sábado, 7 de outubro de 2017

Victor Madail: “Mira tem contribuído muito para com os seus Bombeiros”

Victor Madail é o Presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Mira. Por isso, nas vésperas das comemorações do 35º Aniversário desta importante e benemérita instituição, o Jornal Mira Online dá-lhe conta do que pensa este homem que “não gosta de unanimismos” e que sente-se muito bem a “conviver em Democracia”.
Não foi fácil ao Presidente e ao repórter conseguirem acertar as agendas devido aos muitos compromissos. Mas, como o compromisso maior “é com as pessoas”, aqui chegamos à uma entrevista exclusiva que serve para dar conta do passado, do presente e do futuro dos BVM…

Comemorações
As expectativas sobre o dia de amanhã, segundo Victor Madail “estão mais baixas neste momento, por conta do incêndio da Pampilhosa da Serra, onde temos alguns homens a atuar neste momento”, mas isto não impede que a instituição comemore mais um aniversário. Aliás, faz parte, no fundo, do trabalho que ali se faz todos os dias, a qualquer hora!
Assim, o dia será dedicado a celebrar a importância do momento, sem nunca esquecer do que já se passou e sem nunca descurar o que está por acontecer.
Madail faz questão de agradecer “num primeiro momento, ao Poder Local, pois tanto a Câmara Municipal como a Junta de Freguesia de Mira contribuíram – muito – para com a realização deste evento”. E dá exemplos: “A Câmara Municipal, na pessoa do Dr. Raul Almeida deu-nos “carta branca” para fazermos uma estátua que será inaugurada amanhã, no Cemitério de Mira. A ideia e a solicitação para que pudessem contribuir com isto, foi da nossa Direção, mas – prontamente – tivemos a aceitação da Câmara. E, temos a certeza de que os mirenses se sentirão orgulhosos do que ali estará!”.
Quanto à Junta de Freguesia de Mira, “tal como no caso do Dr. Raul, o Presidente Artur Fresco merece todo o nosso reconhecimento, pois ambos acederam em contribuir, cada entidade à sua maneira (a JF contribuiu com 5.000 € para estas comemorações), muito antes de saberem se seriam reeleitos ou não… não tiveram problema algum em fazermos estas comemorações depois das eleições… como tal, ninguém poderá acusar a ambos de qualquer tipo de eleitoralismo nestas ações!”.
Há cerca de 4 meses tudo tem sido preparado para que no dia de amanhã possam ser homenageados “a primeira direcção desta casa, todos os que já partiram e também a todos os que – direta ou indiretamente – ajudaram no desenvolvimento e no crescimento da instituição”.
 Mandato atual
Faltando poucos meses para o fim deste mandato, Victor Madail concordou em fazer um pequeno balanço sobre o que já foi feito e deu algumas pistas para o futuro mais próximo.
“Bem sei que são as pessoas que devem olhar para o trabalho desenvolvido pela nossa direcção, mas considero que avançamos bastante nos últimos anos. Bem sabemos que muito ainda está por ser feito – gerir uma casa destas é algo que sempre merece um olhar para o futuro – mas, do que já passou, podemos dizer que estabelecemos protocolos e conseguimos uma parceria total, não somente com as entidades locais, como também com toda a comunidade mirense. Não estamos a falar somente da parte financeira, mas também, das regalias conseguidas para nossos homens e mulheres. Atrevo-me a dizer que o voluntariado está a ser reconhecido em Mira, no dia-a-dia. Isto foi algo que conquistamos com muita luta”.
E a população mirense? Como será que o Presidente dos BVM vê a interação com as pessoas? “Para dizer a verdade, tem sido excelente a relação Bombeiros/população. As pessoas têm contribuído, embora sempre seja necessário algo mais, pois os custos são elevados. Mas, no geral, estamos muito satisfeitos, e dou um exemplo: o último peditório que fizemos bateu recordes e isto demonstra que a população está atenta ao que se passa e que não nos nega apoio!” Para completar o tema, Madail define tudo numa pequena frase: “Honestamente falando, não temos encontrado obstáculos na sociedade mirense”.
Quando questionado se pensa em recandidatar-se, o cidadão Victor Madail faz um pequeno silêncio, revelador do que está a pensar neste momento: “Olha, estou a ponderar os “prós” e os “contras” de uma hipotética recandidatura! Isto é algo que tem de ser conversado em família pois, como devem compreender, o associativismo que tanto me apaixona, acarreta perdas em casa… menos horas disponíveis para os meus… isto é uma atividade “pro bono” de todos nós que damos a cara pela instituição e, com tal, não podemos dizer “sim” ou “não” de ânimo leve… tudo deve ser bem meditado”.

Frases que definem o Passado, do Presente e do Futuro da Instituição

Primeiro, o Passado:
“Queremos que todos tenham em atenção – ele afirma – que nunca podemos, nem devemos esquecer os que formaram a nossa Associação, mas também sabemos que não podemos nunca deixar de “dar asas” aos nossos sonhos, que não podemos deixar de voar rumo a dias melhores. As mentalidades vão sendo mudadas passo a passo, nada acontece do dia para a noite e temos a plena convicção de que a instituição está a seguir no caminho certo!”
Agora, o Presente:
“Apesar das adversidades económicas e financeiras que sempre vão surgindo, a direcção tem dado sempre o melhor de si, na busca de soluções. Não há nela, nenhum unanimismo… graças a Deus, convivemos bem com a Democracia e conseguimos sempre superar as divergências normais de opiniões, sempre em prol do coletivo, do bem maior que é a Associação, em si”
Finalmente, o Futuro que começa já hoje:
“Temos atuado, temos realizado pequenas modificações sem grande alarido. Não procuramos protagonismo, sabe? Não temos necessidade de andar a mostrar ao mundo o trabalho realizado. Os Bombeiros e Bombeiras e a própria população acabam por ver e saber o que se vai passando!”. Madail fala de “portões elétricos – que são bem caros” e de outras “pequenas coisas que vão sendo feitas”, mas deixa para o fim a novidade que julga ser demonstrativa do que quer para o futuro: “estamos há trabalhar num projeto que entrará em vigor, no mais breve prazo… Há cerca de um ano, um Bombeiro iniciou uma formação em cinotecnia. Muito brevemente ele estará a dar treinos a quem quiser fazer o mesmo com seus cães! Penso que esta será uma ideia que trará bastantes benefícios, no geral. O local onde estas formações serão dadas já está definido e acertado e, atempadamente será anunciado para que os interessados possam usufruir desta nova valência”.
Victor Madail é homem de palavras rápidas, frases pensadas e muita ação. Não gosta de “estar parado”, quer “que as coisas andem”, mesmo que não seja na velocidade que ele pretende. Este Domingo lá estará ele, “de corpo e alma” a celebrar o que deve ser celebrado e a contestar, o que julga que deve ser contestado.
Goste-se ou não, o estilo deste homem vai ditando o dia-a-dia do que se passa dentro e fora do quartel, mas que aos Bombeiros Voluntários de Mira, diz respeito.
Ele garante querer somente “o melhor para a causa” que defende. Reitera não estar atrás de protagonismos e, deixa para depois, o futuro pessoal, pois – segundo o próprio – “o que importa é o futuro da instituição”…
Por ora, o que ele quer mesmo é “que a população, no seu todo, esteja presente nas comemorações deste Domingo… que estejam com os nossos Bombeiros, pois eles nunca deixam de estar onde são solicitados”…

Francisco Ferra

Nenhum comentário:

Postar um comentário