quinta-feira, 5 de maio de 2016

360º - O país onde é mais fácil encontrar açúcar do que ouro e o país que quer mais bebés

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, que em tempos prometeu pôr as pernas dos banqueiros alemães a tremer, deu ontem à noite uma entrevista à RTP3 onde afirmou que "a dívida tem que ser negociada", mas avisou: "Sempre no quadro europeu".

Hoje de manhã, numa entrevista que dá à Antena 1 e que será transmitida às 10h, João Salgueiro avisa que "pode haver mais três bancos na linha para serem resgatados". Sobre a União Europeia, é definitivo: "A União Bancária é um aborto! É um escândalo! É um desastre!".

Cristiano Ronaldo vai novamente jogar uma final da Liga dos Campeões. O Real Madrid venceu o Manchester City por 2-1 e agora vai enfrentar o Atlético. Como escreve o Diogo Pombo na crónica do jogo, é tudo uma questão de ambição: "O Real Madrid é o clube que dá alcunhas aos canecos da Liga dos Campeões e os apelida consoante a ordem pela qual são caçados. À Nona que Luís Figo ganhou com Zidane seguiu-se também a Décima que Ronaldo conquistou em Lisboa. Agora jogarão pela Undécima, em Milão. Está a ver a diferença, Manchester City?"

Informação relevanteOs portugueses querem ter mais bebés - os partidos ajudam? A resposta à pergunta está num Especial do Miguel Santos que parte de um pacote de 25 medidas de incentivo à natalidade que o CDS vai apresentar hoje. Não há nenhum partido que não reconheça que existe um problema, por isso odebate na Assembleia da República vai, seguramente, ter muitos caminhos por onde escolher.

A Venezuela, onde vivem cerca de 200 mil portugueses, está num processo de degradação acelerada e aproxima-se um referendo para a destituição de Nicolás Maduro. A Elsa Araújo Rodrigues recolheu quatro testemunhos dramáticos sobre a vida impossível num país onde é mais difícil encontrar açúcar do que ouro: não há comida, não há luz, não há água e não há remédios.

Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado do Tesouro e Finanças, foi ouvido ontem na comissão de inquérito ao Banif e atirou em todas as direções - menos na do atual governo. A Margarida Peixoto assistiu a tudo e resumiu o que ouviu numa frase: a anterior ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, sabia mais do que disse; o Banco de Portugal não fez o que seria de esperar; Bruxelas dificultou toda e qualquer solução; e a gestão do Banif não estava coordenada.

Ao longo do dia de ontem, José Rodrigues dos Santos foi atacado por várias figuras do PS, que criticaram a forma como o jornalista explicou a evolução da dívida pública no Telejornal da RTP. O ex-secretário de Estado José Magalhães, por exemplo, falou em "vigarice extrema". Rodrigues dos Santos ouviu, mas não se calou. Em declarações ao Observador, lamentou o "recurso a insultos" e perguntou: "Os jornalistas só podem dizer verdades que agradem ao poder político?".

O Governo de António Costa já nomeou 273 dirigentes da Administração Pública sem recorrer a concursos públicosA maioria - 134 - são na Segurança Social. Trata-se, segundo o Público, que avançou com a notícia, de nomeações em regime de substituição.

O Banco Central Europeu confirmou ontem que as notas de 500 euros vão acabar em 2018. Tudo para evitar que sejam usadas em atividades ilícitas. Não são as primeiras notas a desaparecer - aproveite para confirmar se ainda se lembra das notas portuguesas antigas (sim, as de escudos, com João de Barros ou o Infante D. Henrique).

João Rendeiro e Salvador Fezas Vital vão recorrer para o Tribunal Constitucional da decisão da Relação que confirmou o pagamento de uma coima na sequência de um processo interposto pela CMVM.

Numa conferência de imprensa em Maputo, Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, falaram das duas situações mais complicadas do paísa descoberta de uma dívida oculta que levou à suspensão do apoio internacional e a situação de violência. Da parte de Marcelo, tudo se pode resumir numa frase: "Os amigos são para as ocasiões". Aliás, o dia de ontem transbordou de afectos, como se pode ler nareportagem da Rita Tavares sobre a forma como foi recebido o "filho devotado" de Moçambique.

Só restava Ted Kasich - e agora não resta ninguém.Depois da desistência do governador do Ohio, Donald Trump está finalmente só nas primárias republicanas e será, salvo algum acontecimento dramático, o candidato do partido às eleições presidenciais. O New York Times escreve que não vai ser fácil conseguir unir todos os republicanos atrás dele.

Se uma Uber incomoda muita gente, como será a partir de 11 de maio, quando chegar a Portugal uma concorrente direta, a Cabify? A aplicação foi criada em Espanha e já funciona em vários países, do México ao Brasil.

Os nossos Especiais

O livro é sobre um tema polémico - a corrupção na Santa Sé - e pode levar o seu autor à cadeia. Emilio Fittipaldi escreveu Avareza, agora editado em Portugal, e falou ao Observador: "O Papa ficou zangado com a publicação do livro, queria esconder a roupa suja, preferia que ficasse tudo dentro dos muros do Vaticano". Descreve: "Sou acusado de ter divulgado ilegalmente informação reservada que põe em perigo os interesses da Santa Sé".

No filme "Viver à Margem", que estreia esta semana em Portugal, Richard Gere faz de sem-abrigo. Algumas filmagens foram realizadas nas ruas de Nova Iorque, com uma câmara escondida, e ninguém reconheceu o ator. Há alguns meses, o ator português Tiago Aldeia repetiu a experiência para o Observador nas ruas de Lisboa. Será que alguém ia perceber quem ele era? O vídeo pode ser visto aqui.

Notícias surpreendentes

Quando morreu, José Fonseca e Costa deixou um último filme por acabar: "Axilas" teve de ser terminado pelo montador Paulo Milhomens. A fita, baseada num conto do brasileiro Rubem Fonseca, envolve uma fixação erótica por axilas e estreia hoje nos cinemas. Eurico de Barros já ouviu e deu-lhe três estrelas.
Há mais filmes para ver: um documentário sobre Janis Joplin ("Janis: Little Girl Blue") e uma comédia dramática com Tom Hanks ("Negócio das Arábias").

O crítico do Observador Carlos Maria Bobone leu "A mais incerta das certezas - itinerário poético de Fernando Pessoa", de Pierre Hourcade, e descreve o livro como sendo um tesouro histórico: é "a grande obra do primeiro tradutor francês de Pessoa".

É uma marca 100% portuguesa. São sabonetes originais,feitos com produtos naturais, que querem ajudar a combater as rugas, a celulite e a pele desidratada. Além disso, têm um picante: mostram frases provocadoras como "safada", "usa-me" ou "love you". A marca chama-se Soap Porn.

Abriu um novo restaurante na rua do Campo Alegre, no Porto. Alibi é café, bar e petisqueira e a Sara Otto Coelho foi conhecê-lo melhor. Tem uma esplanada irresistível.

Hoje não estará um dia perfeito para esplanadas, mas pode sempre passar por aqui. No Observador, vamos estar sempre a atualizar as notícias que lhe interessam.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário