sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Estarreja | Câmara Municipal congratula-se com decisão da AR de valorização do Hospital Visconde de Salreu


Câmara Municipal congratula-se com decisão da AR de valorização do Hospital Visconde de Salreu.

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, congratula-se com a aprovação, na Assembleia da República, do projeto de resolução que recomenda ao governo a requalificação do Hospital Visconde Salreu, numa iniciativa do BE, PCP, PEV e PSD, estranhando a abstenção do PS na votação que decorreu na última quarta-feira, dia 3 de fevereiro.

O projeto de resolução recomenda ao Governo a requalificação da unidade hospitalar, reabilitando e modernizando o património edificado, designadamente o corpo central, a ala nascente e o corpo frontal. Por outro lado, propõe a construção de um novo bloco operatório, que permita a realização de cirurgias de ambulatório, e a reabertura do serviço de urgência básico.

O autarca espera que o Governo concretize as recomendações agora aprovadas. Desde que tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina tem reivindicado o regresso do Serviço de Urgência do Hospital Visconde de Salreu, encerrado em 2008 pelo governo socialista, e um serviço de Saúde de qualidade e de proximidade para a população estarrejense.

Diamantino Sabina sublinha que a Câmara Municipal sempre se disponibilizou junto do governo para comparticipar também financeiramente as obras de requalificação do HVS, nomeadamente do seu bloco operatório. Desde 2015, a autarquia previu em todos os orçamentos o valor de 300.000,00 euros para esse fim, sem prejuízo de eventualmente ir ainda mais longe, consoante a vontade política da tutela fosse, por exemplo, a reabertura total do serviço de urgência básico.

O autarca aplaude a iniciativa dos partidos que aprovaram o projeto de resolução, bem como a participação cívica dos estarrejenses, que resultou numa petição com mais de 4 mil assinaturas pela defesa do Hospital, e que foi analisada pelo plenário.

Diamantino Sabina garante que vai continuar a defender os direitos dos Estarrejenses no que diz respeito a cuidados de saúde de qualidade, uma luta que a população e os seus autarcas já travam desde o encerramento das urgências, com o propósito da criação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga que veio a integrar, numa mesma organização, três unidades hospitalares de Aveiro, Estarreja e Águeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário