quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Fazer ou não fazer planos. Quando o tempo livre é uma obrigação

Lifestyle
Imagem de destaque

Quarta-feira, 30 Novembro 2016
Fotografia do autorPor ANA DIAS FERREIRA
Editora de Lifestyle
Como diria o saudoso Jaime Pacheco, isto dos tempos livres é “uma faca de dois legumes”. Por um lado (legume 1), planear momentos de lazer é uma forma de garantir que eles acontecem e que a vida não é só trabalho. Por outro (legume 2), marcar com precisão atividades lúdicas é meio caminho andado para lhes tirar metade do divertimento e do prazer. Sei do que falo. Numa semana cheia de obrigações, já dei por mim a olhar para um concerto combinado com amigos com o mesmo entusiasmo de uma consulta para arrancar os sisos.
A questão piora quando os inquéritos mais recentes sobre o uso do tempo demonstram que as horas em que não estamos a trabalhar – o que seriam os tais momentos livres – são preenchidas por deslocações entre casa, trabalho e escola, idas ao supermercado, cuidados pessoais e de higiene. Como se vê, nada disto é lúdico. E se tudo isto é fado… só pode ser dos tristes.
Voltando aos legumes, a Catarina Moura pegou na batata quente dos tempos modernos e foi falar com psicólogos e sociólogos para responder à questão: fazer ou não fazer planos? Quando o tempo livre é uma obrigação. Posso garantir que depois de a ler vai pensar duas vezes da próxima vez que tiver vontade de cancelar todos os seus compromissos.
Se me permite acrescentar um lembrete à sua certamente preenchida agenda, deixe-me dizer-lhe que esta noite realiza-se o desfile anual da Victoria’s Secret e que a Sílvia Silva já está a postos para lhe contar tudo sobre o momento alto da famosa marca de lingerie. Enquanto as fotografias de Sara Sampaio e companhia não chegam, pode ver a lista das modelos que vão desfilar este ano, as que ficam de fora, e ainda aproveitar o feriado para, quem sabe, começar a seguir o plano de exercícios que está por trás dos corpos estratosféricos dos anjos.
Se está de partida para um fim de semana prolongado, aproveite e descanse a dobrar. Eu estou de volta para a semana, também na quarta-feira e na véspera de um feriado. Até lá e até já, no Lifestyle do Observador.

PARA SABER

FotografiaBELEZA E BEM ESTAR

Excesso de trabalho é nova forma de escravatura


As chefias trabalham cada vez mais e a carga horária semanal vai além das 48 horas: os problemas estendem-se às famílias e a cultura empresarial precisa de mudar. Palavra do psiquiatra Pedro Afonso.
FotografiaBELEZA E BEM ESTAR

Está sempre com frio? Há várias razões para isso


A ciência diz que as mulheres sentem mais frio do que os homens, mas também há pessoas com uma tendência natural para serem granizados humanos. Veja 7 razões que explicam porque anda tão gelado/a.
FotografiaNOSTALGIA

O dia em que o golfe (com estilo) chega ao Algarve


Há 50 anos abriu o Penina, o primeiro campo de golfe relvado com hotel no Algarve, um paraíso para golfistas. Mas no início era só um campo de 9 buracos, um burro caddie e uma música de um Beatle

PARA FAZER

FotografiaMAQUILHAGEM

Guia de maquilhagem para quem é pálido (e gosta)


Ter em conta o sub-tom da pele, usar "primers" de brilho, batons vermelhos ou rosas e "blushes" rosados são alguns truques que destacam e melhoram a tez de quem assume com orgulho a sua palidez.
FotografiaCOMPRAS

14 formas de ser solidário neste Natal


Ajudar é preciso. E há diferentes formas de o fazer neste Natal. Conheça 14 através da lista de iniciativas solidárias que o Observador reuniu e que inclui presentes, leilões, feiras e mercados.
FotografiaLAZER

Afinal, há vida no Cemitério dos Prazeres


O próprio guia duvidou se a combinação noite e cemitério seria viável, mas desde 2014 há visitas noturnas no Cemitério dos Prazeres. Acompanhámos uma e trouxemos esta reportagem da "cidade dos mortos"
FotografiaCERVEJA ARTESANAL

LX Brewery. Beber, fazer ou ver nascer cerveja


A LX Brewery, antes Sant'Ana LX Brewery, instalou-se na Estefânia, num espaço onde se pode beber cerveja artesanal, comprar ingredientes e material para fazê-la em casa ou observar a sua criação.

PARA COMPRAR

FotografiaCOMPRAS

20 "souvenirs" para oferecer aos reis de Espanha


De 28 a 30 de novembro os reis de Espanha estão em Portugal para uma visita de Estado que passa por Lisboa, Porto e Guimarães. Preparámos um cabaz para Felipe VI e Letizia se renderem a "nosotros".
FotografiaMAQUILHAGEM

Quem disse, Berenice? Marca chegou a Portugal


São mais de 400 produtos de rosto, olhos, lábios, vernizes, pincéis e acessórios. O gigante da maquilhagem brasileiro chega a Lisboa e Porto com três lojas e nomes como "vermelhusco" e "vermelhão".
FotografiaLOJAS

8 x 8 = peças únicas de joalharia portuguesa


Oito jovens mulheres do Norte abriram uma loja no Porto para exibirem e venderem os seus colares, brincos e anéis. Prometem "democratizar a joalharia" com conceitos "alternativos mas acessíveis".

OBJETO DA SEMANA

VISITE O LIFESTYLE
Mais pessoas vão gostar da newsletter de Lifestyle. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário