A ordem dos contabilistas certificados já publicou o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente ao ano de 2023. Como tem sido a trajetória dos últimos anos, o Município de Porto de Mós voltou a melhorar a sua posição em vários rankings analisados.
No que concerne ao ranking dos Municípios com o melhor índice de dívida total, Porto de Mós manteve o 19º lugar, ainda que tenha melhorado três posições (30º lugar) no ranking dos Municípios com menor volume total de despesa paga em juros entre 2014 e 2023 e simulação desse custo por habitante. Este rácio levou também a uma entrada para o ranking dos Municípios com menor valor no Passivo Exigível referenciados pelo ano de 2023, onde Porto de Mós garantiu a 41º posição, bem como uma melhoria no ranking dos 20 Municípios com menor Passivo por habitante, onde passou de 9º para o 4º lugar.
Em termos de ranking global dos municípios de média dimensão na lista dos 100 melhor classificados globalmente, Porto de Mós subiu de 21º lugar para 13º lugar, assim como, a comparação com todos os municípios do distrito de Leiria, subiu de 9º para o 4º lugar, ou para 2º se compararmos com os municípios da Região de Leiria.
O grande destaque desta edição é o melhor resultado de sempre (30º lugar) ao nível do equilíbrio orçamental, isto é, a proporção do total das despesas correntes com amortizações sobre o total das receitas correntes cobradas, que atingiu o valor de 78,1%.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2023, incluindo ainda uma análise detalhada do setor empresarial local.
O Município de Porto de Mós, demonstra com estes resultados, que tem seguido uma trajetória responsável e muito sustentável do ponto de vista financeiro e orçamental, ao mesmo tempo que consegue atingir execuções em termos de investimentos cada vez de maior dimensão.
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário