domingo, 22 de novembro de 2015

Especialista da ONU pede prestação de contas "no meio de uma crise muito grave" de ataques a jornalistas

 No estado em que está máquina se pudesse falar seria arrasador
Primeiro Dia Internacional pelo Fim da impunidade de crimes contra jornalistas - Domingo 02 de novembro de 2014

GENEBRA (02 de novembro de 2014) - O Relator Especial das Nações Unidas sobre a promoção e protecção da liberdade de opinião e de expressão, David Kaye, apela a todos os governos que tomem medidas para evitar ataques a jornalistas e responsabilizar aqueles que os cometem.


No primeiro Dia Internacional anual para acabar com a impunidade de crimes contra jornalistas, o especialista em direitos humanos lembra a todos os governos que a prestação de contas e uma cultura de respeito pela transparência e jornalismo são elementos críticos na redução ataques a todos os jornalistas:

"Todos os dados mostram que estamos no meio de uma crise muito séria. Não é apenas um ataque aqui e outro ali; dezenas de jornalistas foram mortos e centenas presos ou ameaçados nos últimos anos. E ainda os autores são praticamente nunca responsabilizados. A impunidade de crimes contra jornalistas é um problema sério e penetrante que ameaça a protecção dos jornalistas em todo o mundo. Segundo a ONU, mais de 700 jornalistas foram assassinados na última década, no exercício de sua profissão. Até agora em 2014, diz o Comité para a Protecção dos Jornalistas, pelo menos 40 jornalistas foram mortos por causa de suas actividades de reportagem.


A maioria dessas mortes foram deliberadamente cometido em conexão com a denúncia do crime e da corrupção dos jornalistas. Um em cada dez desses casos não são investigados, seja por insuficiência de recursos ou por falta de vontade política. Noventa por cento dos autores de crimes contra jornalistas ficam impunes.

A impunidade para ataques contra jornalistas coloca seriamente em perigo o direito à liberdade de expressão eo direito de todos à informação. Por não investigar plenamente esses crimes e processar os responsáveis, os Estados não estão a defender as suas obrigações de direitos humanos e perpetuando uma cultura de violência sem punição contra os jornalistas.

Em dezembro passado, a 02 de novembro Assembléia Geral da ONU proclamou como o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade, e condenou de forma inequívoca todos os ataques e violência contra jornalistas e profissionais de mídia.

A Assembleia Geral da ONU também pediu aos seus membros para acompanhar e informar sobre ataques a jornalistas, funcionários do governo garantir -incluindo a aplicação da lei e segurança officials - compreender o papel crítico desempenhado por jornalistas em que permite o acesso à informação, e publicamente condenar todos esses ataques.


Os Estados devem adoptar leis e políticas que geram respeito pelo trabalho feito pelos jornalistas. Os Estados também devem tomar medidas para impedir os ataques a jornalistas e responsabilizar aqueles que os cometem.

"A menos que os potenciais agressores sabem que seus ataques terão consequências legais", Kaye concluiu, "estes casos de violência contra jornalistas persistirá. E as vítimas não são apenas os próprios jornalistas, mas também as sociedades como um todo, que acabam sendo privados de informações críticas. "

David Kaye (EUA) foi nomeado Relator Especial sobre a promoção e protecção do direito à liberdade de opinião e de expressão, em agosto de 2014 pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Saiba mais, acesse: http://www.ohchr.org/EN/Issues/FreedomOpinion/Pages/OpinionIndex.aspx


Os relatores especiais fazem parte do que é conhecido como os procedimentos especiais do Conselho de Direitos Humanos. Procedimentos Especiais, o maior corpo de peritos independentes no sistema de Direitos Humanos da ONU, é o nome geral de mecanismos de recolha de dados e de monitoramento independentes do Conselho que abordam tanto as situações específicas de cada país ou questões temáticas em todas as partes do mundo. Especialistas "Procedimentos Especiais trabalhar numa base voluntária; eles não são funcionários da ONU e não recebem um salário pelo seu trabalho. Eles são independentes de qualquer governo ou organização e servir em sua capacidade individual.


O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos: http://www.ohchr.org/EN/ProfessionalInterest/Pages/CCPR.aspx
Para consultas e mídia pedidos, entre em contacto com Marcelo Daher (+41 22 917 9431 / mdaher@ohchr.org ) ou escreva para freedex@ohchr.org
Para consultas da mídia relacionadas com outros especialistas independentes da ONU:
Xabier Celaya, Direitos Humanos da ONU - Unidade de mídia (+ 41 22 917 9383 / xcelaya@ohchr.org )


Direitos Humanos da ONU, siga-nos no social, media:
 Google+ gplus.to/unitednationshumanrights
Confira o Índice Universal dos Direitos Humanos: http://uhri.ohchr.org/en



Nenhum comentário:

Postar um comentário