quinta-feira, 6 de abril de 2023

Espetáculo LIBERDADE assinala Comemorações do 25 de Abril em Évora

 49 Anos de Revolução dos Cravos celebrados na Praça de Giraldo com concerto em estreia absoluta Artistas de cinco nacionalidades compõem o elenco de LIBERDADE, espetáculo criado propositadamente para comemorar o 25 de Abril, em Évora. Sara Correia, uma das vozes em ascensão no panorama do Fado, é um dos nomes que vai subir ao palco, acompanhada por Mari Segura, da Colômbia, Montse Cortés e Javier Limón, de Espanha, Martín Sued, da Argentina e, finalmente, pelo brasileiro Gabriel Selvage. 

Em palco, os cantores serão acompanhados pelos músicos Rúben Alves, nas teclas e acordeão, Chico Santos, no contrabaixo, Diogo Duque, no trompete, flauta e flugel, e Joel Silva, na bateria. O espetáculo está agendado para as 22h30 de 24 de abril, terminando com o Grupo de Cantares de Évora a entoar a “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso. 

Após o concerto, pela meia-noite, segue-se o sempre aguardado espetáculo pirotécnico, com as celebrações a prosseguirem na SOIR – Sociedade Joaquim António de Aguiar (Páteo do Salema), às 00h30, com atuação da banda Fanfarra Bizarra. A festa prolonga-se, noite dentro, com DJ set. 

O dia 25 começa às 10h00, na Praça de Giraldo, com a Manhã Desportiva para Famílias que inclui demonstrações e prática de várias modalidades desportivas. 

Previamente, no dia 23 de abril, os Paços do Concelho recebem, às 18h30, o tradicional Concerto Comemorativo do 25 de Abril com o Coro Polifónico “Eborae Musica”, sob a direção de Emanuel Vieira. No mesmo dia, às 21h30, a Praça de Giraldo acolhe os festejos comemorativos do 174.º aniversário da SHE – Sociedade Harmonia Eborense, com sede na mesma praça, que inclui concertos de ‘D`Aranda Jazz Ensemble’ e ‘O Marta’. 

Entretanto, entre 15 e 25 de abril, realiza-se no Largo Conde de Vila Flor – junto ao Templo Romano - mais uma edição da Feira do Livro de Évora, naquela que será uma grande festa de promoção dos livros e da leitura. 

O 49.º aniversário da Revolução de Abril é celebrado com um amplo programa de iniciativas culturais, sociais e desportivas levadas a cabo pela autarquia, com o apoio de muitas associações e entidades do concelho. O calendário completo de eventos pode ser consultado em www.cm-evora.pt .

Nenhum comentário:

Postar um comentário