quinta-feira, 6 de abril de 2023

Câmara de Águeda cria rede de acompanhamento social do concelho

 Seis instituições de solidariedade social vão trabalhar em parceria com o Município, assegurando o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social e acompanhamento de beneficiários de RSI

“Queremos estar perto para dar uma resposta imediata e adequada às suas necessidades, para não deixarmos ninguém para trás”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na formalização de protocolos, na última semana, com seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, no seguimento das novas competências na área da ação social assumidas pelo Município.
Estes acordos visam a constituição da equipa municipal que irá assegurar o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS), assim como a celebração e o acompanhamento dos contratos dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) no concelho de Águeda, cuja competência passou, a partir de dia 3 de abril, a ser do Município de Águeda.
A Câmara de Águeda mantém uma relação estreita, de parceria, diálogo e trabalho em rede com as diferentes IPSS do concelho, pelo que estes protocolos confirmam e alargam o âmbito de atuação nos serviços prestados. “Juntos, iremos trabalhar para garantir que as pessoas mais necessitadas do nosso concelho recebam o apoio e a assistência de que precisam para melhorar a sua qualidade de vida, para que tenham um projeto de vida”, disse ainda Jorge Almeida.
No âmbito das novas competências, considerando a experiência que têm no terreno, o Município decidiu manter a gestão destas respostas através da contratualização com as mesmas IPSS que já o faziam para o Instituto de Segurança Social.
As IPSS que integram a equipa técnica de SAAS do concelho são: CENSI – Centro Social Infantil de Aguada de Baixo; Centro Social e Paroquial da Borralha; Centro Social e Paroquial de Recardães; Centro Social e Paroquial de Valongo do Vouga; Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Águeda; e Pioneiros – Associação de Pais da Mourisca do Vouga.
O acordo estabelecido permitirá que as instituições envolvidas trabalhem em conjunto com a Câmara Municipal na identificação das necessidades das famílias mais vulneráveis do concelho, bem como na implementação de medidas que promovam a sua inclusão social e económica.
“Estas parcerias são de grande importância, uma vez que permitirão uma maior proximidade entre a Autarquia e estas instituições, e consequentemente, uma resposta mais eficaz às necessidades das populações mais vulneráveis do concelho”, reiterou ainda Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social da Câmara de Águeda.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Águeda procura reforçar o seu compromisso com a promoção do bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, através da implementação de políticas públicas que promovam a inclusão e a solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário