quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

360º - Das reformas antecipadas ao chumbo da avaliação, como OE e Tap pelo meio

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
As reformas antecipadas vão ser suspensas para evitar penalizaçõesO Governo vai suspender de novo os pedidos de reforma até aos 60 anos (e 40 de desconto), em março, enquanto, promete, desenha novas regras menos penalizadoras. 
As mudanças na Educação feitas pelo novo ministro mal tomou posse foram chumbadas pelo Conselho de Escolas. O parecer encomendado pelo próprio Ministério mostra, diz o DN, que, ao contrário do que dizia Tiago Brandão Rodrigues, os diretores de escolas não estão de acordo com o novo modelo de avaliação. Da OCDE vem a notícia de que há muitos alunos que terminam o 9º ano sem conhecimentos básicos de Leitura, Matemática ou Ciências.

Duas entrevistas importantes. A de Rui Rio ontem à noite, à RTP 1, a elogiar a estratégia de Costa no Governo, a quem apontou apenas um problema de velocidade, e a enviar alguns recados a Passos, a quem pede um PSD a "flectir um bocadinho mais à esquerda" (mas dando-lhe apoio no partido). E a de Durão Barroso, no DN de hoje (ainda sem link), virada para temas internacionais: "O mundo é mais perigoso se nenhuma superpotência faz valer a sua hegemonia", diz ele. (este é o nossoresumo)

As ligações, futuras e passadas, de Miguel Relvas ao banco Efisa levaram o PS a chamar o ex-ministro ao Parlamento. O ainda acionista que se pode tornar futuro banqueiro terá de explicar os 90 milhões que o Estado (no tempo do anterior executivo) terá injetado na empresa. Empresa que foi obrigadareagir, garantindo que Relvas não tem, nem terá, qualquer poder de decisão.

O processo de reversão parcial da privatização da TAP vai ser hoje o grande tema do Parlamento. O ministro Pedro Marques vai explicar as muitas dúvidas que se mantêm, sob pressão de Rui Moreira, que ontem admitiu apoiar um boicote do norte à companhia aérea. A reguladora também está a analisar o processo.

Em Espanha, Mariano Rajoy reúne-se hoje com Alberto Rivera do Ciudadanos e amanhã com Pedro Sánchez do PSOE em mais uma ronda de negociações sobre a formação de Governo. Quase dois meses depois das eleições (e com os prazos a esgotarem-se), o líder do PP e ainda presidente deixou já o aviso (via El País): não viabilizará qualquer governo de minoria.

Da Síria vem um relatório alarmante divulgado pelo The Guardian: desde que a guerra começou, em 2011, já morreu ou ficou ferida 11,5% da população.

Informação relevanteA discussão do Orçamento continua a lavar e durar.
Hoje no Eurogrupo debate-se o OE português e prevê-se que venham de lá pedidos de mais medidas de consolidação orçamental a Mário Centeno. Jeroen Dijsselbloem já avisou que o documento (e o que ele encerra, claro) lhe parece instável e, sobre a dívida portuguesa, o Commerzbank aconselhou os investidores a terem cautela. O ministro esteve no Parlamento a responder aos deputados e a discussão girou toda em torno da carga fiscal deste OE. Sobe ou desce? A direita e o Governo têm visões opostas, claro está, nesta guerra denúmeros que faz divergir até António Costa de outros socialistas. O primeiro-ministro esteve numa sessão pública onde voltou a afirmar que preferia a primeira versão do OE, mas que o mais importante é continuar na Europa. E Centeno deu mais um entrevista (agora ao Económico).

Do PCP veio, no meio de tudo isto, uma mensagem tranquilizadora para o Governo. O histórico Domingos Abrantes garante que no interior do partido "ninguém questiona" a decisão do acordo com o PS.

Já está completa a lista de (futuros) 20 conselheiros de Estadode Marcelo Rebelo de Sousa, conhecidas que foram as escolhas do novo Presidente. A maior novidade é a de António Guterres, numamesa onde se vão sentar 1.447 anos: há três conselheiros com mais de 90 anos; o mais novo tem 42.

Enquanto uns entram, outros saem e, na despedida, Cavaco Silva vai condecorar Vítor Gaspar e oito ex-governantes dos governos de Passos e Portas. Cavaco viu ainda o Parlamento confirmar a adoção por casais do mesmo sexo  e o fim das taxas do aborto, diplomas que tinha vetado e agora vai ter de promulgar.

A eutanásia continua também a marcar a atualidade. A reter: todos os partidos -- PSBloco de EsquerdaPSD e CDS falaram do tema e parecem de acordo de que este não é o momento para a discussão. BE incluído.

A guerra das operadoras de televisão em Portugal parece ter vindo para ficar. Depois do duelo pelos direitos televisivos dos clubes, a batalha trava-se agora no campo da distribuição. A partir de hoje, à meia-noite, a MEO vai suspender o acesso dos clientes da NOS ao Porto Canal (ligado ao FC Porto). A decisão terá sido tomada como represália por a NOS não lhe ceder o sinal da Benfica TV e da Sporting TV. E isto será apenas o princípio.

Nos EUA, as consequências dos resultados dos primeiros dois estados onde já se votou para as primárias começam a fazer a seleção natural dos candidatos. Daí as duas desistências do lado dos republicanosCarly Fiorina e Chris Christie.

Já do Vaticano surgiram duas notícias importantes. Uma, em sentido contrário às indicações do Papa Francisco, a da existência de um guia onde se escreve que os bispos não são obrigados a reportar abusos sexuais na Igreja. E outra, completamente diferente, a da decisão pessoal do Papa de enviar, neste início de Quaresma, sacerdotes pelo mundo para perdoarem vários pecados, entre eles o aborto.
 
Os nossos EspeciaisNa primeira entrevista a um jornal desde que saiu da prisão (só falara com a TVI), José Sócrates voltou a surpreender. Não só pela forma -- a escolha foi para a publicação holandesa NRC --, como, obviamente, pelo conteúdo. A Rita Tavares (bem-vinda ao Observador) foi ler, pediu ajuda na tradução, e descobriu declarações como estas: "Estou convencido de que queriam evitar que eu apresentasse a minha candidatura à Presidência"; "Foi tudo menos uma prisão VIP. Trancavam a porta da minha cela todas as noites. Tive momentos difíceis. Mas lembrava-me que o Partido Socialista tinha nascido numa cela". Sócrates termina dizendo que é ele quem decide "en niemand anders" (se quer saber o que isto quer dizer, o melhor é ler tudo).

Da epidemia do vírus zika já ouvimos os alertas da OMS, os conselhos dos médicos, as explicações dos cientistas. Faltava olhar para o outro lado, o das vítimas. O Milton Cappelletti descobriu em Pernambuco duas mães infectadas que tiveram bebés com microcefalia. Estas são as histórias de Daniele e Nadja, e de Jonatan e Alice Vitória, as suas lutas diárias, as suas esperanças futuras. "Quem sabe ele pode ir à escola para poder escrever", diz Daniele. Sim, é um texto emotivo. Não podia deixar de ser.

Hoje comemora-se o Dia Europeu do 112. Aquele número mágico, que nos pode salvar a vida, recebe, em Portugal, 25 mil chamadas por dia. Problema: 75% não se revelam emergências ou são falsas. Há quem apenas queira chamar a atenção da mulher, outros brincar com coisas sérias. A Sónia Simões foi em busca destas e de outras histórias de chamadas falsas para o 112, que nem sempre acabam bem. Lamentável, digo eu.

Crianças tiranas?! Sim, há. A Ana Cristina Marques foi ouvir o autor do livro "O Pequeno Ditador Cresceu" para perceber quais os sinais e ouvir conselhos sobre o que fazer se tem filhos problemáticos. Ei-los. Não são de desprezar.

Notícias surpreendentes
O feed do Twitter vai mudar. Os melhores tweets vão aparecerno topo da timeline. Não gosta? Precisa de tempo para se habituar? Tranquilo. Para já a funcionalidade é opcional.

Quando a cabeça tem de trabalhar, o corpo é que paga. Entre levantar, lavar a cara, tomar o pequeno almoço, ir trabalhar e todas as nossas rotinas diárias, isto é o que acontece com os nossos órgãos, segundo a AsapScience. Pronto, e agora que já sabe isto, está pronto para outros 30 factos do mundo que provavelmente não conhece. Ora confirme lá.

Quanta à estreia da semana nas salas de cinema, o Eurico de Barros sugere-lhe “Quarto”: o pequeno mundo de Joy e Jack, a história de uma mãe, raptada e violada, que foi encerrada num quarto com o filho. Tem ainda estas outras três alternativas ou, se prefere super-heróis, Deadpool.

Quanto a música, esta é a nossa seleção de concertos da semana, para que possa escolher a que mais gosta.

Para não perder nada do que se passa em Portugal e no Mundo, já sabe, siga-nos aqui. Esta tarde estaremos a acompanhar as explicações do ministro sobre o novo modelo de gestão da TAP, mas não deixaremos de lhe dar toda a restante atualidade. E como vamos ter em julho a visita daquele que é, provavelmente, o melhor guitarrista do mundo, Carlos Santana, deixo-o com o seu som inimitável para que tenha um dia bem informado, produtivo e feliz.   

Até amanhã!

(ontem esta newsletter chegou-lhe seguramente mais tarde que o habitual. Tratou-se de um problema técnico no servidor que faz a distribuição, ao qual fomos alheios. As minhas desculpas)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário