quinta-feira, 20 de julho de 2017

Seca obriga 15 municípios a racionar utilização de água

Resultado de imagem para Seca obriga 15 municípios a racionar utilização de água
Entre as medidas acordadas na primeira reunião da Comissão Permanente de Seca para reduzir o consumo de água estão a proibição de enchimento de piscinas e lavagens de carros, assim como a limitação das regas em jardins e hortas.
Quinze municípios alentejanos vão impor limitações ao consumo de água urbano, numa altura em que as albufeiras registam os piores níveis desde 1995 e a região está a atravessar seca extrema ou severa. A medida foi anunciada esta quarta-feira no final da primeira reunião da Comissão Permanente de Seca, no âmbito do primeiro Plano de Prevenção, Monitorização e Prevenção dos efeitos do problema.
Segundo avança o jornal ‘Correio da Manhã, entre as medidas para reduzir o consumo de água estão a proibição de enchimento de piscinas e lavagens de carros, assim como a limitação das regas em jardins e hortas. Os primeiros municípios a sofrerem estas limitações são Alcácer do Sal, Aljustrel, Alvito, Ferreira do Alentejo, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, Viana do Alentejo, Almodôval, Castro Verde, Redondo, Alandroal, Arraiolos, Arronches e Borba. No entanto, as limitações podem vir a estender-se a outros municípios.
 “A situação piorou desde junho e é preocupante. Passámos de 14 albufeiras a menos de 40% da sua capacidade para 16, no espaço de um mês”, explica o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes. “É expectável que a situação se agrave, mas não vale a pena fazer futurologia”.

João Matos Fernandes assegura, contudo, que o abastecimento de água para consumo humano “está assegurado”. “Há uma reserva para camiões cisterna, no valor de cerca de meio milhão de euros, para levar água aos sistemas mais isolados”, afirma.

Fonte: Jornal  Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário