sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Autarca de Ílhavo confiante em centro de aquacultura após reunir com ministra

Resultado de imagem para Autarca de Ílhavo confiante em centro de aquacultura após reunir com ministra

O presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que terça-feira participou numa reunião com a ministra do Mar, disse ter ficado confiante no futuro e consolidação do Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura.

“A forma expressiva como a ministra Ana Paula Vitorino demonstrou interesse e abertura ao projeto apresentado, faz com que o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo encare o futuro e a consolidação do CITAQUA com particular confiança, numa importante aposta estratégica do desenvolvimento da Aquacultura no panorama nacional, com claro enfoque na Região centro e no Município de Ílhavo”, comenta o autarca em nota de imprensa.

O consórcio constituído para criar aquele centro especializado pretende que o mesmo venha a funcionar no edifício da antiga “Depuradora de Bivalves”, mas este é propriedade da Administração do Porto de Aveiro, que depende do Ministério do Mar.

Segundo a autarquia, tal localização, junto ao Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Marinhos “ECOMARE” e ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, na Gafanha da Nazaré, permite “a plena articulação com a Universidade de Aveiro e o ECOMARE, com o Parque de Ciência e Inovação desta Universidade e com a Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo”.

De acordo com a nota de imprensa municipal, a reunião com Ana Paula Vitorino “teve como principais objetivos, sensibilizar a ministra o Mar para a importância do posicionamento estratégico regional e nacional do projeto e potenciar fontes de cofinanciamento assentes no Portugal2020”.

Enquadrado no Plano Estratégico para a Aquicultura Nacional 2014-2020, aprovado em outubro de 2014, o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA) pretende atuar como “catalisador de soluções, processos e tecnologias, potenciando a sua associação ao ECOMARE, sob a orientação científica da Universidade de Aveiro, para prestar serviços qualificados ao setor da aquacultura, formação profissional, e ainda promover novas soluções e produtos aquícolas com elevada segurança alimentar”.

Para a criação do CITAQUA foi constituído em novembro um consórcio entre a Câmara Municipal de Ílhavo, a Universidade de Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro e a Associação Portuguesa de Aquacultores.

Fonte: Lusa
Foto: LUÍS FORRA/LUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário