sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

360º - A manipulação de informação no caso das creches para os trabalhadores da Autoeuropa. PGR investiga braço direito de Rui Rio

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Donald Trump tentou demitir o procurador-especial que está a investigar o Russiagate. E só foi travado pelo conselheiro legal da Casa Branca, que se recusou a cumprir a ordem e ameaçou com a sua própria demissão. A história foi avançada pelo The New York Times, que cita quatro fontes diferentes.

Hoje, no meio de mais este escândalo, Trump discursa no Fórum Económico de Davos, para explicar e defender o que quer dizer com "América Primeiro".

Um incêndio num hospital na Coreia do Sul, esta sexta-feira, já fez 37 mortos e mais de 70 feridos.

Novos desenvolvimentos do caso Lula: depois da condenação, o antigo Presidente brasileiro tem de entregar o passaporte e está proibido de sair do Brasil.


Mais informação importante
Afinal, as creches ao sábado para os trabalhadores da Autoeuropa pagas pela Segurança Social são uma solução à medida ou não? Resposta curta: são. Resposta longa: são e o Governo esforçou-se, durante 24 horas, para omitir e manipular a informação de forma a enganar os jornalistas e os cidadãos. Depois de as entidades oficias insinuarem que havia 953 creches no mesmo regime, a secretária de Estado da Segurança Social admitiu finalmente que a abertura ao sábado não é comum. No Observador, o João Francisco Gomes procurou a resposta a quatro perguntas que ajudam a entender melhor esta confusão deliberada.

Depois da rapidez, a lentidão. Ontem, o parlamento adiou pela terceira vez a votação dos projetos de lei sobre transparência e incompatibilidades. Motivo: esperar pela liderança de Rui Rio no PSD.

O Observador publicou uma investigação jornalística sobre as suspeitas de favorecimento na câmara de Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio nas eleições do PSD, e poucas horas depois surgiu a informação:o Ministério Público tem um inquérito aberto a negócios que ligam a câmara de Ovar à empresa do atual vereador.

O défice caiu 1,6 mil milhões de euros em 2017. O que mostram os números?

Fernando Medina está a tratar da sua imagem: tal como o Presidente da República e o primeiro-ministro, também o presidente da Câmara de Lisboa tem um fotógrafo oficial. Trata-se, simbolicamente, da mesma pessoa que acompanhou Cavaco Silva em Belém durante 10 anos. O assunto é polémico, envolveu situações confusas no passado e agora é falado porque o contrato prevê o pagamento de 4 mil euros por mês.

A Praça da Figueira, em Lisboa, vai ter uma das fachadas coberta de azulejos. O projeto estava parado desde 2001, por ter levantado dúvidas à Direção Geral do Património Cultural. Durante estes anos, os azulejos estiveram guardados um armazém, escreve o Público.

Mais mudanças em Lisboa, esta no trânsito: a partir de fevereiro, os semáforos entre o Marquês e Entrecampos vão ficar verdes para dar prioridade a autocarros atrasados.

No julgamento do caso Manuel Vicente, Orlando Figueira arranjou mais uma linha de defesa: disse que o processo em que está a ser julgado por corrupção serviu paraatingir a procuradora Cândida Almeida, afastada por Joana Marques Vidal do DCIAP.

A SIC mostrou ontem uma história mal contada à volta deste processo: há várias pessoas que tomam freneticamente notas no tribunal onde está a ser julgado o caso que envolve Angola, sem se perceber porquê ou para quê. Quando a jornalista fez perguntas, as respostas foram anedóticas.

O tweet de um jornalista de tecnologia estrangeiro lançou a dúvida: será que a Google vai abrir em Portugal apenas um call center? Uma fonte próxima do processo e o governo garantem que não. Trata-se de um “centro de investigação e desenvolvimento de software de novas tecnologias”.

artigo mais popular no Observador ontem foi sobre as entrevistas de emprego na Google. Neste vídeo, veja as 12 perguntas mais bizarras que já foram feitas aos candidatos.

A Amazon pode estar prestes a vir para Portugal. A empresa está em negociações com a Câmara do Porto, escreve oNegócios.

Nuno Artur Silva vai sair da administração da RTP, na sequência de acusações de conflitos de interesses. A administradora Cristina Vaz Tomé também sai, mas Gonçalo Reis é reconduzido como presidente.

No Restelo, em Lisboa, uma praga de ratos fechou uma escola secundária - pela segunda vez neste ano lectivo.

A discoteca Urban Beach vai reabrir amanhã, depois de ter estado encerrada durante três meses devido a agressões. 

Está a ser investigado o atentado ambiental no Tejo que deixou o rio coberto por um manto de espuma em Abrantes. As imagens deixaram pescadores, autarcas e ambientalistas indignados

Na Europa, há “uma geração inteira que pode nunca recuperar” da crise económica, com salários menores, menos bens, mais dívida e em maior risco de pobreza. Oalerta foi feito num artigo do FMI e numa intervenção de Christine Lagarde em Davos. O Nuno André Martins dá os números, os detalhes e as soluções (que até passam por Portugal).

Na "casa dos horrores", os filhos do casal que os acorrentava começam a contar a sua história e a revelar como viviam: eram presos pelos pais em diferentes divisões, não tinham televisão nem rádio mas escreviam em cadernos. Em tribunal, houve um pormenor inquietante, quando a mãe fez um sorriso ao saber que estava proibida de contactar com os filhos -veja o vídeo sobre esse momento.


Os nossos Especiais
 
Estará a Espanha num beco sem saída? E a Catalunha também? No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto falam sobre o impasse criado pela crise política.

Há 8 fundos que são suficientes para a sua carteira. Esqueça os outros 3.888. O David Almas escolhe os melhores produtos nas 64 categorias de fundos de investimento.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Uma modesta proposta para aumentar a confusão": "Depois de Passos Coelho, a política portuguesa ameaça tornar-se uma confusão, com os partidos misturados num crepúsculo indistinto. É a hora de todos os gatos políticos serem pardos".

Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandespergunta: "O Serviço Nacional de Saúde está em ruptura e ninguém protesta?".

Diana Soller escreve sobre a condenação de Lula: "Tenho ouvido dizer muitas vezes que há políticos que 'roubam', mas fazem muito em prol da população. Por isso podem ser eleitos outra vez. Lula é o caso paradigmático. Mas uma mão não lava a outra".

Vem aí o terceiro episódio de SuperNanny e, por isso, noBICA, a Filomena Martins, a Rita Ferreira e eu discutimos quem se porta mal em toda esta polémica.


Notícias surpreendentes

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, um grupo de judeus teve o plano de assassinar seis milhões de alemães. Chamavam-se "Vingadores" e queriam vingar-se das mortes no Holocausto. A história foi agora transformada num documentário.

Casey Affleck não vai entregar o Óscar de Melhor Atriz na cerimónia deste ano. O ator, que foi acusado de conduta sexual imprópria durante a rodagem de um documentário, diz não querer ser "uma distração" do movimento #MeToo.

O estúdio de design Oupas! junta três portuguesas que fazem projectos em papel que são requisitado por marcas e artistas. O Mauro Gonçalves foi conhecê-las.

Foi encontrado em Israel o fóssil de um maxilar que indica que o Homem deixou África 50 mil anos mais cedodo que julgávamos. É o mais antigo fóssil do Homem moderno fora do continente africano.

A CNN fez uma lista com os doze locais espalhados pelo mundo onde os turistas não devem ir. Descanse: não há nenhum destino português (mas Barcelona está lá).

Enquanto se prepara para o fim de semana, nós vamos continuar atentos às notícias. Já sabe que só precisa de vir aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário