sexta-feira, 25 de agosto de 2017

360º - Polémica em Loures: candidata do PS admite coligação com André Ventura e depois tenta recuar. E ainda: Paulo Vistas no Carpool Autárquicas

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Em Angola, a narrativa da normalidade democrática descarrilou. Depois de o MPLA ter afirmado que ia ter maioria qualificada e de toda a oposição ter dito o contrário, a Comissão Nacional Eleitoral tentou tranquilizar o regime numa conferência de imprensa a assegurar que a contagem provisória dava maioria absoluta ao MPLA. Problema: poucas horas depois, já ao fim da noite, técnicos que representam a oposição na Comissão deram outra conferência de imprensa a distanciar-se desses resultados, por não saberem quem os produziu.

Com esta confusão tantas horas depois do fecho das urnas, há duas certezas e três dúvidas (pelo menos) em relação ao processo eleitoral angolano.

Durante a noite, foram enviados reforços para combater os fogos em Oleiros e na Guarda. Em Oleiros, houve vários bombeiros feridos, um deles com gravidade, oito casas destruídas e várias aldeias evacuadas. Na Guarda, houve uma aldeia evacuada.

Ainda sobre fogos: Portugal tinha 56 milhões de euros em fundos comunitários para gastar na prevençãomas só aplicou 10,2 milhões. O restante foi para obras nos quartéis e veículos de combate, escreve o Público.

No sorteio da Liga dos Campeões, o Sporting ficou com a fava, e Benfica e FC Porto com um semi-brinde. Fizemos a análise dos três grupos:

  • Sporting encontra o vice-campeão europeu (Juventus), o candidato do costume (Barcelona) e o eterno campeão grego (Olympiacos);
  • Benfica não é favorito ao primeiro lugar (esse fica para o Manchester United), mas poucos duvidam que consiga o segundo. O Basileia não assusta, mas o CSKA talvez;
  • FC Porto ficou com os "novos-ricos" Mónaco e Leipzig. E com o Besiktas de Quaresma.

Informação relevante
Paulo Vistas, o candidato a Oeiras que tem estado em guerra com Isaltino de Morais, entrou no Carpool Autárquicas do Observador. E disse uma frase que não se esquece: “Aprendi com Isaltino Morais tudo o que se deve e tudo o que não se deve fazer”. Na entrevista, fala do afilhado juiz, da herança política que recebeu e do que pretende fazer em Oeiras. 

O best of da viagem de carro com o Observador pelas ruas de Oeiras pode ser visto aqui.

Não é só em Oeiras que há polémicas: em Loures também. Ontem, em declarações ao Observador, a candidata do PS fez uma revelação surpreendente. Sónia Paixão admite coligar-se com André Ventura, do PSD, depois das eleições: “O histórico do PS em Loures demonstra que houve disponibilidade. Estivemos coligados com a CDU e com o PSD em momentos diferentes”. "Mais: "Acho que o André Ventura pode dar um bom vereador, nunca um bom presidente da câmara”.

É fácil perceber o problema da declaração de Sónia Paixão ao Observador se nos lembrarmos que, na sequência da polémica sobre ciganos, António Costa criticou Passos Coelho por apoiar André Ventura, dizendo que esse candidato "desonra" o PSD. Aliás, as reações a Sónia Paixão foram imediatas. O ex-ministro socialista Paulo Pedroso foi brutal no Facebook: “Se esta notícia se confirmasse verdadeira e eu fosse eleitor em Loures já são três os partidos em que não votaria”. E os adversários do PS também falaram, com o Bloco a dizer que a socialista leva "a direita ao colo" e com o CDS a exigir que Costa retire a confiança política a Sónia Paixão.

Perante tudo isto, o que fez a candidata do PS? Atrapalhou-se e tentou recuar. Sónia Paixão escreveu um “esclarecimento” na sua página do Facebook a garantir que afinal não pretende fazer qualquer coligação com André Ventura. E disse: “O título da notícia do Observador é abusivo na medida em que nunca expressei essa intenção”. É uma táctica conhecida: quando tudo o resto falha, culpa os jornalistas. Mas não há abuso nenhum, nem equívoco: a candidata do PS disse mesmo aquilo

Só mais um detalhe desta fascinante história: não foi só Sónia Paixão que admitiu uma coligação pós-eleitoral com André Ventura. Também em declarações ao Observador, o PCP diz que poderá "avaliar" essa possibilidade depois de 1 de Outubro.

Ainda sobre autárquicas: Assunção Cristas, líder do CDS e candidata a Lisboa, quer provar que gosta muito dos lisboetas e, por isso, reagiu no Twitter ao apuramento do Sporting para a Liga dos Campeões com a frase "Muitos parabéns ao Sporting que a partir de hoje, a par com o Benfica, também representa Lisboa na Liga dos Campeões!". Tento em conta que estamos a falar de futebol, os comentários a este tweet abriram, naturalmente, as portas do Inferno.

O novo regime das reformas antecipadas, aprovado ontem em Conselho de Ministros, custa 50 milhões por ano e pode chegar a 15 mil pessoas.

Apesar do fim das penalizações para reformados com longas carreiras, PCP e BE não estão satisfeitos. Os comunistas querem os contribuintes com 40 anos de descontos a reformar-se sem problemas, e os bloquistas exigem que as grandes empresas contribuam para o sistema.

Depois das críticas do primeiro-ministro, a PT deu ontem uma conferência de imprensa a defender-se:revelou que está a estudar com o Governo a instalação de uma rede subterrânea que funcione em situações de emergência, reconhece vulnerabilidades no SIRESP, mas nega que tenha havido falhas.

Zeinal Bava, antigo presidente da PT, aderiu ao perdão fiscal de 2012 para regularizar 11,5 milhões de euros. A informação, divulgada pelo Negócios, consta da Operação Marquês.

O herdeiro e vice-presidente da Samsung foi condenado a cinco anos de prisão. Jay Y. Lee, neto do fundador da empresa, foi considerado culpado dos crimes de suborno, perjúrio e desfalque

Na Tailândia, foi emitido um mandado de captura para a ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra - faltou à leitura da sentença num processo onde é acusada de negligência e, segundo a BBC, terá fugido do país.

Está quase, quase: o "Combate do Século" é já na madrugada de sábado para domingo. Em Las Vegas, de um lado vai estar o pugilista Floyd Mayweather e do outro o lutador de MMA Conor McGregor. Há dois artigos do Bruno Roseiro que tem de ler já esta manhã:
  • perfil onde se fala sobre ‘O Segredo’ de Conor McGregor, o milionário irlandês que há quatro anos recebia 188 euros de prestação social.
  • história do búlgaro Serafim Todorov, o último atleta a ganhar a Mayweather: recusou o profissionalismo, entrou em depressão e vive com 370 euros por mês

Os nossos Especiais

A Polónia é hoje um país partido ao meio que desafia a União Europeia. A recente reforma judicial levou milhares de pessoas às ruas, mas também há quem goste do tom agressivo do governo. A Cátia Bruno explica o que se está a passar.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre as últimas polémicas: "O politicamente correcto é um sinal do que pode vir a ser um Ocidente em declínio: uma aglomeração paroquial de pequenos lóbis identitários, a discutir minúcias, sob a vigilância de um poder despótico".

Diana Soller escreve sobre Donald Trump: "No choque com a Coreia do Norte o 'fogo e a fúria' americanos estão a ser contidos pelo pacto conservador moderado entre o Departamento de Estado, o Pentágono, e o Conselho para a Segurança Nacional".


Notícias surpreendentes

Em Setembro vamos todos começar a falar em vinhos. Por isso, a Ana Cristina Marques fez uma lista com 10 programas de vindimas, se lhe estiver a apetecer cortar cachos e pisar uvas (e no fim provar, claro).

Também em Setembro, estreia no Netflix um novo documentário sobre Lady GagaAs câmaras acompanharam-na durante um ano.

Fini é um gelado artesanal português e nasceu da cabeça de Maria Ramadas, que estudou biologia celular e molecular. O negócio começou em Sesimbra e já está em todo o país, como conta o Mauro Gonçalves.

Preparado para o fim de semana? Está quase. Divirta-se e já sabe que estamos sempre aqui com as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário