terça-feira, 8 de março de 2016

BANDA DA ARMADA em Concerto Solidário em Aveiro

Em cada atuação, a Banda da Armada eleva o nome da Marinha Portuguesa graças ao profissionalismo e excelência dos seus músicos.
O mar e a Marinha têm, para os portugueses, uma dimensão cultural muito expressiva. O significado e legado histórico dos descobrimentos, do mar, e o teor cultural e técnico-naval herdado dos antepassados não têm paralelo no mundo.

Ao longo dos mais de quinhentos anos de existência de formações musicais na Armada, estas sofreram inúmeras alterações, desde a designação ao número de elementos que as constituíram, tornando a enumeração praticamente impossível.

Na realidade, as fontes históricas só são razoavelmente seguras, sobre esta matéria, a partir da primeira metade do século XVIII, e indicam que em agosto de 1740 existia na Armada Real uma banda intitulada "Charamela".

A 3 de abril de 1903 a Banda dos Marinheiros da Armada grava, no Quartel do Corpo de Marinheiros, em Alcântara, aquele que é considerado o primeiro disco produzido em Portugal, um documento histórico e fonográfico raríssimo. A capa contém o selo real e a inscrição "Oferta do Maestro António Maria Chéu ao rei D. Carlos". A gravação, efetuada pela The Gramophone and Typewriter Ltd., de Londres, pretendia comemorar a visita de Eduardo VII de Inglaterra a Portugal.

Presentemente a Banda conta com 113 músicos, muitos dos quais com formação superior e com uma média etária de 33 anos. Fruto do esforço de renovação e dinamização levado a cabo nos últimos anos, os resultados refletem-se na grande visibilidade nacional e internacional das suas atuações ao vivo e na constante gravação e edição de discos compactos.

Na realidade, ao longo dos tempos têm pertencido e continuam a despontar na Banda da Armada, vários compositores de reconhecido mérito, e alguns dos melhores instrumentistas portugueses.

FACTOS:
- Há mais de quinhentos anos que existem formações musicais na Marinha;
- Em 1903 a Banda dos Marinheiros da Armada grava o primeiro disco produzido em Portugal;
- A Banda da Armada realiza, por ano, mais de 90 concertos sinfónicos no País e no estrangeiro;
- Vários compositores e alguns dos melhores instrumentistas portugueses despontaram na
Banda da Armada.  
http://www.marinha.pt/pt-pt/marinha/cultura/Paginas/Banda-Armada.aspx




Nenhum comentário:

Postar um comentário