quinta-feira, 5 de maio de 2016

Exposição Retrospetiva de Jaime Borges inaugurada no sábado

Obras de cerâmica, pintura, desenho e escultura compõem a retrospetiva do artista aveirense Jaime Borges, que vai ser inaugurada no sábado, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

Jaime Borges nasceu em 1939 e desde cedo evidenciou interesse pelo mundo das artes.
Pintor e escultor de referência, foi também professor, ator em diversos filmes de Vasco Branco e editou poesia. É um dos fundadores do CETA – Circulo Experimental de Teatro de Aveiro.

Fundou, em 1971, o AVEIRO ARTE – Círculo Experimental da Artes Plásticas de Aveiro. Abriu a primeira galeria de arte da região em 1959, a Galeria Borges, onde expôs obras de artistas russos e portugueses, bem como arte antiga dos séculos XV a XIX. Organizou, em 1966, a primeira exposição de cerâmicas de Pablo Picasso em Portugal.

Em paralelo com a sua atividade de galerista, Jaime Borges fundou, em 1967, com Jorge Corte Real, a primeira cerâmica de grés artesanal, a Olaria Nova de Aveiro (Olave), onde o pintor e escultor Júlio Resende executou os seis painéis do Palácio de Justiça de Lisboa. Em 1970 fundou ainda a Gresval – Vale do Grou, em Águeda, fábrica de cerâmica onde exerceu o cargo de diretor artístico e criou uma coleção de azulejos em grés de alta temperatura.

Jaime Borges tem obras plásticas, pintura e cerâmica no Museu de Aveiro, na Casa-Museu João Soares, em Cortes, Leiria, e em várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro. Exerceu vários cargos públicos, entre os quais Vereador da Cultura na Câmara
Municipal de Aveiro e presidente do conselho de gerência do Teatro Aveirense.


A exposição “Jaime Borges – Retrospetiva” pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal até ao dia 31 de maio.

Gabinete de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário