escolas, esta sessão teve como mote o facto de as novas tecnologias levarem cada vez mais os adolescentes a adotar comportamentos sedentários que conduzem a problemas físicos e mentais, como a má postura, o excesso de peso ou depressão. Esta apresentação teve como objectivo sensibilizar os jovens para a importância da atividade física para o seu bem-estar, tanto físico como mental.
     Segundo a OMS, o conceito de “Saúde” é definido por um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas pela ausência de doença. O exercício físico desempenha um papel fundamental: no combate ao excesso de peso; no fortalecimento do sistema imunitário, dos ossos e das articulações; no aumento da força e da resistência muscular; na diminuição do stress; no combate à ansiedade; e na melhoria do desempenho escolar.

     No final da sessão, vários alunos voluntariaram-se para demonstrar alguns dos exercícios que aprenderam, demonstrando interesse pelo tema apresentado.

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário