Economista e gestor, António Marta fez parte da equipa que negociou a entrada de Portugal na Comunidade Europeia na década de 80. Entrou para a administração do Banco de Portugal em 1994 e saiu, por motivo de reforma, em 2006. Faleceu esta segunda-feira.
António Marta foi o último presidente da Comissão de Integração Europeia. Durante o VII Governo Constitucional (1981), foi também vice-presidente da Comissão para a Integração Europeia e diretor-geral do secretariado. Integrou ainda o grupo que preparou a adesão de Portugal à União Europeia.
“Ao tomar conhecimento do falecimento do Dr. António Marta, apresento à família enlutada as minhas mais sentidas condolências", disse o Presidente da República. "Europeísta convicto, profundo conhecedor dos assuntos comunitários, António Marta desempenhou um papel essencial na adesão de Portugal às Comunidades Europeias", lê-se no comunicado de Cavaco Silva, no site da Presidência da República. E prossegue: "Com a sua morte, Portugal perdeu um economista respeitado e um cidadão europeu que se destacou pela sua independência e pelo seu carácter".
O Banco de Portugal também já reagiu. "O governador e os membros do conselho de administração do Banco de Portugal endereçam à família do Dr. António Marta, ex-vice-governador, hoje falecido, o seu voto de mais profundo pesar", lê-se num comunicado do banco central.
No seu percurso como gestor, o Banco de Portugal destaca o facto de ter passado pelo Banco de Fomento Nacional, onde foi vice-presidente, e pelo Banco de Comércio e Indústria, no início da década de 90.
Fonte: expresso