sexta-feira, 26 de julho de 2024

Museus de Aveiro levam exposições às freguesias nos meses de verão; CMA promove espetáculos no Hospital de Aveiro; IV Romaria à Moda Antiga é já este sábado; Campanha de Vacinação Antirrábica 2024


I – Museus de Aveiro levam exposições às freguesias do Município durante os meses de verão
Entre julho, agosto e setembro, as freguesias vão receber exposições de diversas temáticas. Uma iniciativa inserida no programa Cultura Perto de Si, da Capital Portuguesa da Cultura.

Aveiro, 26 de julho de 2024 – A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024), promove um ciclo de exposições itinerantes dos Museus de Aveiro pelas freguesias do concelho. Personalidades da história de Aveiro; o sal; cerâmica; e obras de jovens criadores do Município são algumas das propostas desta iniciativa, que decorre ao longo dos meses de julho, agosto e setembro. A entrada é gratuita.
O ciclo de exposições itinerantes decorre do programa Cultura Perto de Si, de Aveiro 2024, que tem como objetivo derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística, estimular hábitos de consumo cultural e fortalecer a coesão territorial.
“Assente em quatro das temáticas que compõem o ADN do território – património, cerâmica, arte contemporânea e viagem e aventura –, o ciclo de exposições itinerantes dos Museus de Aveiro estimula a visita a vários espaços do Município e desafia à exploração de temas associados ao passado e à História de Aveiro”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
A Junta de Freguesia de Cacia recebe a exposição Uma Princesa em Aveiro, que conta, através de uma seleção de obras de arte, a vida de uma das personalidades mais marcantes da Cidade de Aveiro, a Princesa Santa Joana. A exibição, patente até 20 de setembro, que estimula a visita ao Museu de Aveiro / Santa Joana e a exploração de novos temas associados à História da Cidade.
Era uma Vez em Aveiro… estará em Aradas até 27 de setembro e dá a conhecer a organização social da Vila de Aveiro nos séc. XV e XVI. Personagens retiradas dos vários grupos sociais – a realeza, o clero, a nobreza, a burguesia e o povo – ilustram as atividades e profissões que caracterizavam a sociedade desta época.
Santa Joana e Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz terão Gente que fez Aveiro nas suas juntas de freguesia entre os meses de julho, agosto e setembro. A exposição centra-se em personalidades que marcaram a História de Aveiro em diversas áreas: cultura, educação, plano religioso, empresarial, histórico/artístico e arquitetónico. Os 16 painéis que compõem a exibição irão alternar entre as duas freguesias: de 1 de julho a 14 de agosto, oito estarão em Santa Joana e os restantes estarão em Nariz. Os painéis trocarão de freguesias entre 16 de agosto e 27 de setembro.
Também até 27 de setembro estarão uma exposição fotográfica sobre o sal, da autoria de José Maçãs de Carvalho, no Centro Cultural de Esgueira e a exibição A Poesia da Forma. A Viagem da Palavra, na Junta de Freguesia de Oliveirinha. Criado no âmbito da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, este projeto junta a criatividade dos alunos das escolas da Região de Aveiro à de artistas que transformam os seus textos em obras de arte de cerâmica.
As obras da coleção do Concurso Aveiro Jovem Criador estarão em exibição nas juntas de freguesia de Eixo e Eirol e São Bernardo, entre 22 de julho e 27 de setembro. Esta iniciativa ocorre desde 2000 e é já uma referência nacional nas áreas de Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura.

Consulte abaixo a programação deste ciclo de exposições itinerantes.

Consulte a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura em: https://aveiro2024.pt/pt/programa

PROGRAMA CICLO DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES DOS MUSEUS DE AVEIRO PATRIMÓNIO
Salão Nobre da Junta de Freguesia de Cacia*
Uma Princesa em Aveiro
*Exposição patente até 20 de setembro

Junta de Freguesia de Aradas
Era uma vez em Aveiro…

Edifício da Junta de Freguesia Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
Junta de Freguesia de Santa Joana
Gente que fez Aveiro
01 de julho a 14 de agosto / 16 de agosto a 27 de setembro

Centro Cultural de Esgueira
Sal, 2024 -- de José Maçãs de Carvalho

CERÂMICA
Junta de Freguesia de Oliveirinha
A Poesia da Forma. A Viagem da Palavra

ARTE CONTEMPORÂNEA
Edifício da Junta de Freguesia de Eixo e Eirol*
Junta de Freguesia de São Bernardo*
Aveiro Jovem Criador. Arte Contemporânea em Movimento
* Exposição patente a partir de 22 de julho

Horário de Funcionamento dos espaços que acolherão as exposições:
Junta de Freguesia de Aradas: 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ªf, 09h30 – 13h00 | 14h30 – 18h00; 4.ª f, 15h00 – 19h00
Junta de Freguesia de Cacia: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h00 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de Eixo e Eirol - Eixo: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00
Junta de Freguesia de Esgueira: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00
Junta de Freguesia de Oliveirinha: 2.ª a 6ª.f, 09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz - Nariz: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h30
Junta de Freguesia de Santa Joana: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h00 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de São Bernardo: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30

Programa Prescrições Culturais, da Capital Portuguesa da Cultura
II – CMA promove espetáculos no Hospital de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro promove três espetáculos no Hospital de Aveiro, no âmbito do programa Prescrições Culturais, integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. As apresentações terão lugar na última sexta-feira dos meses de julho, agosto e setembro, sempre às 10h30.
Destinado a utentes, familiares, visitantes e funcionários do hospital, este ciclo começa já no próximo dia 26 de julho, com “Família Plastik - Viagem a 2052”, um espetáculo com texto e encenação de Cláudia Stattmiller. Durante as férias de verão em casa da avó Rosarinho, as primas começam a pensar no futuro e a querer saber como estará o mundo quando forem adultas. Levadas por esta curiosidade, e com a ajuda da Avó, as crianças constroem uma incrível Máquina do tempo, para darem início a uma grande viagem até 2052, ano em que serão da idade dos seus pais. Rapidamente percebem que é preciso mudarmos, antes que o clima mude! Afinal, com o esforço de todos, em 2052 o mundo pode ser um lugar onde apetece mesmo viver!
No dia 30 de agosto, será apresentado “Teatro Bom Roberto”, da Red Cloud Teatro de Marionetas. Pelas mãos e palheta de Sara Henriques, os robertos elaborados por Rui Rodrigues ganham vida para a apresentação de duas das histórias mais aclamadas do reportório do Dom Roberto.
A 27 de setembro, será a vez “Pennyfly”, da Companhia Marimbondo. Esta divertida e animada dupla irá apresentar um autêntico programa de "vaudeville", no seu curioso palco móvel, que inclui jazz, sapateado, magia, diábolo e números de cabaret.

Programa de participação Prescrições Culturais – Saúde e Bem Estar
Dando seguimento ao seu Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, a Câmara Municipal de Aveiro decidiu integrar alguns dos seus programas de participação no calendário de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, entre eles o Prescrições Culturais, ligado à saúde e bem-estar.
Sendo consensual que a participação cultural ativa contribui para a melhoria do bem-estar individual e coletivo, este programa propõe hábitos culturais e práticas artísticas em lugares onde não é evidente a sua presença. A sua concretização é garantida através de colaborações entre o sistema cultural e o setor da saúde, desde médicos a enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais desta área, cujo objetivo é integrarem a prescrição cultural como possibilidade de melhoria da saúde geral da comunidade.

III – IV Romaria à Moda Antiga é já este sábado
No dia 27 de julho (sábado), às 15h30, terá lugar a IV Romaria à Moda Antiga no Largo do Mercado Manuel Firmino. Trata-se de uma organização da Fundação INATEL, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.
Dinamizada pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, em colaboração com o Grupo Folclórico de Argoncilhe, a Romaria à Moda Antiga é uma manifestação cultural, de património material e imaterial, que nos remete para as ancestrais peregrinações religiosas efetuadas por grupos de pessoas a uma igreja ou a um local considerado santo, com o intuito de pagarem promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos.
A ação começa às 15h30, na Estação, com uma Romagem desde a Estação e Largo Dr. Jaime Magalhães Lima até ao Largo do Mercado Manuel Firmino, via Avenida Dr. Lourenço Peixinho
Segue-se, até às 17h30, a atuação dos grupos folcolóricos, recriações e interação com o público.

IV – Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 decorre ao longo do mês de agosto
A campanha anual de Vacinação Antirrábica 2024, promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), decorrerá de 1 a 29 de agosto. Para assegurar o bem-estar dos animais de companhia, a CMA sublinha a importância da vacinação – a vacina antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade – identificação eletrónica e registo.
Para usufruírem da campanha, os donos de cães deverão dirigir-se aos locais de vacinação e fornecer os seguintes dados, exclusivamente para efeitos de preenchimento da ficha de registo SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia (microchip): nome completo, morada, Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, Número de Identificação Fiscal (NIF) e contacto telefónico. A vacinação só poderá ser realizada em cães identificados eletronicamente – isto é, que tenham microchip.
A vacina antirrábica utilizada nesta campanha confere uma imunidade de três anos. No entanto, a licença na Junta de Freguesia mantém-se obrigatória e tem de ser renovada anualmente.
As taxas a aplicar pelos serviços oficiais de vacinação antirrábica e de identificação, anualmente definidas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, são as seguintes:

•Vacinação antirrábica (taxa única): 10,00€
• Registo do Microchip: 2,50€
• Boletim sanitário: 1,00€
Além desta campanha, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica podem ser efetuadas ao longo de todo o ano – inclusive durante o mês de agosto – no Gabinete Médico Veterinário, instalado na Divisão de Serviços Urbanos (Zona Industrial de Taboeira - Rua das Fontainhas), às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, mediante a cobrança das mesmas taxas.
Consulte abaixo as datas, os locais e os horários da campanha de vacinação antirrábica.
Calendarização da Campanha:
Glória
1 de agosto:
10h00 - Parque Estacionamento Mercado de Santiago (Glória)

Aradas
1 de agosto:
14h30 - Largo Acácio Rosa (perto da Junta de Freguesia)
29 de agosto
10h00 – Quinta do Picado (Largo da Capela)

Oliveirinha
5 de agosto:
10h00 – Largo da Capela (Quintãs)
11h00 – Largo da Capela (Costa do Valado)
13h00 – Largo da Feira (Oliveirinha)
14h30 – Largo da Fonte da Nossa Senhora da Guia (Granja)
15h30 – Largo frente Capela (Moita)

São Jacinto
6 agosto:
11h00 - Avenida Almirante Gago Coutinho (perto da Junta de Freguesia)

São Bernardo
8 de agosto
10h00 - Rua Cónego Maio, 133 (perto da Junta de Freguesia)

Santa Joana
9 de agosto:
10h00 - Av. D. Afonso V (perto da Junta de Freguesia)

Nossa Senhora de Fátima
19 de agosto:
10h30 - Rua da Igreja (Largo da Junta de Freguesia)

Nariz
19 de agosto:
12h00 – Largo da Junta de Freguesia (Largo de São Pedro)

Requeixo
19 de agosto:
15h00 - Rua do Sobral (perto do Centro Social)

Eirol
22 de agosto:
14h30 - Campo de Futebol de Eirol

Eixo
22 de agosto:
15h30 - Parque da Balsa
Azurva
22 de agosto:
16h30 - Rua Vitorino Nemésio (Azurva)

Cacia
26 de agosto:
10h30 – Av. Fernando Augusto Oliveira (perto da Junta de Freguesia)

Esgueira
27 agosto:
14h30 – Serviços Urbanos – Taboeira

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário