segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Hora de Fecho: A campanha que parou o país (contada por Soares)

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Em 1986, Mário Soares enfrentou Freitas do Amaral na campanha mais entusiasmante da democracia. O socialista começou com 8% e acabou Presidente. E contou tudo num livro de Maria João Avillez.
O corpo de Mário Soares já está nos Jerónimos. Depois das homenagens oficiais, agora é tempo para a despedida. Populares e figuras de todas as áreas fazem o último adeus. Funeral é amanhã às 13h00.
Da saída da sua casa do Campo Grande, até à passagem do caixão para o armão da GNR frente aos Paços do Conselho para o percurso final até aos Jerónimos, entre palmas e rosas amarelas.
Em 1975, na fase mais perigosa da revolução, Soares enfrentou Cunhal na RTP e denunciou as tentações totalitárias do PCP. Miguel Pinheiro lembra um debate inesquecível. "Olhe que não"? Olhe que sim.
Quatro medicamentos foram suspensos pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, devido a irregularidades que os tornam incompatíveis ao consumo.
"La La Land” foi o grande vencedor da noite ao bater o recorde de filme com mais prémios de sempre na história dos Globos de Ouro. Já "The Crown" arrecadou o galardão de melhor série dramática.
Meryl Streep teceu duras críticas a Donald Trump durante a cerimónia dos Globos de Ouro. Trump respondeu, no Twitter, dizendo que Streep é das atrizes mais sobrevalorizadas de Hollywood.
Alguns dos galardoados na noite dos Globos de Ouro utilizaram os seus momentos no púlpito para apelar à união e à tolerância mas só Meryl Streep disparou duras e diretas criticas a Donald Trump
Das lantejoulas douradas de Blake Lively aos bordados prateados de Emma Stone, os tons metálicos iluminaram os longos vestidos da 74º edição dos Globos de Ouro. Para o bem e para o mal.
A festa dos Globos de Ouro foi marcada por vários estilos. Em fotogaleria, destacamos as rachas vertiginosas, os decotes até (quase) ao umbigo e os cortes que mostram a barriga. 
Opinião

Helena Matos
Enquanto os jornalistas e as elites se despedem daquele que é definido como pai do regime, a grande questão é mesmo essa: será que Portugal vai procurar um novo pai? E para quê?

João Carlos Espada
Mário Soares tornou habitual a liberdade entre nós. Já não uma causa de combate ou uma promessa de perfeição, mas — simplesmente — um modo de vida habitual que aprendemos a usufruir tranquilamente. 

Alexandre Homem Cristo
Os portugueses não gostam de chatices. E, no final do dia, talvez lhes seja mais apetecível ter um governo pior que assegure a paz, em vez de um governo melhor que só tenha de enfrentar guerras.

José Manuel Fernandes
Não há forma de imaginar o Portugal livre e democrático sem o associar aos combates mais importantes de Mário Soares. É isso que lhe devemos, e é imenso. E é por essas lutas que a História o celebrará

João Marques de Almeida
A “nacionalização” do Novo Banco seria uma transferência de recursos dos portugueses para os bancos - o Estado ficaria com a parte má. É preciso um grande descaramento e uma grande falta de vergonha.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário