sábado, 30 de julho de 2016

TURQUIA DETEVE 17 JORNALISTAS ACUSADOS DE PERTENCEREM A “GRUPO DE TERROR”


 
A praça de Sultanahmet, no centro histórico de Istambul, na Turquia
A praça de Sultanahmet, no centro histórico de Istambul, na Turquia
A Turquia deteve este sábado 17 jornalistas acusados de pertencerem a um “grupo de terror” e o Presidente turco disse aos responsáveis europeus para “se meterem na sua vida”, referindo-se à repressão que se sucedeu ao golpe falhado.
Dezassete jornalistas continuam sob custódia de um tribunal de Istambul, acusados de terem ligações a Fethullah Gulen, oposicionista tido com responsável pelo golpe de Estado de 15 de julho, uma acusação que nega.
Na sexta-feira, 21 jornalistas foram a julgamento e estiveram em audições que duraram até à meia-noite, sendo que, destes, quatro foram libertados, mas 17 foram colocados em detenção pré-julgamento, acusados de “pertencerem a um grupo de terror“, segundo avançou a Anadolu, a agência de notícias estatal.
Entre os detidos estão o jornalista veterano Nazli Ilicak e também Busra Erdal, o antigo correspondente de uma publicação pró-Gullen.
A Turquia deteve mais de 18 mil pessoas durante a tentativa de golpe de Estado atribuída a Gullen, exilado nos Estados Unidos. Desde então, assistiu-se no país a uma onda de repressão que levou Bruxelas a pôr em causa a adesão de Ancara à União Europeia.
No entanto, duas semanas depois do golpe de Estado de 15 de julho, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que estava a levantar vários processos judiciais contra pessoas que estavam acusadas de o insultar.
Centenas de detidos desde o golpe estão agora a ser libertados: o tribunal de Istambul já libertou 758 soldados na noite de sexta-feira e outros 3.500 suspeitos foram também soltos.
No entanto, com a preocupação crescente quanto a estes números, o comissário europeu para o Alargamento da UE, Joanned Hahn, afirmou que precisa de ver “factos preto no branco sobre como estas pessoas são tratadas”.
“E, se houver a mais pequena dúvida em relação a um tratamento impróprio, então as consequências serão inevitáveis”, disse Hahn ao diário alemão Sueddeutsche Zeitung.
Num discurso no seu palácio presidencial ao final do dia de sexta-feira, em que recordou os que morreram durante o golpe falhado, Erdogan denunciou as críticas e acusou o Ocidente de desertar a Turquia quando o país mais precisa.
“Algumas pessoas dão-nos conselhos. Dizem que estão preocupados. Metam-se na vossa vida, olhem para os vossos próprios atos”, afirmou Recep Tayyip Erdogan.
/Lusa
Comentário: os ditadores também têm a sua democracia e liberdade de expressão, mas, eles podem desfrutar dessas mais valias. Os jornalistas incomodam assim tanto? Quando os jornalistas incomodam os ditos democratas, estamos perante mascaras de conveniência.
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário