quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

360º- Os vídeos dos 4 lances polémicos do Benfica-Sporting (e o resto do empate no dérbi); e como se financiam os partidos lá fora (e que lições dão)

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o futebol dominou a noite. Jonas conseguiu finalmente marcar ao Sporting: foi de penálti, a dois minutos do fim, e valeu o empate ao Benfica no dérbi lisboeta (1-1). Uma divisão de pontos que só favorece o FC Porto, que se isola na liderança, a cinco pontos dos encarnados e a dois dos verde e brancos: ficam assim as contas do campeonato.
Quanto ao FC Porto, o grande beneficiado da jornada, venceu por 2-1 o Feirense, num jogo em que acabou com dez, marcou só no fim e também voltou a contestar a arbitragem. Antes, os portistas descodificaram os últimos mails da discórdia com o Benfica.

Nas outras notícias da manhã, a Comissão Europeia anunciou que vai investigar a venda de produtos a emigrantes lesados do BES.

Um tribunal condenou o pai de uma rapariga de 13 anos que matou uma pessoa quando conduzia o seu carro, apagar uma indemnização de 195 mil euros. O caso passou-se em 2013 e faz manchete do JN.

O pacto na Justiça que Marcelo pediu há um ano está quase alcançado. E passa por (muito) investimento nos tribunais, diz a TSF.






Outra informação importante 
Como se financiam os partidos lá fora? E o que temos a aprender com isso? Em pleno debate do escândalo da lei do financiamento dos partidos vetada por Marcelo depois de ser discutida às escondidas e aprovada à pressa, um ensaio de Nuno Gonçalo Portas mostra que lições devemos tirar de como os partidos alemães, franceses ou espanhóis conseguem dinheiro.

O tema continua aliás a marcar a atualidade. O Presidente deu ontem a conhecer os fundamentos do seu veto ao Parlamento,admitindo promulgar o diploma se os partidos desistirem das alterações ao IVA e à angariação de fundos. Mas o PCP e os Verdes querem forçar o articulado tal como está, o PS admite falta de informação mas não diz se vai fazer as alterações pedidas e o PSD agora deixou de ter pressa em mudar a lei. Ainda mais surpreendentes são as explicações de Ferro Rodrigues: elogiou o veto presidencial por este não ceder ao "populismo antiparlamentar". Ou seja, a culpa da polémica é de quem está contra os partidos, não da forma como os partidos se comportaram...

Já Fernando Negrão diz, em entrevista ao Público e à RR
que "os deputados não têm o poder que deviam ter" e o "Parlamento se tornou o braço legislativo dos Governos".
 

A Raríssimas tem uma nova presidente. Chama-se Sónia Laygue, é mais conhecida por Margarida, e tem uma filha de três anos com uma doença rara que ainda não foi diagnosticada que frequenta a Casa dos Marcos. A lista única para a nova gestão da associação que está sob polémica desde que a ex-presidente, Paula Brito e Costa, é suspeita de desvio de fundos, apareceu à última hora e foi constituída numa manhã. Agora vem aí "uma luta", diz a nova líder.

Os professores continuam sem chegar a acordo com o Governo sobre a progressão nas careiras e os concursos.O mais certo é haver novas greves em fevereiro: palavra de Fenprof...

Duas outras notícias que ainda prometem dar muito que falar. A EDP Comercial foi proibida pelo regulador de usar palavras enganosas para recuperar clientes; e o Parlamento vai mesmo ouvir o Governo e a Santa Casa sobre o Montepio (só não se sabe se antes ou depois das eleições do PSD).

Lá fora, há mais problemas na família TrumpSteve Bannon, o ex-assessor e ideólogo do presidente americano, tem um novo livro onde acusa Trump Jr. de traição. O pai reagiu de imediato dizendo que Bannon estava a "ficar doido". Já Paul Manafort, o ex-diretor da campanha presidencial, processou Robert Mueller, o procurador que investiga as interferências da Rússia nas eleições americanas. Entretanto, Trump desfez a comissão criada para averiguar as fraudes eleitorais.

Por falar em EUAPortugal pode perder a isenção de vistos. Segundo o Departamento de Estado norte-americano, há uma violação das regras há vários anos.

Nas Coreias fez-se históriadepois de dois anos de silêncio sem atender as insistentes chamadas do Sul, Kim Jong-un ligou para o país vizinho. O telefonema durou 20 minutos e já foram conhecidos vários detalhes, incluindo as cores dos telefones.

Em França, Emmanuel Macron vai promulgar uma lei contra as notícias falsas em períodos eleitorais.

Em Espanha houve desenvolvimentos na investigação ao homicídio da adolescente Diana Quer: a mulher do assassino (e violador) confesso terá estado envolvida no crime e é acusada de delito sexual.

E há uma foto (linda) do Reveillon em Copacabana que está a causar choque no Brasil. Vê-se um menino negro sozinho, deslumbrado, a olhar para o fogo de artifício enquanto centenas de brancos se abraçam na praia: há ou não preconceitos raciais no país?




Os nossos Especiais 

A PJ fechou uma clínica de medicina alternativa especializada em burlar reformadosPor telefone, os idosos eram convidados a uma consulta grátis e depois coagidos a adquirir tratamentos e aparelhos médicos caríssimos. Numa das consultas, chegaram a pedir 20 mil euros, conta a Carolina Branco.


A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes, numa opinião em vídeo, fala das proibições do Governo: "Uma coisa é proibir o que incomoda os outros, como o fumo. Outra coisa é quererem-nos impor uma só dieta e colocar alimentos no index. Não estou a defender os excessos, estou a defender a liberdade".
  • Paulo Tunhas escreve sobre o financiamento dos partidos e as avenças na câmara de Lisboa: "A associação secreta vulgarmente referida por Assembleia da República e a Câmara de Lisboa decidiram contribuir generosamente para confortar os cidadãos na sua pouco simpática visão da classe política". 
  • Helena Garrido escreve o que seria um guia optimista para 2018: "Não haverá nenhuma crise financeira e os juros continuarão baixos. O Governo vai começar a actuar para que o Estado funcione melhor. Eis um guia optimista para 2018".



Notícias surpreendentes
Nas estreias de cinema desta semana, o destaque vai para “Jogo da Alta Roda” sobre a história real de Molly Bloom, a chamada "princesa do poker". O Eurico de Barros dá-lhe 3 estrelas, mas sugere-lhe outros três filmes em alternativa.


As passadeiras vermelhas dos Globos de Ouro (este domingo) e dos Óscares (em março) vai vestir-se de luto. Que é como quem diz: as principais atrizes, num protesto contra o escândalo dos casos de assédio sexual, decidiram usar vestidos pretos. Quem falou pela primeira vez do tema foi Meryl Streep, em entrevista ao New York Times: admitiu que também foi assediada, mas não revelou nomes.

E como a Coreia do Norte voltou a estar no topo das notícias, acabo com 53 cartazes da propaganda do regime de Kim Jon-unHá, claro, ódio contra os EUA, campanha pela unificação das Coreias e devoção aos líderes: assim acham eles que se educa o povo.

Hoje é dia do primeiro debate entre Santana Lopes e Rui Rio, os dois candidatos à liderança do PSD nas eleições marcadas para dia 13Observador fará a cobertura e a análise ao que ambos disserem na RTP a partir das 20h00. Até lá, não faltarão notícias

Uma boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário