Tiago Silva e João Veríssimo são dois dos 35 nomes que compõem o quadro de atletas do Clube Náutico da Praia de Mira, atualmente. Mas, o que os transformou a pouco tempo, nos nomes mais sonantes de Mira na área do desporto, por estes dias?
É que estes jovens atletas, deste que é mais um daqueles pequenos grandes clubes da região, o Clube Náutico, conseguiram a proeza de terem os dois melhores tempos a nível nacional, entre todos os que participaram de norte a sul em testes que serviram para a escolha de cerca de 20 atletas que participaram num estágio de 24 a 29 de Outubro!
Jornal Mira Online conversou com Francisco Veríssimo para que ele desse conta a todos do sentimento que reina no clube e entre os atletas em causa.
Obviamente muito orgulhoso, Francisco Veríssimo disse que os rapazes "tiveram uma experiência única, onde puderam aprender e dar-se a conhecer ao selecionador inglês que, com seu staff, esteve a analisar a todos naqueles dias...". Mais ainda, o dirigente - algo divertido, como é sua forma de estar na vida - afirmou que todos "passaram alguns sofrimentos devido a carga de treinos técnicos e físicos que tiveram de superar. Não foi fácil para eles!".
Não é todos os dias em que uma chamada de um selecionador nacional acontece. Desta forma, foi com naturalidade que colegas e dirigentes do Clube Náutico encontraram "um Tiago e um João muito satisfeitos por terem participado no estágio realizado em Avis, e ainda mais motivados para a continuidade da carreira que vão construindo pouco a pouco". Mas, também é correto afirmar que eles sabem bem que as responsabilidades acabam por aumentar a partir de agora... as expectativas estão mais altas - e as cobranças, também!
Agora, resta-lhes trabalhar muito e duro. Ao clube, diz Francisco Veríssimo, "cabe proporcionar-lhes condições para que possam desenvolver o Plano de Treinos que lhes foi entregue, na perspectiva de serem serem chamados novamente, em outros estágios como este!"
atletas-24-29-avis
Resta ao Tiago e ao João, manterem a mesma entrega, a mesma humildade de querer aprender mais e mais e a mesma busca de superarem-se a cada dia. É deste espíritoque se fazem os campeões. E, aos colegas, fica a mensagem de olharem para eles não como ídolos, mas como exemplos de que todos são capazes de alcançar o êxito.
Desta juventude, quem sabe, nascerão mais campeões nas região. Dos muitos que já apareceram, certamente muitos mais virão. E, exemplos como os de Tiago Silva e João Veríssimo são importantes para lembrar a todos - autoridades locais, incluídas - para o papel sempre preponderante do desporto na formação humanística. É que, no desporto, eles e elas estão ocupados com o que realmente deve interessar!
Mira Online