segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Aplausos e comoção na despedida. Velório de Soares aberto ao público

Cortejo fúnebre de Mário Soares passou por locais emblemáticos da cidade de Lisboa, marcantes na construção da sua carreira política. Acompanhámos ao minuto.

14h05 - Sala dos Azulejos aberta ao público. Quem queira prestar uma última homenagem a Mário Soares pode fazê-lo até à meia-noite e entre as 8 horas e as 11 horas de amanhã. Corpo do antigo Presidente da República está em câmara ardente nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos.

13h35 - Marcelo Rebelo de Sousa, Ferro Rodrigues e Maria Manuel Leitão Marques tocam simbolicamente nas coroas de flores depositadas junto à urna. Aos gestos solenes seguem-se os cumprimentos à família de Mário Soares e a saída do Mosteiro dos Jerónimos.
13h34 - Presidente da República, presidente da Assembleia da República e ministra da Presidência entram na Sala dos Azulejos e colocam-se junto à urna de Mário Soares.
Faz-se silêncio na sala onde estão também João Soares, Isabel Soares e os netos do antigo chefe de Estado. São depositadas coroas de flores enviadas por várias instituições.
13h28 - Começa a formar-se fila junto ao Mosteiro dos Jerónimos por aqueles que querem prestar uma última homenagem a Mário Soares. Por enquanto, ainda não é permitida a entrada de populares na Sala dos Azulejos.
13h15 - Urna com os restos mortais de Mário Soares é depositada na Sala dos Azulejo do Mosteiro dos Jerónimos. Insígnias são colocadas ao lado do caixão. É nesta sala que o corpo de Soares permanecerá até às 14 horas de amanhã, terça-feira.
13h12 - Marcha fúnebre. Corpo de Mário Soares entra no Mosteiro dos Jerónimos. Seguem-no o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e a ministra da Presidência, juntamente com outras personalidades políticas e familiares do histórico socialista. Acompanha-o uma delegação do Partido Socialista composta por Carlos César, Miranda Calha e Manuel Alegre.
Notícias ao Minuto
13h09 - Caixão transportado em ombros por seis militares da GNR para o interior do mosteiro. Insígnias acompanham a urna.
13h06 - Armão com o corpo de Mário Soares chega à Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.
12h47 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chega ao Mosteiro dos Jerónimos, cumprimenta e é cumprimentado pela Guarda de Honra. Ouve-se o hino nacional, interpretado pela Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
12h38 - Estandarte Nacional e Banda da Guarda Nacional Republicana estão a postos para a chegada da urna com o corpo de Mário Soares. Uma vez levado para a Sala dos Azulejos, ali permanecerá em câmara ardente aberta ao público até às 11 horas de amanhã, terça-feira. Estarão à disposição livros de condolências no Museu Nacional de Arqueologia, ao lado do mosteiro.
Notícias ao Minuto
12h19 - Chegou ao Mosteiro dos Jerónimos a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, que está em representação do primeiro-ministro. António Costa está de visita oficial à Índia. O filho e a mulher estão em Belém a acompanhar o cortejo fúnebre.
É no Mosteiro dos Jerónimos que aguarda também o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues. A chegada da urna está prevista para as 13 horas.
12h10 - Armão da GNR percorre a Avenida 24 de Julho e aproxima-se de Belém, onde está situado o Mosteiro dos Jerónimos. A urna será depositada no claustro daquele monumento, onde foi assinado – também por Mário Soares, em 1985 – o tratado de adesão de Portugal à CEE. Viria a produzir efeitos a partir de 1 de janeiro de 1986.
Emiliana, que integra um pequeno grupo de pessoas que desfilou a Avenida 24 de Julho, disse à Lusa que tem vindo a acompanhar o cortejo fúnebre. "É uma coisa muito triste para mim, muito, muito sentimental", afirmou.
Helena Oliveira é outras das pessas que quis homenagear Mário Soares e que, para caracterizar o seu estado de alma, foi repetindo ao longo do percurso: "Este é um mau dia". "Gostava muito dele. Estou aqui com imenso pesar também pela família", justificou à Lusa.
Notícias ao Minuto
11h50 - Cortejo passa pela Rua do Ouro, onde Mário Soares teve o seu primeiro escritório de advogado, e dá a volta ao Terreiro do Paço. Fernando Medina destaca, em declarações aos jornalistas, a forma heróica com Mário Soares se "bateu pelos valores que sempre defendeu: liberdade, democracia e justiça social".
11h41 - Armão parte em direção à Praça do Comércio, escoltado por 30 motos e 84 cavalos da Escolta de Honra da GNR. Ouvem-se palavras de emoção como 'Adeus, camarada'.
11h40 - Netos de Mário Soares entregam as insígnias que o avô recebeu em vida a militares da GNR. Fernando Medina coloca um cravo junto ao caixão. A assistir estão cerca de 200 de populares, que se mantêm em silêncio durante a ocasião.
Notícias ao Minuto
11h37 - Caixão envolto na bandeira de Portugal é transportado por militares para o armão de tração animal da GNR, que o levará até ao Mosteiro dos Jerónimos. Momento comovente marcado por aplausos dos populares.
11h35 - Carro fúnebre chega à Praça do Município. Ouvem-se aplausos, no local onde está o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Lisboa. São cumprimentados por João Soares, filho de Mário Soares.
Notícias ao Minuto
11h25 - Carro funerário aproxima-se do Marquês de Pombal, um dos locais onde Soares foi contestado e aplaudido e onde também ele se manifestou em 1974. Na Praça do Município, o armão da GNR está a postos para receber a urna com o corpo de Mário Soares. Centenas de pessoas esperam no local, onde está já o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.
11h18 - Centenas de pessoas assistem à passagem do carro funerário que transporta Mário Soares. De destacar os semblantes carregados daqueles que admiram o percurso e conquistas do político português.
Luís Sobral é uma das pessoas que aguarda a passagem do cortejo fúnebre de Mário Soares e promete ainda ir ao Mosteiro dos Jerónimos. "Tinha uma grande admiração por ele. Era um grande estadista e fiz questão de estar presente", afirmou à Lusa.
Outra popular, que também planeia ir aos Jerónimos, disse também que "é dever de todos os portugueses acompanharem o cortejo" assistir a este cortejo. 
11h07 - Pausa no Colégio Moderno, fundado pelo pai de Mário Soares. Alunos saíram à rua para prestar homenagem. Ouve-se um prolongado aplauso e João e Isabel Soares saem do carro para agradecer. Cortejo acompanhado por motos da Escolta de Honra da GNR.
Notícias ao Minuto
11h06 - Inicia-se o cortejo. Corpo de Soares segue em direção à Câmara Municipal de Lisboa. Passará por ruas da cidade que marcaram a sua carreira política. Ouvem-se expressões como "Soares é fixe".
11h00 - Chega o carro funerário que transporta a urna de Mário Soares. Recebida com aplausos. Na carrinha onde seguirão os filhos de Mário Soares, irão também um segurança que o acompanhou durante 30 anos, uma empregada reformada de Mário Soares e Maria Barroso e a atual empregada.
Notícias ao Minuto
10h59 - Os alunos do Colégio Moderno, fundado pelo pai de Mário Soares, saem à rua para prestar uma homenagem ao histórico socialista. A instituição fica situada a escassos metros da casa de Mário Soares, no Campo Grande.
10h30 - Começam a reunir-se junto à casa de Mário Soares populares e personalidades políticas. Também os filhos do histórico socialista, João e Isabel Soares, e o sobrinho Eduardo Barroso estão junto à residência, onde têm vindo a ser depositadas flores desde o dia da sua morte.
Várias rosas vermelhas, cor-de-rosa e brancas, além de cravos, estão depositadas junto à porta do prédio, com várias inscrições, como "Obrigada Mário - foste muito fixe", "Coragem, Liberdade, Democracia - Obrigado por tudo" e "Descansa em paz - Deus sabe que Soares é fixe".
Notícias ao Minuto
Cumpre-se hoje o primeiro de três dias de luto pela morte de Mário Soares. O antigo Presidente da República terá o primeiro funeral com honras de Estado desde o 25 de Abril de 1974.
O cortejo fúnebre inicia-se pelas 11 horas, no número 2 a Rua Dr. João Soares, a que o pai do fundador do Partido Socialista deu nome. É na residência de Mário Soares, no Campo Grande, que a família do “construtor da liberdade de democracia” – como tem sido chamado – se reunirá para lhe prestar uma última homenagem.
O corpo de Mário Soares percorrerá então as ruas centrais da capital até chegar à Câmara Municipal de Lisboa. Na Praça do Município, onde foi proclamada a República, o corpo passará de um carro funerário para um armão de tração animal da GNR, o mesmo que foi usado para a transladação de Sophia de Mello Breyner Andresen e Eusébio.
Dois dos cinco netos de Mário Soares (Inês e Jonas Soares) entregarão à GNR as insígnias que o avô recebeu em vida e que serão transportadas pela Guarda Nacional Republicana até ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.
É neste emblemático monumento, mais precisamente na Sala dos Azulejos do Claustro, que o corpo de Soares ficará em câmara ardente até ao final de manhã de terça-feira. O funeral inicia-se pelas 15h30.
Fonte: noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário