quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Rugby: “Lobos” e “Tupis” medem forças em Coimbra

Resultado de imagem para Rugby: “Lobos” e “Tupis” medem forças em Coimbra
"Os lobos" defrontam os "Tupis" no Estádio Municipal de Coimbra, já amanhã. Um jogo relevante para a seleção portuguesa de rugby. Em campo está em causa a possibilidade de subida à Championship.
O Brasil não tem histórico no rugby. Está agora a dar os primeiros passos. Mas, ainda assim, a Federação Portuguesa de Rugby reconhece trunfos nos brasileiros, que podem dificultar a vida à equipa nacional.
Do lado do Brasil Rugby, capitão e treinador garantem que vão dar o melhor em campo, mesmo que no país do futebol, o rugby comece apenas a dar os primeiros passos.
Rodolfo Ambrósio é argentino, e depois de vários anos em Itália, é agora o treinador dos "Tupis", a seleção brasileira de rugby. Os últimos resultados, como a vitória frente aos Estados Unidos da América, mostram como a qualidade dos brasileiros tem vindo a crescer. Ainda assim, o "mister" diz que falta seriedade à sua equipa. "Em termos de equipa, a seleção brasileira tem jogadores com muita fantasia. Falta-lhes estratégia e tática de jogo. Acho que, com o tempo, vai poder crescer e ser um team mais sério".
Abdicaram do treino da tarde de terça-feira para conhecer a cidade de Coimbra. Estão descansados frente a Portugal? "Portugal é um pouco inferior em relação aos países europeus de alta qualidade", responde. Por comparação com Inglaterra, França ou mesmo a Geórgia...
Nicky é o capital dos "Tupis" e fala que os trunfos brasileiros são a técnica e a atitude.
E se o mister diz que falta seriedade, Nicky contrapõe. "Estamos a tentar levar o Brasil a um lugar melhor, para as gerações que se seguem. Esperamos obter o resultado pretendido, porque temos treinado muito para isso".
O capitão dos "Tupis" desconhece as qualidades dos "lobos" portugueses, por isso, estão a juntar armas para enfrentar a batalha do desconhecido.
O Brasil Rugby esteve duas semanas na Alemanha, passam agora por Portugal... a pergunta impõe-se: o que levam do rugby europeu na bagagem para o Brasil? "Está a ser muito positivo e a fortalecer muito o grupo. Está a ser como que uma pré-temporada para o American Cup".
Frente a Portugal, os "Tupis" esperam... claro... a vitória, mas contam que seja muito suada.
Descentralizar o rugby português
Luís Cassiano Neves, presidente da Federação Portuguesa de Rugby, sublinha que a intenção da Federação com este jogo em Coimbra é a descentralização da modalidade. No fundo, trazer cada vez mais o rugby para fora de Lisboa. "Interessa-nos trazer o rugby para fora de Lisboa, cada vez mais. Coimbra tem pessoas que gostam de rugby e é de justiça trazer até elas jogos que sejam relevantes", assegura.
E foi em Coimbra que a Federação encontrou as condições favoráveis à realização do encontro Portugal-Brasil. "É um jogo extremamente importante para nós. Temos aqui condições que dificilmente seriam replicadas noutro ponto do país e cumpre-nos reconhecer essa excelência na organização".
Luís Cassiano Neves espera um salto qualitativo do rugby da região centro nos próximos anos. "O rugby na região centro tem pessoas a liderá-lo que vão permitir dar um salto qualitativo importante, e estamos aqui para dar essa força e dizer que acreditamos nesse projeto".
Portugal-Brasil, em rugby, joga-se esta quinta-feira em Taveiro, Coimbra, no Estádio Municipal Sérgio Conceição. A entrada é gratuita e tem um fundamento solidário. São aceites bens não perecíveis, que serão depois entregues à associação Integrar.
Fonte: TSF
Foto: Brasil Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário