f2
XV Festifolca - Festival de Folclore da Carapinheira - constituiu uma autêntica “homenagem cultural” e uma ‘festa etnográfica’. Organizado pelo Rancho Folclórico da Carapinheira (RFC), quando comemora o seu 42.º aniversário, o evento, “de elevação cultural”, aproveitado para uma justa e merecida homenagem a Vítor Travassos, com a entrega da “Medalha de Mérito Cultural”, atribuída pelo Município de Montemor-o-Velho, juntou quatro reconhecidos grupos etnográficos que apresentaram a mais genuína cultura popular das terras de origem.
Neste Festifolca, realizado no dia 17 de agosto e que reuniu centenas de entusiastas da etnografia, no Parque Nossa Senhora das Dores, participaram, além do grupo anfitrião, os folclóricos de Olaia (Torres Novas), de Moure de Madalena (Viseu) e Rosas do Liz (Carreira), formações que se dedicam à preservação e divulgação da cultura popular, nomeadamente o folclore e a etnografia.
Nesta iniciativa, de homenagem ao “Homem e à Cultura”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado pela vereadora Paula Rama, pelo chefe de gabinete, Décio Matias, e pelo presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, entregou a Medalha de Mérito Cultural do Município ao homenageado, sublinhando que “(…) estamos aqui, em público, na Carapinheira, para cumprir uma proposta minha, aprovada por unanimidade por todo o executivo: homenagear e reconhecer o valor e o mérito do Vítor Travassos por dedicar horas e horas, dias e dias da sua vida ao Rancho Folclórico da Carapinheira, à cultura e ao nosso povo”.
Com alguma emoção, Vítor Travassos dedicou a medalha aos entusiastas da cultura popular e a todos os carapinheirenses, referindo que “os 44 anos de associativismo iniciaram-se em 1972, com a criação do Grupo Cénico da Carapinheira, movimento associativo que, em 1974, deu origem ao Rancho Folclórico da Carapinheira”. Afirmou ainda que “este gosto pelo associativismo deve-se ao meu pai, que me pôs “este bichinho”, à minha mãe, à minha mulher e aos meus filhos que sempre “aturaram” este meu vício, e à Carapinheira”. O homenageado não recebeu o galardão no Dia do Município por se encontrar ausente do país, em serviço profissional.
Vitor Travassos é professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com licenciatura em Ciências da Educação, estando ao serviço do Sindicato dos Professores da Zona Centro desde 1993. Além da sua actividade profissional, é um dinamizador e entusiasta da vida social, cultural e desportiva da Carapinheira, salientando-se a sua participação no Grupo Cénico, Rancho Folclórico, LACAM, Clube Desportivo Carapinheirense e membro integrante de comissões de festas (Santa Susana, Santo António, São Tomé, N. S. Dores), membro da Comissão Fabriqueira da Paróquia e colaborador da Câmara Municipal, no campo etnográfico. Nesta área cultural, em 2015, concluiu uma pós-graduação em Património Cultural Tradicional e Popular Português, na Escola Superior de Educação de Torres Novas. A nível cívico, foi membro e presidente da Assembleia de Freguesia e membro e secretário da Assembleia Municipal.
       Aldo Aveiro