sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Covid-19: Mais de 300 empresas apresentam candidatura a Fundo de apoio económico do Município de Leiria

O Município de Leiria recebeu 303 candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal de Apoio Comercial e Empresarial criado com o objetivo de conceder apoios financeiros às empresas para a recuperação da atividade, a manutenção dos postos de trabalho e o reforço da capacidade de resposta à situação de crise.

Neste momento, as candidaturas estão a ser analisadas pelos serviços do Município, sendo que a totalidade das candidaturas, em caso de aprovação, representaria um montante de apoio na ordem dos 630 mil euros, o que levou a um aumento da verba disponível no fundo, que era inicialmente de 375mil euros.

As candidaturas aprovadas para as quais não exista dotação financeira, serão integradas na segunda fase do programa que se prevê iniciar ainda no mês de Fevereiro, e que vai contemplar também empresas ligadas às atividades turísticas e culturais, duas áreas especialmente afetadas pela crise resultante da situação pandémica.

Nesta primeira fase, verificou-se uma predominância de candidaturas de empresas ligadas às áreas do retalho e restauração.

“Este elevado número de candidaturas superou grandemente as nossas expectativas mas confirmou que, efetivamente, o fundo de emergência é uma medida urgente e necessária para fazer face aos enormes impactos que a nossa economia local neste momento sofre com a crise pandémica”, destaca Catarina Louro, vereadora do Desenvolvimento Económico do Município de Leiria, realçando que vai ser efetuado um reforço do orçamento e aberta uma segunda fase, incluindo todas as candidaturas elegíveis que não sejam aprovadas por falta de dotação.

“Estamos a falar de quebras de faturação, no total, superiores a 15 milhões de euros, pelo que paralelamente vamos continuar a desenvolver iniciativas de apoio e incentivo ao consumo junto dos setores mais afetados”, acrescenta.

Recorde-se que este Fundo foi criado pelo Município de Leiria face à atual conjuntura provocada pela pandemia por Covid-19, com o objetivo de apoiar a economia local, tendo sido aprovado, em reunião de Câmara de 9 de dezembro, um conjunto de medidas extraordinárias que têm como destinatários o tecido empresarial e Comércio do Concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário