quinta-feira, 6 de abril de 2023

Marinha Grande | ENCONTRO SOBRE AUTISMO PARA CUIDADORES

 Decorreu na quarta-feira, 5 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, o Encontro de Consciencialização do Autismo para cuidadores, familiares e amigos do Grupo de interajuda de cuidadores de crianças com perturbações de desenvolvimento.
Nesta sessão, esteve presente a vereadora Ana Laura Baridó, que referiu que, com esta ação, se ambiciona proporcionar aos munícipes, aos utentes e às famílias, uma intervenção positiva naquilo que é o seu processo de saúde. A autarca referiu que estas perturbações, nomeadamente o autismo, variam de pessoa para pessoa, pelo que, em termos de intervenção, não existe uma resposta igual para todos, sendo necessário, em vez disso, haver uma adaptação às necessidades de cada um. A vereadora realçou ainda que se deseja maximizar e potenciar a funcionalidade de cada indivíduo e manter, tanto quanto possível, a sua independência e qualidade de vida.
Marcaram também presença, enquanto oradoras, Cremilda Roldão, pertencente à Equipa de Intervenção Precoce da Marinha Grande e Diana Costa, representante de Leiria da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria, que abordaram estas temáticas. No final foi lançado o desafio para se desenvolver um evento aberto à comunidade.

Pretende-se que se trate de um espaço para troca de vivências com outros cuidadores, com o intuito de se adaptarem e adquirirem estratégias positivas para lidar com as perturbações do desenvolvimento, através de metodologias de mediação feitas por uma psicóloga.

O grupo de interajuda reúne-se às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, entre as 14h30 e as 16h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário