quinta-feira, 20 de julho de 2017

Eu, Psicóloga: Sete formas de ajudar um amigo/familiar que está vivendo um momento difícil





Quando Sheryl Sandberg, autora do livro “Lean In” (Faça acontecer, em Português) , perdeu seu marido em 2015, ela mergulhou fundo na dor do luto e percebeu que que ninguém sabia como falar com ela. As pessoas se sentiam constrangidas quando se aproximavam e não sabiam muito bem o que dizer. Dois anos depois de sua “queda no vazio”, como descreve o episódio, e de aprender que teria que mergulhar na própria dor até bater o pé no fundo e tomar impulso para cima para respirar novamente, voltou à superfície com o livro Plano B ,no topo da lista dos mais vendidos nos Estados Unidos e recém-lançado no Brasil.



Em um relato comovente e corajoso, Sheryl, braço direito de Mark Zuckerberg mostra como podemos ajudar nossos amigos a criar resiliência quando enfrentam os desafios de vida e como podemos apoia-los nesses momentos. Por experiência própria, a autora toca em um assunto sensível: Quantas vezes nos encontramos com um amigo que está passando por uma ruptura, perda, desemprego ou outra transição de vida difícil e nos encontramos com dificuldade sobre o que podemos fazer ou dizer? 


Por isso, separamos sete formas simples, mas eficazes, que irão te ajudar a apoiar alguém quando eles estiverem passando por um momento difícil na vida: 


1. Incentive-os a falar sobre as coisas boas que estão acontecendo (ou aconteceram) também em suas vidas: 


Não importa com o que alguém está lutando - seu chefe, seus filhos, seu parceiro, uma doença - TUDO  em sua vida não  será ruim.  Se tudo estiver ruim em sua vida, talvez seja a hora de buscar ajuda de um profissional para verificar se não está com depressão. Pergunte se há alguma coisa boa acontecendo em suas vidas ou algo que eles apreciam.  Muitas vezes temos a tendência em nos concentrar no negativo ou em algo ruim que está acontecendo e acabamos nos esquecendo de todo o resto, e isso inclui coisas boas que temos em nossas vidas. Precisamos mudar o foco. É tudo sobre a percepção. 


2. Convide-os a se juntarem a você para apoiar uma causa ou fazer um trabalho voluntário:  


Quando ajudamos os outros, nos sentimos automaticamente melhor. Ao pedir a seus entes queridos ou amigos que estão em crise para participarem, você está dando a eles a oportunidade de não apenas ajudarem quem está em piores condições, mas também em se sentirem melhor fazendo o bem.  Pacientes que sofrem de depressão são aconselhados a participarem de programas de voluntariado.  Isso porque quando você ajuda o próximo, se tira o foco da sua dor e passa a ver a dor do próximo. Além do que, sentir-se útil é uma das sensações mais agradáveis que podemos ter.


 3. Esteja 100% presente:


Quando uma pessoa está mal, muitas vezes  não importa o que você faz ou diz, mas sim a sua presença ao seu lado. Isso significa  passar um tempo com qualidade, onde você irá demonstrar  todo o seu cuidado , a sua atenção e o seu tempo. Desligueseu celular, feche seu computador e fique do lado das pessoas. Ouça e apoie-os sem julgá-los. Não ofereça sugestões, a menos que eles peçam. Apenas esteja com eles. Eles se sentirão ouvidos e entendidos e poderão expressar suas dores, pois o que conta não é a quantidade de tempo que você passa com alguém, mas sim a qualidade. Acolha a dor. Abrace. Ou simplesmente ofereça o seu ombro amigo para a pessoa chorar. Isso é estar  100% presente.



4. Convide-os para almoçar ou comer fora (e algo saudável):  


Não, sério! Pense: quando foi a última vez que seu amigo teve uma alimentação saudável ou simplesmente comeu desde que ele entrou em crise?  Estamos falando aqui de comida saudável, legumes, frutas, verduras, uma boa e equilibrada refeição e não um cachorro quente na esquina. Estudos comprovam que quando aumentamos a ingestão de frutas frescas e vegetais em nossas refeições melhoramos nosso humor e com isso aumentamos a sensação de felicidade e bem-estar. Leve seu amigo para um bom restaurante e aqueça o seu estômago. 


5. Leve-os para fazer uma caminhada ou alguma atividade ao ar livre junto:  


Todos nós sabemos da influência que um dia nublado e frio causa na nossa vida. Mas o inverso também é verdadeiro: O sol pode melhorar nosso humor. É provado cientificamente que ao praticarmos exercícios, o nosso organismo libera várias substâncias, como a endorfina, que promovem o bem-estar, aumentando nossa motivação, alegria e disposição. Esses hormônios fazem a sensação de bem-estar durar por horas após a corrida. Muitas pessoas, que não tem conhecimento disso, recorrem em muitos momentos a medicações, e até mesmo a suplementos vitamínicos, quando se sentem tristes. Entre em contato com a natureza, tire seus sapatos e coloque seus pés na terra. Sinta o ar livre e contemple a beleza ao seu redor. 


6. Leve-os para uma aula de ioga ou meditação:  


Em tempos de crise e de dificuldade  emocional, nossa atenção e foco tendem a diminuírem. Mas é exatamente nesse momento das nossas vidas que mais precisamos de atenção e foco para superarmos esse momento. Fazer Yoga e meditar ajuda a reduzir o estresse e aumenta a sensação de calma e bem-estar. Como resultado, você começará a ver as coisas de uma perspectiva mais ampla e pode até encontrar soluções que talvez você não tenha pensado de outra forma. 


7. Elogie-os de forma sincera, mostre seus pontos positivos e qualidades:


Muitos de nós temos uma tendência muito grande em ser rigorosos e críticos conosco. Quando estamos em crise ou passando por um momento difícil esse comportamento tende a piorar. Nessas situações pode ser especialmente difícil resistir ao desejo de se "autoflagelar"  ou de nos boicotarmos. Por isso é importante falarmos e lembrarmos nossos amigos de seus pontos fortes, seus talentos e suas qualidades. Um elogio honesto e sincero pode fazer maravilhas no  estado de espírito do seu amigo.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário