quinta-feira, 5 de maio de 2016

Hora de Fecho: Constâncio tem de explicar Banif? Ai tem, tem

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FACT CHECK 
O vice-presidente do BCE recusou ir ao parlamento português, dizendo que isso violaria as regras de funcionamento da União Europeia. A justificação faz sentido?
TRANSPORTES 
Presidente da ANTRAL diz que está preocupado com a entrada da Cabify em Lisboa e diz que, se o Governo não agir, avança para a Justiça. Uber diz que entrada da concorrente é positiva para o mercado.
BANCA 
Depois ter dito que existiam mais três bancos na linha de resgate, o ex-ministro das Finanças fez questão de esclarecer: “Os três casos são diferentes, não são todos um resgate".
NOVO BANCO 
O Bloco de Esquerda exigiu ao Governo, ao Banco de Portugal e ao Fundo de Resolução que se pronunciem sobre o alegado assédio moral de trabalhadores no Novo Banco.
BLOCO DE ESQUERDA 
A porta-voz bloquista assegura que a moção que leva à convenção não é para criar nenhum problema à maioria parlamentar nem sequer uma resposta ao PS, mas sim o contributo dos bloquistas para o país.
ORÇAMENTO 2015 
Taxa de 10 cêntimos sobre os sacos de plástico só rendeu aos cofres do Estado um milhão de euros no ano passado, Governo esperava receber 34 milhões de euros, calcula o Conselho das Finanças Públicas
ANTÓNIO COSTA 
O primeiro-ministro afastou o acordo com o PSD, invocando o acordo político assumido com o Bloco de Esquerda e o PCP. António Costa entregou formalmente a sua moção de estratégia ao congresso do PS.
LEI ELEITORAL 
O PSD quer mudar a lei eleitoral para reduzir o número de deputados e instaurar o sistema de voto preferencial. Número ainda não está fechado. E alteração à lei obriga a entendimento entre PS e PSD.
ESCAPADINHAS 
Já se pode passear ao longo do rio Paiva. Os passadiços reabriram em fevereiro para passeios ao longo de 9 km de madeira. A mil metros de altitude, junto à praia ou passando pelas pedras parideiras.
BELEZA E BEM ESTAR 
Gesticular em demasia, não olhar nos olhos ou interromper continuamente a conversa. Estes são alguns dos erros apontados por Carla Rocha, a locutora que assina o livro "Fale Menos Comunique Mais".
CULTURA 
Entre o regresso do World Press Photo, do FIMFA e da Máscara Ibérica, um festival de cerveja, teatro culinário e o início da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, há muito para aproveitar.
Opinião

José Manuel Fernandes
Em Portugal a direita não é liberal? De acordo. Mas a esquerda também não. Um bom exemplo disso é a forma como o nosso sistema de Educação despreza as preferências das famílias e protege os sindicatos

Paulo Tunhas
Que dizem os filósofos sobre a natureza da nossa reacção emocional à música? Será que a música, por si própria, pode exprimir emoções? Bem vistas as coisas, a música não é muito diferente do dia-a-dia

Mário Pinto
É muito difícil compreender que a discussão pública sobre a liberdade de ensino e de escola dos cidadãos omita, salvo raras intervenções, a referência ao direito que rege na matéria: o da Constituição

João Pires da Cruz
Reclamar que a banca seja nacionalizada é um disparate como poucos. A banca serve para servir o país, não para servir o Estado. A não ser que achemos que quem manda no Estado é nosso dono.

Rui Ramos
O PCP e o BE aprovaram o seu primeiro PEC. Para Bruxelas, não chega. Virão aí outros PEC, numa escalada semelhante à de 2010-2011? Seria o socratismo sem Sócrates, mas com Jerónimo e Catarina.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário