quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BE acertou com Governo divulgação da proposta para tributar imóveis

Resultado de imagem para BE acertou com Governo divulgação da proposta para tributar imóveisO líder parlamentar do BE diz que a "estratégia mediática" foi aceite pelas duas partes. O Orçamento está a ser negociado com "muitos planos B e C, alternativas às medidas em cima da mesa".
Pedro Filipe Soares explica o processo que levou Mariana Mortágua ao microfone para anunciar a tributação de imóveis acima de 500 mil euros: "Fizemo-lo com o conhecimento do Governo e por isso enquadrada numa estratégia mediática aceite pelas duas partes que estiveram à mesa tanto na elaboração da proposta, quer sobre a forma como tornar pública esta proposta".
Em entrevista à TSF, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda defende o processo: "Um debate feito a tempo, antes do debate orçamental, com o envolvimento do PS" e tratado "com toda a seriedade e com respeito das relações".
O Bloco está pela segunda vez a negociar um Orçamento do Estado. Agora sabe "muito melhor" como o processo é feito e reconhece o peso da vertente negocial não só entre partidos e Governo, mas também entre o Executivo e a "conjuntura internacional", personificada na Comissão Europeia.
Com a negociação fortemente centrada no Parlamento, Pedro Filipe Soares diz que o debate "mais exigente", ainda está em curso, "com muita troca de opiniões, com a apresentação de muitos planos B e C, alternativas às medidas que estão em cima da mesa", mas sempre com o objetivo da reposição de rendimentos, "porque é para isso que esta maioria parlamentar foi criada e é para isso que deve servir", diz o dirigente bloquista.
Resultado de imagem para BE acertou com Governo divulgação da proposta para tributar imóveisPedro Filipe Soares admite a divergência com o PS sobre a posição a assumir nas instâncias europeias. Diz que o BE defende uma posição "mais proativa", enquanto os socialistas acreditam que é preciso criar "uma onda de transformação à escala europeia".
Já os bloquistas querem ser "dinamizadores de mudança à escala europeia" e insistem, por exemplo, na necessidade de reestruturar a dívida ou mudar a forma de atuação do Banco Central Europeu (BCE). Ainda assim, Pedro Filipe Soares ainda manifesta expectativa de que seja possível ultrapassar essa divergência "num período mais próximo".
Questionado sobre se o acordo é para manter até ao fim da legislatura, o líder parlamentar do BE cita António Costa: "Cada dia é um dia". Para acrescentar: "Nenhum de nós fez o acordo a pensar quando o vai romper. Mas nenhum de nós poderá ser forçado a manter o acordo se não se sentir bem com ele. Ninguém está, do lado da maioria parlamentar, a pensar como é que isto vai acabar mal, é o contrário: é o que é que nós podemos fazer melhor do que nós esperávamos inicialmente", diz Pedro Filipe Soares.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário