sexta-feira, 26 de julho de 2024

Dia 27 de julho, às 8h45, na Escola de Enfermagem (Porto). Universidade Católica debate Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Inflamatória Intestinal

 As pessoas com diagnóstico de Doença Inflamatória Intestinal e suas famílias deparam-se com complexas exigências na gestão diária das suas vidas. A doença afeta, predominantemente, jovens e provoca fortes limitações na vida pessoal, social, profissional e nas relações interpessoais. É neste contexto que se desenvolve o 1º Seminário de Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Intestinal Inflamatória, no dia 27 de julho, com o objetivo de promover o diálogo entre vários atores que intervêm no tratamento, na investigação, nos cuidados de gestão da saúde, da doença e da formação dos enfermeiros.
Os cuidados de Enfermagem dirigidos às necessidades das pessoas com Doença Inflamatória Intestinal (DII), encontram hoje desafios que exigem uma reflexão partilhada sobre diferentes domínios como a formação, a investigação, as políticas e a práxis. Tanto a Doença de Crohn como a Colite Ulcerativa requerem cuidados de enfermagem essenciais para garantir uma qualidade de vida adequada e o controlo dos sintomas da doença.
 
No evento vão participar Cândida Cruz (Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino), de Clarisse Maia (enfermeira da Unidade Local de Saúde São João no Porto), de Samuel Fernandes (médico gastroenterologista na Unidade Local de Saúde de Santa Maria em Lisboa), entre muitos outros. Haverá várias mesas redondas sobre: Adesão ao regime terapêutico e switch na administração da terapêutica; Inovação no tratamento da DII; Consultas de Enfermagem à Pessoa com Doença Inflamatória Intestinal; Cuidando da Mente e do Corpo na DII, entre outros temas.
 
Para debater estes e outros aspetos a Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, realiza dia 27 de julho, a partir das 8h45, o 1º Seminário de Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Intestinal Inflamatória, com o objetivo de promover o diálogo entre vários atores que intervêm no tratamento, na investigação, nos cuidados de gestão da saúde e da doença e da formação dos enfermeiros.
\\

*RAQUEL BELO
Communication Consultant

Nenhum comentário:

Postar um comentário