terça-feira, 8 de março de 2016

360º - A diferença entre "se" e "quando" traz mais austeridade? Costa e Bruxelas divergem

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Boas notícias na Europa. Passava da meia noite em Portugal quando o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou: "Os dias da imigração ilegal terminaram". Já Jean Claude Juncker, presidente da Comissão, tweetou: "Feito!".acordo da UE com a Turquia sobre a crise dos refugiados, conseguido na madrugada da cimeira extraordinária de ontem, compreende seis pontos e será oficializado a 17 e 18 de março. É um bom princípio, mas ainda há muito caminho para andar. No caso dos refugiados, literalmente.

Más notícias para os EUA? Era a candidatura independente que os americanos esperavam, como alternativa à democrata Hillary Clinton e, sobretudo, ao republicano Donald Trump. MasMichael Bloomberg, o antigo mayor de Nova Iorque,decidiu ao fim da noite que não entrará na corrida presidencial americana.Explicação: uma disputa a três beneficiaria Trump e, consequentemente, a estabilidade do país e a segurança nacional.

Notícia também da última noite. Maria Sharapova, uma das maiores estrelas mundiais do ténis (ex-número 1, agora número 7 do mundo) acusou doping no Open da Austrália e será suspensa preventivamente a partir do dia 12. Mais um revés para a modalidade, mergulhada num escândalo de  apostas desportivas.

Dos jornais desta manhã, uma notícia comum no DN e JN29 funcionários da Autoridade Tributária foramprocessados por violarem o sigilo fiscal de José Sócratesquando este era primeiro-ministro. Noutro patamar, conhecem-semais notícias de Sócrates na Operação Marquês, via CM.

O JN noticia ainda que os restaurantes vão ter de passar faturas detalhadas de comida e bebida para não pagarem IVA a 23% (sem link). O I (re)abre uma polémica: Marcelo não escreve com acordo ortográfico. E o Público revela que o Estado já gastou 5 milhões com consultoras para tratar dos processos 'swaps'. (já agora, com atraso, parabéns ao Público -- pelo aniversário e por este bom trabalho com Nélson Évora)
 

Nos económicos, destaque para a solução para o Novo Banco:ser vendido em Bolsa ou passar para mãos espanholas. 

Informação relevante
Que diferenças podem existir entre um "se" e um "quando"? Depende da perspetiva. Costa acha que nenhumas, Bruxelas diz que muitas. Em causa está o Orçamento do Estado português. No início, a UE pedia um plano B para "se" houvesse necessidade. Agora diz que ele é para aplicar "quando" for preciso (e que vai mesmo ser).  Ontem, à entrada para oEurogrupo, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, começou por alertar que "Portugal tem de ouvir os avisos da UE". Depois, num comunicado em tom brando, era anunciado que Mário Centeno tinha apresentado medidas extra para cumprir as metas europeias. No fim, sem contemplações, Pierre Moscovici acabou a esclarecer que essas medidas são mesmo para aplicar, resta definir quando. Costa desvalorizoumas recebe o comissário europeu para os assuntos económicos  em Lisboa esta quinta-feira. Hoje a Comissão Europeia volta a pronunciar-se. 
Para complicar, o preço do petróleo parece agora não parar de aumentar: os analistas dizem que a cotação já terá tocado no "fundo",  a recuperação vai nos 40% face aos valores mais baixos do ano e, esta segunda-feira, passou-se a fasquia dos 40 dólares. Coisa para obrigar Mário Centeno a refazer contas.

De calculadora na mão andou a Liliana Valente, mas já debruçada sobre o Orçamento de 2017. Sim, o do próximo ano. Ora veja o que ela descobriu. Será mais tranquilo para o ministro das Finanças?

Vamos a contas de outro rosário. Do fim-de-semana do futebol veio um novo líder -- o Benfica -- e um quase afastado do título -- o FC Porto. O Tiago Palma pôs-se a olhar para o calendário que ainda falta e a somar as dificuldades e facilidades que os três primeiros têm para serem campeões nas nove finais que aí vêm. Este foi o resultado.

Antes do arranque da Comissão de Inquérito ao Banif, onde não vão faltar (mais) queixas sobre o papel do Banco de Portugal, o administrador para a supervisão do BdP apresentou ademissão. A história e o perfil de António Varela, o homem que Maria Luís Albuquerque chegou a pensar para substituir Carlos Costa por ser o "mais bem preparado", pela Ana Suspiro.

Por falar em Maria Luís Albuquerque, o seu novo emprego continua na ordem do dia e vai ser discutido no Parlamento. Mas a ex-ministra está longe de ser a única mudar diretamente da política para o privado. São vários os casos. Cito dois: aconteceu com Carlos César, o atual presidente e líder parlamentar do PS; e com Manuela Ferreira Leite que criticou duramente Maria Luís mas, sobre ela própria, confessou ao Miguel Santos: "Uma pessoa não pode deixar de trabalhar o resto da vida".

Surpreendente foi a reunião dos representantes dos lesados do BES ontem com o PCP. Os comunistas não querem "investidores qualificados" a serem ressarcidos e querem a CMVM, não o BdP, a separar as águas. Tratou-se de uma operação de charme não oficial, segundo o partido. Notícia do Edgar Caetano.

Na frente do combate ao terrorismo, destaque para um ataque aéreo dos EUA na Somália, que matou 150 jihadistase para o facto de, no Reino Unido, a polícia britânia se estar a preparar para sofrer ataques.

Em Espanha, no hay governoO Rei, Felipe VI, decidiu, para já, não fazer novas consultas aos partidos dando espaço a que estes se entendam. Como tal parece impossível, haverá eleições antecipadas em junho.


Os nossos Especiais
Almaraz, uma central nuclear fora de prazo aqui ao lado, foi o título que a Vera Novais escolheu para falar do tema que tem levado a conversações contínuas entre o governo português e o espanhol (quando houver). Uma central nuclear tem 30 anos de vida, Almaraz já soma 35 e não há planos para a desativar. A 100 km de Portugal, os maiores riscos são a contaminação do ar e da água do Tejo.

Em entrevista à Helena Pereira e à Liliana Valente, Vieira da Silva disse estar consciente de que este Governo não tem um passeio pela frente, mas que vai saber lidar com os riscos e tensões. O ministro do Trabalho fala também do Banco de Portugal: "Não é uma entidade divina".

Outra entrevista importante, a da Ana Pimentel ao líder da Uber em Portugal. No meio do confronto entre a aplicação que permite alugar carros com motorista e taxistas, Rui Bento diz: “Proibir a inovação é um princípio que me choca”.Mas confessa que se tiver que apanhar um táxi, apanha.

Notícias surpreendentes
Townes Van Zandt abdicou de tudo -- do dinheiro, das mulheres, dos filhos, da saúde -- para se dedicar às canções. Marcou Bob Dylan, Neil Young e Willie Nelson. Se estivesse vivo, teria feito ontem 72 anos. O Gonçalo Correia conta a história do mais incompreendido dos génios da música.

Genial é também o novo BMW com que a marca quis comemorar os seus 100 anos de vida. Mas o melhor mesmo é recordar todos os seus modelos marcantes. Se preferir, tem esteFerrari, cujo anúncio foi gravado em Lisboa.
Osama bin Laden de férias com a família na Suécia, Kennedy a beijar o pescoço de Marilyn Monroe, Salvador Dali a passear o seu papa formigas. Já viu muitas fotos destes famosos, mas olhe que estas talvez não. São 47 imagens raras de figuras da música, das artes e da política descobertas pela Marta Leite Ferreira. Fica uma delas, para aguçar a curiosidade.



Estes são os 12 restaurantes mais caros do Mundo, segundo a revista Forbes. Não faz sentido falar em 'preço médio por pessoa': paga-se centenas ou mesmo milhares de euros por uma refeição. Sem bebidas. Fique, pois, de água na boca.

Antes de escolher o restaurante onde pensa ir almoçar, passe pelo Observador e vai ver que encontra muita e boa informação -- e sem pagar nada. Hoje é Dia da Mulher. E é também o dia em que Cavaco Silva, uma das figuras portuguesas que mais tempo esteve na política ativa, deixa Belém. "Foi um privilégio", disse ontem no último discurso.
 

Um bom dia! Para eles e para elas.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário