terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Câmara de Águeda promove partilha de boas práticas com parceiros europeus do Projeto DIRTT

 Encontro reuniu parceiros de vários países europeus que partilharam os seus conhecimentos sobre os trilhos de BTT

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, entre 6 a 8 de fevereiro, uma reunião transnacional no âmbito do Projeto DIRTT (Developing Intereuropean Resources Trail Builder Training), que contou com a participação de 15 pessoas de vários países, nomeadamente Suíça, Dinamarca, Noruega, Inglaterra e Itália, onde houve troca de boas práticas entre todos os parceiros.
“É o segundo ano consecutivo que acolhemos mais um encontro desta rede de parceiros internacionais, que reflete o nosso envolvimento ativo na partilha de conhecimento, ao mesmo tempo que promovemos as nossas melhores práticas, os nossos trilhos espalhados pelo concelho e os equipamentos criados neste âmbito, como o Centro de BTT, onde inclusive decorreu uma visita prática ao local”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O objetivo principal deste projeto é desenvolver diretrizes na construção de trilhos BTT com uma estrutura educacional que atenda às necessidades de profissionais e voluntários nos setores de planeamento, design, construção, manutenção e gestão de trilhos BTT.
Trata-se, refere o também Vereador do Desporto, "de um projeto pioneiro”, de que o Município de Águeda faz parte deste a sua génese (2019), que tem em atenção as melhores práticas mundiais para a construção de trilhos, de forma sustentável, e “permite responder às necessidades dos praticantes de BTT ou dos que usam os trilhos de uma forma lúdico-desportiva".
Como referido, o projeto DIRTT foi  criado em 2019, sendo liderado pela Noruega (Fagskolen i Viken - Escola Profissional) e que contou com parceiros da Holanda (International Mountain Bicycling Association Europe – IMBA), Escócia (Scottish Cyclists Union – órgão regulador da modalidade de ciclismo na Escócia), Suíça (BikePlan – empresa para desenvolvimento de destinos turísticos de bicicleta), Dinamarca (Danske Gymnastik og Idreaetsforeninger – organização desportiva sem fins lucrativos), Noruega (Opplysningskontoretfor Terrengsykling) e Portugal (Câmara de Águeda), envolvendo construtores de trilhos (voluntários e profissionais), provedores de educação, municípios e destinos turísticos.
Na primeira fase do projeto, de 2019 a 2022, o DIRTT recebeu um apoio de 386.000 euros para o desenvolvimento de uma estrutura educacional e um programa de estudo para trilhos de BTT, o que originou a primeira educação formal da Europa para planeamento, construção e manutenção de trilhos de BTT em Fagskolen I Viken (Noruega). O programa foi lançado em setembro de 2022 com um total de 25 alunos de 12 países diferentes, com uma componente prática a ocorrer em Águeda.
O sucesso deste projeto, com satisfação demonstrada por todos os parceiros, resultou na sua continuidade, com a Comissão Europeia a renovar o financiamento a 100%, no âmbito do Programa  Erasmus+, dotando 400 mil euros para que o DIRTT seja transformado num programa de certificação de construtores de trilhos em toda a Europa, com lançamento previsto para 2025/2026.
A par do Município de Águeda, participam mais dois parceiros do concelho, a Escola Secundária Marques de Castilho e a empresa Trailtools, Lda, que contarão com 129.500 euros do financiamento total atribuído para o desenvolvimento de atividades em Águeda.
Esta segunda fase, designada de DIRTT 2.0, teve início em janeiro deste ano e decorrerá até dezembro de 2026, tendo como objetivo principal a certificação internacional, coordenada pela IMBA Europe e sustentado pelo grupo de trabalho do consórcio: Fagskolen i Viken, líder do projeto, DGI (Dinamarca), Município de Águeda (Portugal), Scottish Cycling / DMBinS (Reino Unido), Edinburgh Napier University (Reino Unido), Bike Plan AG (Suiça), OFT (Noruega), TrailTools Unipessoal LDA (Portugal) e Escola Secundária Marques de Castilho (Portugal).
Esta certificação procura dotar o programa educacional de reconhecimento das competências do setor, garantindo assim qualidade na sua formação, bem como da sua aplicabilidade nos diferentes ofícios da construção de trilhos, um pouco por toda a Europa.
Na linha de ação deste projeto internacional, o Município de Águeda promove habitualmente, em conjunto com outros parceiros, sessões de partilha de boas práticas, de que é exemplo a reunião desta semana e que contou com a presença de representantes dos vários parceiros de vários países (e outros em formato online) e também da Escola Secundária Marques de Castilho, que integra esta nova fase do projeto.
Neste primeiro encontro, para além da análise do processo de certificação, foram discutidas as adaptações curriculares nas escolas para implementarem o programa DIRTT como via profissionalizante. Nesta que foi a primeira reunião da nova fase do projeto, foram ainda traçadas as metas até 2026, entre as quais se contam a inclusão (desporto adaptado) e as preocupações de sustentabilidade (ambiental, social e económica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário