terça-feira, 17 de abril de 2018

360º - Vamos descobrir onde o Estado falha. Mais suspeitas no caso dos colégios GPS. Pressão aos deputados insulares que duplicavam apoios

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Está a ser cada vez mais difícil os deputados da Madeira e dos Açores que receberam apoios duplicados pelas deslocações fazerem de conta que  não é nada com eles. A sucessão de acontecimentos foi assim:

  1. O deputado do Bloco Paulino Ascenção pediu desculpa, anunciou que vai entregar o dinheiro a instituições de solidariedade e renunciou ao mandato por causa desta “prática incorreta”;
  2. O PSD decidiu pedir um parecer à subcomissão de ética e deixou em aberto a saída de deputados que duplicaram abonos;
  3. O deputado socialista Luís Vilhena admitiu deixar o cargo se a prática for considerada ilegal;
  4. Ao final da noite, a deputada do PSD Sara Madruga da Costa assumiu que acumulou apoios de deslocação à Madeira e prometeu devolver o dinheiro
Com tanta pressão, surgiu o spin: o deputado do BE já tinha anunciado antes que pretendia deixar o Parlamento para regressar à Madeira. Presume-se, porém, que não planeasse sair desta forma pouco edificante.

Em toda esta história, há um nome politicamente problemático: o do omnipresente Carlos César. O presidente do PS e líder parlamentar socialista é um dos deputados que duplicou os apoios. Se todos caírem, ele também cai — e, como se imaginará, o PS não permitirá que ele caia. Num esclarecimento, César garante e jura que “cumpre e sempre cumprirá a legislação e regulamentação em vigor”.


Mais informação importante
O Ministério Público suspeita que os arguidos do caso dos colégios GPS terão desviado dinheiro para o Brasil e Macau. Na investigação está em causa o destino dado a fundos provenientes dos contratos de associação celebrados com o Estado.

A SIC divulgou ontem imagens dos interrogatórios da Operação Marquês onde José Sócrates aparece como o "animal feroz" que sempre disse ser: berra, bate na mesa, faz caretas. E diz frases como "Isso é mentira! O senhor está a inventar!" ou "Isto foi uma manha sua, sr. procurador".

Os arguidos (mais ou menos vociferantes) da Operação Marquês podem requerer a abertura de instrução do processo até 3 de setembro. Foi essa a data limite fixada ontem pelo juiz Carlos Alexandre

A carga fiscal só vai baixar em Portugal quando houver superávit, ou seja, lá para 2020. Esta garantia/ promessa/ameaça (escolha a sua palavra preferida) é de Mário Centeno. Em entrevista à TSF, falou ainda de forma enigmática sobre eventuais aumentos na função pública: "Nunca me ouviu dizer a palavra nunca e também não vai ser agora". O ministro das Finanças deixou mais frases que vão dar que falar ao longo do dia:
  • "É muito importante que não percamos de vista esta ideia de que o sol de facto não brilha todos os dias... E temos que nos precaver";
  • "As responsabilidades têm de ser partilhadas por todos os partidos que aprovam o orçamento";
  • "Há muitos calendários. Esse [de poder vir a ser comissário europeu] ainda não está colocado".

Ainda sobre impostos: a fatura fiscal cobrada em cada litro de gasóleo em Portugal subiu 15% desde o início de 2016. São mais 9 cêntimos por litro.

O Presidente da República foi a Madrid dar uma enorme novidade sobre a política portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa disse a alunos universitários de Madrid que "a extrema-esquerda não existe mais em Portugal". O que são então o BE e o PCP? São uma "esquerda mais ambiciosa nas suas posições". Mais ambiciosa?

O Banco de Portugal avançou com um processo contra a KPMG, que acusa de falhas e incumprimentos na auditoria do BES. A notícia é do Público.

Se perder o PIN do Cartão de Cidadão já não precisa de pagar um novo. Mas atenção que não é de graça: custa sempre 5 euros. 

A Rádio Clube de Arganil acusou Bruno de Carvalho de impedir os órgãos de comunicação social, à exceção da TV e do jornal do Sporting, de "gravar, filmar e tirar fotografias" num almoço comemorativo. Durante a sessão, o presidente do clube fez o seu discurso de sempre.

Por falar em Sporting TV e em jornal do Sporting: os prémios Pulitzer para o melhor jornalismo americano foram entregues ontem. Os vencedores da categoria Serviço Público foram o New York Times e a revista The New Yorker pelas suas investigações nos casos de assédio sexual de Harvey Weinstein.

A Rússia anunciou que os inspectores internacionais vão poder visitar Douma, para investigar o uso de armas químicas pelo regime de Assad. Mas na segunda-feira os russos tinham impedido que isso acontecesse. Há suspeitas de que estarão a destruir provas.


Os nossos Especiais

Porque é que o Estado está a falhar no caso da ala pediátrica do Hospital de São João? A resposta, que inclui rivalidades locais e a paralisia de três governos, está na nova rubrica do Observador "Onde o Estado falha".

Com notícias diárias de hospitais financeiramente estrangulados, de escolas com buracos, sem autorização para comprar cadeiras, e de falta de meios para garantir segurança de pessoas e bens, o Observador decidiu fazer um raio-x completo ao Estado. A rubrica "Onde o Estado falha" vai explicar porque é que as coisas correm mal em diversos casos concretos.

Os leitores podem enviar informações para os jornalistas do Observador, que depois as investigarão. Basta preencher este formulário.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre "A lógica das causas fracturantes": "A legislação sobre a identidade de género deixa-nos com uma questão: tal como acontece com a religião, não seria melhor o Estado deixar pura e simplesmente de registar o sexo dos cidadãos?"

Laurinda Alves escreve "Ganchinho no seu Everest": "Há e haverá sempre tempo para parar e ver outros protagonistas, outros vencedores. Nesta lógica e com este sentido hoje escrevo sobre o Diogo Ganchinho e os atletas que estiveram em Baku".

Nuno Crato escreve "O meu Conta-Passos": "Ao contrário dos românticos, que pensam que ter vontade e trabalhar ou estudar com gosto é o que basta para progredir, a psicologia e a gestão mostram que a avaliação é fundamental para o progresso".


Notícias surpreendentes

Vamos ao nosso momento "radar sentimental":

Morreu Choi Eun-hee, a estrela do cinema da Coreia do Sul raptada em 1978 pela Coreia do Norte. Depois de fugir do regime de Kim Jong-il, foi para os EUA e finalmente regressou a Seul.

O Mercadão é um centro comercial português que só existe na Internet. A plataforma foi criada por três sócios com experiência em "e-commerce" e põe "personal shoppers" a fazer compras encomendadas pelos utilizadores.

A NASA vai começar uma nova missão para caçar planetas para lá do Sistema Solar  e há uma equipa de portugueses envolvida. O lançamento do satélite TESS deve acontecer na quarta-feira e a Marta Leite Ferreira já falou com o astrónomo e investigador Tiago Campante.

Quem corre mais aprende melhor? Uma investigação com ratos concluiu que sim. Por isso, pegue nas sapatilhas.

Quando tiver acabado de correr, aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário