sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

“Mira pode se tornar um pólo de atração para clubes e seleções de atletismo!”

Vai acontecer no dia 4 de Fevereiro, mas há muito que anda a mexer com o Concelho de Mira e arredores: a Taça dos Clubes Campeões Europeus (em Corta-Mato) está a chegar!
Tendo sido apresentada em Conferência de Imprensa esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira, esta prova já tem números que impressionam: serão 366 atletas (212 homens e 154 mulheres) e 150 oficiais que irão compor um quadro de 25 países participantes, 53 clubes e 62 equipas. Para toda esta comitiva de atletas, treinadores, médicos e afins, serão ocupados 7 hotéis, sendo 75 quartos single e 212 quartos twin. 
E estes números foram, também eles, motivos de orgulho do Presidente da Câmara Municipal de Mira, que estava ladeado pelos Presidentes da Associação de Atletismo de Coimbra e da Federação Portuguesa de Atletismo. Admitindo um "carinho especial pelo apoio recebido desde a primeira hora" desta ideia, incluiu também no lote de agradecimentos, o Turismo Centro de Portugal, na pessoa de Pedro Machado, que foi sempre um apoiante do projeto.
Raul Almeida afirmou mesmo que "este investimento se refletirá para além da nossa economia local, tendo impacto também na economia regional, com a capacidade hoteleira de toda a região, esgotada".
O 15 de Outubro também não foi esquecido. Com uma candidatura ao "Programa Valorizar", atribuído aos municípios que tiveram área ardida, é possível ressarcir 90% dos custos da Prova (orçada em 30.000 euros). A candidatura já foi submetida e a Câmara Municipal "aguarda apenas a sua aprovação" . Para o autarca, "é muito importante esta aprovação, para além do que, esta candidatura se enquadra exatamente no espírito que o Turismo de Portugal pretende, que é o de promover os municípios afetados pelos incêndios".
A prova terá honras de transmissão em direto na RTP e resumos na Eurosport e certamente trará, como não podia deixar de ser, uma enorme visibilidade do Concelho e da região a todos os locais onde forem difundidos, pelo continente europeu.
Para o final, deixou uma "palavra de apreço aos colaboradores da Câmara que têm vestido a camisola, como é habitual, neste evento e à Associação da Valeirinha, que é o nosso clube de atletismo e que muito tem contribuído com os seus voluntários e com os conhecimentos técnicos".
A Associação de Atletismo de Coimbra congratulou-se "com o crescimento verificado em Mira e também, com a estrutura onde acontecerão as provas, que pode ser de uma enorme mais-valia para o Atletismo da região."
A Federação Portuguesa, na pessoa do seu Presidente, registou o facto de que, depois de tão pouco tempo da catástrofe que se abateu sobre a região, ser possível atingir o objetivo de realizar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Deu a conhecer, também, a representação portuguesa que contará com cerca de 70 atletas, nas seguintes vertentes: seniores femininos: Sporting; seniores masculinos: Sporting; juniores femininos: Sporting e, juniores masculinos: Benfica, deixando claro o seu apoio e reconhecimento "pelo enorme trabalho destes clubes, também grandes, no panorama do atletismo nacional".
Esperando que "estas quatro equipas consigam fazer uma boa figura", disse esperar que possam "figurar nos primeiros lugares em disputa" e que as fortíssimas marcas Benfica e Sporting "possam trazer muitas pessoas para assistir o evento".
Por fim, fez questão de falar sobre o que representa para os países e clubes do norte da Europa, uma prova desta envergadura neste local: "Tenho a certeza de que, se a prova acontecesse hoje, os atletas nórdicos diriam que estavam no paraíso, por conta de um clima totalmente diferente daquele a que estão acostumados!"Entusiasmado com esta perspectiva, afirmou que "muitos levarão daqui a mensagem do clima, da hospitalidade... nada melhor que promovermos a localidade e o país, como um evento destes!"E, foi ainda mais longe ao afirmar que 3 equipas que participarão na prova, "ficarão por cá mais uma semana, para treinar... e, muitas das que forem embora, acabarão por lamentar não estarem aqui mais uns dias... tenho a certeza de que, tendo o Algarve e Leiria, um bom nome a nível de atletismo lá fora, pelas condições oferecidas, que Mira também acabará por se tornar um terceiro pólo de atração para estes clubes e países que procuram clima e condições como os que temos para oferecer!"
Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário