quinta-feira, 6 de abril de 2023

Lisboa é a segunda capital mais cara do sul da Europa para comprar e arrendar casa

Lisboa registou o maior crescimento dos preços médios de venda e arrendamento nos primeiros três meses do ano, e é atualmente a segunda capital mais cara do sul da Europa para arrendar casa.
Os dados da Casafari, presentes no Relatório do Mercado Residencial referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023, contemplam os números analisados referentes a cidades do sul da Europa, nomeadamente Lisboa, Paris, Milão, Madrid e Barcelona, e comparam o 1º trimestre deste ano com o período homólogo e o 4º trimestre de 2022.
O relatório mostra que o preço médio de venda por metro quadrado (m2) em Lisboa situa-se atualmente nos 5,149 euros, apenas superado pelos 12,707 euros de Paris. Abaixo encontram-se Milão (4,969 euros), Barcelona (4,120 euros) e Madrid (4,062 euros).
Entre janeiro e março de 2023, Lisboa foi a cidade que registou uma maior subida no preço médio por m2 de venda, um aumento de +,8% face ao período homólogo e 3,4% em relação aos últimos três meses do ano passado.
No que respeita ao arrendamento, a capital portuguesa regista um valor médio de 23 euros por m2 e sendo também a segunda cidade mais cara do sul da Europa para arrendar casa. Este valor é apenas inferior aos 41 euros de Paris, igual aos 23 euros de Milão e superior aos 22 euros de Barcelona e aos 17 euros de Madrid.
Em comparação com o mesmo período de 2022, os preços nestas cidades aumentaram em média 5,2%, à exceção de Paris que registou uma ligeira quebra.
Mais concretamente em Lisboa, os aumentos foram de 5,4% face ao último trimestre do ano passado e 40,2% face ao 1º trimestre de 2022.
“Apesar do contexto adverso, marcado pelo súbito crescimento das taxas de juro, os rendimentos residenciais nas cidades em análise aumentaram ao longo do ano”, explica a Casafari, sublinhando que a subida do preço médio de arrendamento (+18,3%) tem sido maior do que a do preço médio de venda (+5,2%) na comparação com o 1º trimestre de 2022.

André Manuel Mendes / Executive Digest

Nenhum comentário:

Postar um comentário