quarta-feira, 25 de maio de 2016

360º -- As explicações de Marcelo ao Observador, o acordo para a Grécia e as memórias de António Barreto

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia

Marcelo Rebelo de Sousa não acredita que o Governo caia nas autárquicas... nem depoisOs esclarecimentos foram dados pelo próprio Presidente ao Observador depois de uma frase enigmática de ontem à tarde em que parecia dar um prazo de validade ao governo de António Costa. Marcelo disse que não daria qualquer passo que causasse instabilidade política até às eleições de outubro do próximo ano, mas que depois se veria. As suas declarações lavaram a várias leituras. Mas já de madrugada, em conversa com o Vítor Matos, explicou-se e foi taxativo: "A maioria está estável!"
Acordo total entre a Grécia e o Eurogrupo. Após 9 meses de duelo político com a UE, e de uma reunião de 11 horas que acabou também madrugada dentro, houve fumo branco. Atenas vai receber mais 10,3 mil milhões com o fecho da primeira revisão do terceiro resgate e consegue até o alívio da sua dívida pública.
A solução grega alivia também o Orçamento português. Governo poupa os 106 milhões previstos para ajuda à Grécia, uma provisão acordada em 2012 entre os países do euro que também foi revista no acordo noturno do Eurogrupo. O artigo do OE gerou aliás, recorde-se, grande polémica e dúvidas no Parlamento, acabando por ser aprovado graças à abstenção do PSD (Bloco e PCP votaram contra).

Antes do acordo com a Grécia, Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, falou de Portugal. E deixou um aviso: a aplicação de sanções por défice excessivo é uma “possibilidade séria devido à situação atual do país”. Mário Centeno garante que não há razão para preocupações. Mas Vera Jardim já disse que "se isto [o isto é a economia do país] continuar assim, é mau".

Para escapar às regras de Bruxelas, a Caixa Geral de Depósitos tem de ter lucros. Só assim pode receber uma injeção de capitais públicos sem furar as regras comunitárias. O plano de negócios vai ser apresentado esta quarta-feira.

O ministro da Defesa decidiu comprar 12 drones para o exército. Vão custar seis milhões de euros.

Em França, as greves contra a nova lei laboral sucedem-se. Hoje param centrais nucleares e refinarias. As autoridades admitem uso da força.

Nas primárias republicanas nos EUA, Trump voltou a vencer no estado Washington, ficando cada vez mais perto dos 1.237 delegados que necessita para a nomeação. Nos democratas, Bernie Sanders pediu recontagem dos votos no Kentucky, depois de os resultados não oficiais darem Hillary como vencedora.

No Afeganistão, os talibãs anunciaram o seu novo líder, Haibatullah Akhundzada. É o sucessor de Ajtar Mansur, morto durante um ataque norte-americano com recurso a um drone.


Informação relevante

O governo divulgou o estudo com que justifica a redução ou fim de contratos de associação com alguns colégios privados. Da lista de 39 onde o Estado deixará de financiar a abertura de novas turmas, são apresentados 11 exemplos, todos no centro e no norte, com ajuda do Google Maps. O CDS pede pareceres às autarquias.

As autárquicas já estão no horizonte. Santana Lopes, o provedor da Santa Casa de Lisboa, voltou a dizer que não descarta uma candidatura à Câmara de Lisboa. Medina, o atual presidente,acelerou as obras na Segunda Circular e expropriou dois prédiosna Mouraria para construir uma mesquita no local, numa decisão que está a ser muito contestada.

Foi uma espécie de ultimato aos estivadores. A ministra Ana Paula Vitorino disse que a greve no Porto de Lisboa está a causar um prejuízo diário de 100 mil euros e a nova administração tem mandato para retomar a sua viabilidade com o que estiver ao seu alcance. Despedimento coletivo incluído. E é aqui que começam os problemas entre o governo e os partidos que o apoiam. O Bloco quer ouvir o ministro do trabalho sobre este despedimento e Catarina Martins disse mesmo que "o Governo tem de intervir".

A lista dos 19 tribunais encerrados que vão reabrir passou para 20. Ao longo dia foram sendo feitasretificações: em vez da Golegã será Castelo de Vide e acrescentou-se Sines. Os custos serão de meio milhão de euros e os tribunais reabertos terão um funcionário permanente. A ministra, Francisca Van Dunem, admitiu também que o Campus da Justiça pode mudar de local.

Mais uma mudança em institutos do Estado. A direção do Instituto de Segurança Social (ISS), nomeada em julho do ano passado pelo anterior Governo, foi afastada do cargo por decisão do ministro do Trabalho e da Segurança Social. Em dezembro, o mesmo ministro afastara a direção do Instituto do Emprego e Formação Profissional. O PSD diz que o governo que encher a administração pública de boys.

Mourinho está prestes a assinar pelo Manchester United. A viver em Lisboa, um histórico do clube, Éric Cantona, diz que adora o treinador português mas não o quer ver no Man. United. Razão: "Ele vence, mas joga mal". Não vai ter sorte: os jornais ingleses dizem que o acordo, temporal e salarial, está feito e que até já haverá um grande reforço: Zlatan Ibrahimovic.

Michel Temer, o presidente interino do Brasil, demitiu o seu ministro do Planeamento, Romero JucáJucá foi apanhado numa escuta a planear o impeachment de Dilma Roussef para evitar uma "sangria" no caso Lava Jato que atingiria o seu partido.

Sobre o avião da EgyptAir que se despenhou no Mediterrâneo as dúvidas (e as contradições) continuam. Ontem de manhã um responsável egípcio da investigação começou por dizer que que os restos mortais encontrados no local apontavam para que tivesse havido umaexplosão a bordo. Mais tarde, o chefe forense negou tal hipótese.


Os nossos Especiais
As memórias de António Barreto. Das tensões com Soares, enquanto seu ministro da Agricultura, até se tornar um intelectual da política, a vida do sociólogo em três excertos do novo livro da historiadora Maria de Fátima Bonifácio, que o Observador pré-publica em exclusivo.

Inventaram um filho para receber abono. Horácio e Paula foram acusados de burla tributária e falsificação de documento por terem simulado a existência de um filho para receberem apoios sociais. A mentira durou mais de cinco anos. E foi fácil, como conta a Sónia Simões.
 
Notícias surpreendentes
A China quer tornar-se uma potência global na ciência. O país asiático não tem parado de investir em projetos de investigação científica, alguns verdadeiramente megalómanos.Estes são cinco deles.

E se o novo Bond não for James, mas sim Jane. Muito se especula sobre o próximo 007: com Daniel Craig de saída após dez anos e 4 filmes, surgem nomes como Idris Elba, Tom Hiddleston e Damien Lewis. Mas o mais famoso agente secreto tanto pode ser pela primeira vez um ator negro, como... uma mulher. E que tal Gillian Anderson, a 'Scully' de Ficheiros Secretos? Resta saber se haverá Bond boy.

Não é especulação, é puro spoiler. O Miguel Santos viu o último episódio da série Guerra dos Tronos em que se desvendam grandes segredos. Se não quer saber, não pode ler.
A Anita, lembra-se dos livros dela? Pois fazem 50 anos em Portugal. E a protagonista, que agora se chama Martine (pois é...), vai comemorar com uma festa no Dia da Criança.

Nos anos 30, as 'mulheres girafa' eram atrações dos circos inglesesEstas fotos mostram a passagem por Londres de uma das tribos mais enigmáticas do sudeste asiático.

Sem enigmas, a atualizar toda a informação ao minuto, temObservador à distância de um clique. Disponha. 

Desejo-lhe um dia feliz e produtivo seguido de um bom feriado. Até sexta!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário